A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transmissão das Infecções Transmissão Sexual Tenha em atenção que esta apresentação contém imagens gráficas que representam orgãos do aparelho sexual e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transmissão das Infecções Transmissão Sexual Tenha em atenção que esta apresentação contém imagens gráficas que representam orgãos do aparelho sexual e."— Transcrição da apresentação:

1 Transmissão das Infecções Transmissão Sexual Tenha em atenção que esta apresentação contém imagens gráficas que representam orgãos do aparelho sexual e reprodutivo. Se não os quiser utilizar, por favor elimine os diapositivos em causa.

2 O que são ISTs? Infecções transmitidas de pessoa a pessoa através do contacto sexual –Algumas podem ser curadas p. ex. Clamídia –Algumas, mais graves, não têm cura p. ex. SIDA –Existem mais de 25 tipos diferentes de ISTs!

3 Conheces alguma IST? Clamídia Herpes HIV SIDA Gonorreia Verrugas Genitais (HPV) Candidíase Hepatite Sífilis

4 Clamídia – os factos Causada por Bactéria Chlamydia trachomatis Incidência É a IST mais frequentemente diagnosticada no Reino Unido Sintomas Na maior parte dos casos é assintomática, mas por vezes: Na mulher – corrimento vaginal, dor abdominal, dor ao urinar No homem – corrimento pelo penis, inflamação dos testículos, irritação do pénis Nos bébes – infecção ocular, pneumonia Transmissão Sexo por via vaginal, anal ou oral Pode ser transmitido pela mãe ao bébe recém-nascido Inchaço dos testículos devido à infecção por Clamídia Chlamydia trachomatis

5 Herpes Genital Causado por Virus Herpes Simplex Incidência (Reino Unido) Aumentou 33% entre 1997 e 2006 Sintomas Recorrentes Em nuitos casos é assintomático mas os portadores podem transmitir a infecção Os sintomas podem ocorrer 26 dias após a exposição e incluem –Comichão e picadas na região anal ou genital –Erupção dolorosa de pequenas bolhas cheias de líquido –Dor ao urinar –Sintomas idênticos à gripe Transmissão Contacto pele com pele Virus Herpes Simplex Herpes Genital na mulher

6 Gonorreia Causada por Bactéria Neisseria gonorrhoeae Incidência (Reino Unido) Aumentou 46% entre 1997 e 2006 Sintomas Mais de metade das mulheres e mais de 90% dos homens infectados têm sintomas Podem afectar os genitais, o ânus, o recto e a garganta, incluindo: –Corrimento vaginal ou pelo pénis de coloração amarelo-esverdeada –Doloroso ao urinar Transmissão Relações sexuais Neisseria gonorrhoeae

7 HIV / SIDA Causada por Vírus HIV que origina a SIDA (Sindrome de Imuno Deficiência Adquirida) Incidência (Reino Unido) Mais de 73,000 pessoas vivem infectadas com HIV Peritos pensam que mais de 30% das pessoas infectadas com HIV nãp sabe que está nessa condição Sintomas No início: febre, dor de garganta, dores articulares, manchas na pele Mais tarde: febre, sudação noturna, alterações visuais, gânglios aumentados, perda de peso SIDA: o sistema imunitário esgota-se deixando o doente à mercê de muitas outras infecções graves, como a pneumonia Transmissão Sexo vaginal, anal ou oral

8 Candidíase Causada por Fungo da espécie Candida Incidência (Reino Unido) Aumentou 46% entre 1997 e 2006 Sintomas Mulheres –Corrimento vaginal e/ou comichão –Dor ou desconforto durante a actividade sexual –Dor ou desconforto ao urinar Homens –Inflamação e corrimento do pénis –Dor ao urinar –Pequenas manchas vermelhas no pénis Pode agravar no caso de –Uso de antibióticos que matam a flora habitual; gravidez; imunodeficiência –Pode ser transmitida por contacto sexual Candida albicans Candidáse Oral (língua e palato)

9 Protecção contra ISTs Abstinência –A única maneira segura de evitar uma IST Uso de preservativo durante a actividade sexual –Previne a transmissão dos fluidos corporais –Apenas protege a pele que fica coberta. As feridas ou verrugas descobertas podem transmitir micróbios através do contacto com a pele Conversar com o parceiro –Discutir as opções do sexo seguro –Discutir a possibilidade de fazer análises para ISTs antes de se envolverem numa relação sexual Fazer consultas prévias de planeamento familiar e de prevenção de ISTs no Centro de Saúde –Mesmo que pensem que não estão infectados – lembrem-se que muitas infecções não apresentam sintomas ou sinais!


Carregar ppt "Transmissão das Infecções Transmissão Sexual Tenha em atenção que esta apresentação contém imagens gráficas que representam orgãos do aparelho sexual e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google