A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOENÇAS SEXUALMETE TRANSMISSIVEIS (DSTs) ? ? ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOENÇAS SEXUALMETE TRANSMISSIVEIS (DSTs) ? ? ?"— Transcrição da apresentação:

1 DOENÇAS SEXUALMETE TRANSMISSIVEIS (DSTs) ? ? ?
Perguntar para a turma: p/ vcs o q significa DTSs?(3min)

2 O que são DSTs? Doenças sexualmente transmissíveis são aquelas que se adquire ou se transmite ao ter contato sexual (vaginal, oral ou anal). Podem ser transmitidas por outras vias. Contato ≠ ato; contato pode significar carícias e não penetração.

3 Quais são as DSTs mais comuns no Brasil?
A AIDS não está entre as mais comuns em números, mas é de grande gravidade por não ter cura. Número de casos novos

4 Quais são os agentes causadores?
→Bactéria: Sífilis - Treponema pallidum Gonorréia - Diplococcus gram Clamídia - Chlamydia trachomatis → Vírus: Herpes Genital - vírus das famílias Alfaherpesvirinae, Betaherpesvirinae e Gamaherpesvirinae) HPV AIDS - HIV Qual a importância de saber o tipo de agente causador da doença? R: Sabendo-se qual o agente causador, sabe-se qual o remédio q deve ser administrado.

5 Como são transmitidas? Pelo contato sexual De mãe para filho:
Ex: AIDS- pela corrente sanguínea durante a gestação, no parto ou pela amamentação. Sífilis- no parto Pelo compartilhamento de seringas (Ex: AIDS) Pela transfusão de sangue Tanto o compartilhamento de seringas quanto transfusão sanguínea tb podem transmitir hepatite.

6 Quais são os sintomas mais comuns?
Um dos sintomas das DSTs é a ardência ao urinar, mas pode ser tb uma infecção urinária causada por outros fatores ardência ao urinar

7 Quais são os sintomas mais comuns?
→ De uma forma geral: presença de feridas na genitália, próximas dela e no ânus. ardência e prurido (coceira) na região genital secreção branca ou esverdeada na genitália Todos estes sintomas podem ter outras causas, podem não significar uma DST, mas na dúvida, é sempre bom procurar um médico

8 Casos Assintomáticos AIDS e HPV– podem ser assintomáticas
Sífilis – é assintomática em uma de suas fases. Importância epidemiológica Importância epidemiológica = qd assintomáticas, essas DSTs são mais facilmente disseminadas, pq mts vezes o portador não sabe da sua existência.

9 O que podem causar? Câncer de colo uterino ( HPV)
Problemas cardiovasculares e neurológicos (Sífilis e AIDS) Infertilidade ( Clamídia e Gonorréia) Aborto espontâneo ( Herpes Simples Genital e Gonorréia) Infecção fetal (Sífilis, Gonorréia e Clamídia) Malformações congênitas (Sífilis) Meningite (Gonorréia) Câncer de colo uterino= apenas uma das doenças causada por HPV Clamídia e Gonorréia= se não tratadas (ou tratadas de forma incorreta) podem gerar lesões no sistema reprodutor. Infecção fetal= principalmente conjuntivite e estomatite. Malformações congênitas= falhas durante o desenvolvimento embrionário e fetal, fazendo com que alguns órgãos sejam formados incorretamente. Meningite= Infecção cerebral; o interior do cérebro, juntamente com o sistema sanguíneo, são os únicos lugares do corpo estéries. Qd algum microorganismo invade a meninge (uma das membranas que envolvem o cérebro) ocorre uma infecção no cérebro, a meningite.

10 DST Mas existe alguma forma de correr das DSTs? Oq vcs acham?

11 Tratamento Antibióticos ( antibacterianos) Corticóides ( antifúngicos)
Cirúrgico (para remover lesões expostas) Drogas ou Coquetéis de drogas (antivirais) Mas se existe tratamento, pq as DSTs continuam representando um problema? Eu não posso ir até a farmácia comprar um remédio e ficar boa, como em um resfriado? Oq vcs acham?

12 Cura? Na verdade, se nós compararmos a população com DST e o número de pessoas q atingem a cura, percebemos q não é bem assim. Embora exista tratamento, grande parte dos casos de DSTs não são curados. Isto porque nem todas as pessoas que possuem DSTs apresentam sintomas; das que apresentam os sintomas, apenas uma parte procura atendimento; destas pessoas, nem todas recebem o diagnóstico correto; das que recebem o diagnóstico correto, apenas uma parte completa o tratamento; dos que completam o tratamento, somente uma parcela atinge a cura. Obs:Apenas uma pequena parte das pessoas que não possuem sintomas atingem a cura ( caso de clamídia, por exemplo, vc pode tomar um antibiótico por outro motivo e curar-se da clamídia)

13 Embora não seja uma das mais numerosas, existe uma doença que vem assustando o mundo inteiro...
...Você imagina qual é?

14 Não Tem Cura AIDS O que é? Sindrome da Imunodeficiência Adquirida
-Debilita o sistema imunológico, atacando as células de defesa, tornando o corpo suscetível a doenças oportunistas. Agente causador : Vírus HIV Sistema imunológico= responsável pela defesa do organismo. células de defesa= os chamados glóbulos brancos doenças oportunistas= doenças que “se aproveitam” do fato do sistema imunológico estar frágil para se “instalarem” no organismo.

15 AIDS Sintomas Gânglios linfáticos volumosos (pode durar
mais de 90 dias) → Fase aguda: (2 a 4 semanas pós-infecção) Febre Sudorese Cefaléia Fotofobia Faringite Vômitos diarréia Manifestações neurológicas

16 AIDS Formas de Transmissão através do contato sexual,
da transfusão de sangue contaminado, da mãe para o bebê durante a gravidez ou na amamentação pela reutilização de seringas e agulhas

17 AIDS Tratamento Atualmente, há 17 drogas contra o HIV, que agem inibindo importantes enzimas virais, impedindo que estes se multipliquem. AZT Coquetel Anti-Aids


Carregar ppt "DOENÇAS SEXUALMETE TRANSMISSIVEIS (DSTs) ? ? ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google