A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um problema de saúde pública que você pode evitar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um problema de saúde pública que você pode evitar."— Transcrição da apresentação:

1 Um problema de saúde pública que você pode evitar.
HEPATITE Um problema de saúde pública que você pode evitar.

2 O que é HEPATITE ? É uma doença caracterizada pela inflamação (hepatite) do fígado, geralmente, causada por vírus e, às vezes, por agentes tóxicos.

3 Sintomas e sinais da hepatite
A pele e os olhos ficam amarelados (Icterícia); As fezes tornam-se esbranquiçadas e a urina escura (marrom escuro); Febre (às vezes); Dores na barriga; Mal-estar; Falta de apetite; Diante desses sintomas procure o posto médico mais próximo !

4 Como é transmitida a Hepatite
Transfusão de sangue,soro e plasma contaminados com o vírus; Aplicação de injeções com seringas ou agulhas contaminadas; Relação sexual (sem uso de preservativo)com a pessoa infectada,seja com a doença aparente ou não; Uso de objetos contaminados pelas fezes, urina ou sangue de pessoa infectada (com a doença aparente ou não);

5 Alimentos crus, mal lavados ou mal cozidos que estejam contaminados;
Água ou leite contaminados; Contato direto com esgoto ou lixo Contato indireto através do consumo de alimentos ou uso de objetos contaminados por ratos,moscas,baratas e outros insetos; A falta de saneamento básico,de higiene e de controle na qualidade dos serviços de saúde e a promiscuidade sexual aumentam o risco de transmissão da hepatite.

6 Como evitar a Hepatite Exigir controle de qualidade rigoroso do sangue, em casos de transfusão sanguínea, e de produtos derivados do sangue; Usar e exigir uso de seringas e agulhas descartáveis; Usar preservativos nas relações sexuais; Não entrar em contato direto com fezes,urina,vomito e sangue do paciente (usar luvas para despejar esses dejetos,lavar recipientes ou roupas com resíduos desses produtos);

7 Exigir segurança total (do paciente, e do profissional de saúde principalmente) em qualquer atividade hospitalar ou ambulatorial; Beber somente água filtrada ou fervida; Lavar alimentos em água corrente e tratada; Vacinar quando houver indicação.

8 Tipos mais comuns da Hepatite
HEPATITE A – chamada de infecciosa,é transmitida, basicamente pela via FECAL-ORAL,através de água e alimentos contaminados (principalmente frutos do mar),sêmen,lágrimas e fezes.Seu período de incubação varia em torno de 15 a 50 dias.

9 Fígado com Hepatite A (microscopia óptica)

10 microscopia eletrônica das partículas do vírus da hepatite A, isoladas em fezes humanas

11 HEPATITE B – Transmitida principalmente através do sangue e esperma, e pela saliva.Usualmente tem uma evolução lenta e prolongada (de 40 a 180 dias),alguns portadores do vírus B (VHB),no entanto, desenvolvem hepatite crônica, que pode evoluir para cirrose ou câncer de fígado. Embora o vírus VHB e AIDS tenham as mesmas formas de transmissão,o VHB é 100 vezes mais contagioso que o vírus da AIDS (HIV).

12 Fígado com Hepatite B (microscopia óptica – 100x)

13 microscopia eletrônica das partículas Dane do vírus da hepatite B, isoladas no plasma

14 HEPATITE C – Ocorre com maior freqüência em transfusões de sangue contaminado e pode evoluir para uma cirrose.Suas formas de transmissão são iguais as da Hepatite B (sangue,saliva ou sêmen) e seu período de incubação varia de 30 a 80 dias.O tratamento é feito através de drogas que melhoram o sistema imunológico,mas o medicamento tem fortes efeitos colaterais e nem todos os pacientes respondem positivamente ao tratamento.

15 microscopia eletrônica das partículas do vírus da hepatite C, isoladas em plasma humano

16 HEPATITE D - A doença causada pelo vírus da hepatite D (HDV = agente delta) vem acompanhada da co-infecção com o vírus da hepatite B. Quando o vírus B é eliminado, o D também desaparece. Entretanto, se a infecção com HBV progride para o estagio crônico, a infecção com HDV também progride para super-infecção, freqüentemente acompanhada de lesão hepática grave. Os modos de transmissão são semelhantes aos da hepatite B. O período de Incubação não está definido para seres humanos. Quanto à sintomatologia clínica, é semelhante à observada na infecção pelo vírus da hepatite A.

17 microscopia eletrônica das partículas do vírus da hepatite D, isoladas em plasma humano.

18 Fontes bibliográficas


Carregar ppt "Um problema de saúde pública que você pode evitar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google