A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HERPES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HERPES."— Transcrição da apresentação:

1 HERPES

2 O Herpes é um vírus responsável por uma enorme variedade de infecções tanto na pele como nas mucosas, assim como noutros órgãos. Está provado que este vírus é o causador da infecção em cerca de 80% da população mundial na idade adulta. A forma mais visível e mais frequente desta afecção é o Herpes Labial. No entanto, este vírus afecta também os órgãos genitais, dando origem ao chamado Herpes Genital.

3 HERPES ZÓSTER Quando o organismo se encontra mais debilitado o herpes simples pode originar em herpes zóster (ou também designado zona) que é uma infecção que produz erupções cutâneas muito dolorosas, constituídas por bolhas cujo conteúdo é líquido. O herpes zóster é causado pelo mesmo vírus da varicela. A infecção inicial pelo vírus varicela termina com a penetração dos vírus nos gânglios, nos nervos sensitivos ou cranianos, permanecendo ali em estado activo. O vírus do herpes zóster pode não voltar a produzir sintomas ou então só manifestar-se muitos anos depois. Se a doença se manifestar novamente é porque o organismo se encontra debilitado.

4 SINTOMAS 3 a 4 dias antes do aparecimento do vírus herpes, pode ter-se sintomas como: mal estar, calafrios, febres, náuseas, diarreia ou dificuldades em urinar. Ou então, apenas sensação de formigueiro ou picadas numa determinada zona da pele. Terminado esse período aparecem bolhas que contêm líquido e rodeadas por uma pequena zona vermelha (geralmente aparecem no tronco e de um só lado). Quando as bolhas começam a secar forma-se uma crosta que contêm o vírus e, que pode provocar a varicela, se for transmitido a pessoas susceptíveis ou em que o sistema imunitário não esteja a funcionar correctamente. Quando se contrai a infecção, os sintomas podem aparecer de 1 a 26 dias.

5 Depois desta primeira infecção estes episódios podem-se repetir durante o resto da vida.
No caso do herpes labial surgem as pequenas erupções cutâneas em redor da boca acompanhadas de prurido e ardor local. No caso do herpes genital a infecção atinge os orgãos genitais após o contacto sexual com um individuo infectado. Neste caso podem aparecer, para além das pequenas erupções, úlceras que consequentemente são acompanhadas de ardor e dor.

6 Como se transmite? Pode ser transmitido directamente através do contacto da pele ou mucosas infectadas com pele e mucosas sãs; Esse contágio pode ocorrer por via oral através da saliva, genital, oro-genital ou por auto-inoculação.

7 TRATAMENTO E PREVENÇÃO
O Tratamento da Herpes faz-se com vacinação e com anti-virais orais ou de aplicação tópica. Estes apenas reduzem a duração da infecção e minimizam os sintomas, no entanto aconselha-se a: - não furar as vesículas com o liquido; - não beijar; - não falar muito próximo de outras pessoas; - lavar sempre as mãos depois de tocar nas feridas para evitar que a infecção alastre para outras zonas do corpo, como mucosas oculares, boca e orgãos genitais. Deve-se igualmente evitar situações de exposição solar intensa, exposição ao frio, ventos intensos e estados febris, pois podem desencadear novamente o herpes labial. No caso de herpes genital é conveniente usar preservativo, embora este não ofereça uma protecção a 100%.

8 Recursos Bibliográficos:
- - - Trabalho realizado por: Maria Alice Justina Vicente Nº º.B


Carregar ppt "HERPES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google