A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Doenças sexualmente transmissíveis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Doenças sexualmente transmissíveis"— Transcrição da apresentação:

1 Doenças sexualmente transmissíveis
Sífilis

2 Informação básica A Sífilis é uma Doença Sexualmente Transmissível causada por uma bactéria (Teponema pallidum). Que pode afectar qualquer pessoa, podendo ser transmitida durante o sexo vaginal, oral ou anal e pode também ser transmitida durante o parto. Esta doença tem como sintomas: incubação, Sífilis primária, secundária, latente e terciária.

3 Quais os sintomas da Sífilis
Incubação Quando ocorre a primeira infecção. Não existem sintomas nesta fase. Podem decorrer entre 10 a 90 dias até que um teste de sangue revele a doença.

4 Sífilis Primária Aparece uma lesão rosada ou ulcerada, geralmente indolor, no pénis, vagina, boca ou anus que pode passar despercebida. Esta lesão pode desaparecer sem tratamento mas a bactéria permanece no corpo. Podendo causar um inchaço nos gânglios linfáticos . A doença pode ser transmitida nesta fase.

5 Cancro duro, úlcera no pénis: lesão única, bem definida; fundo limpo; bordas elevadas. Geralmente indolor.

6

7 Sífilis Secundária Podem aparecer mais lesões generalizadas, especialmente nas mãos e pés. Estas lesões podem ter diferentes aspectos variando desde manchas pá pulas eventualmente com escamação. Sem tratamento estes sintomas também podem desaparecer. A doença pode ser transmitida facilmente nesta fase e é detectável num teste de sangue.

8 Sífilis Recente (Secundaria)- Fase exantemática
Sífilis Recente (Secundaria)- Fase exantemática. Rosáceas palmares e plantares: lesões na pele do corpo, nas palmas das mãos, plantas dos pés e nas mucosas. No pénis as lesões são extremamente infecciosas, são lesões húmidas e apresentam odor activo.

9

10

11 Sífilis Latente Esta fase pode durar 5 a 20 anos sem sintomas específicos, mas um teste sanguíneo pode detecta a doença. A bactéria permanece no corpo e pode causar diversos problemas de saúde sérios. No entanto a doença não é transmissível nesta fase.

12 Sífilis Terciária Nessa fase são finalmente visíveis os danos causados pela sífilis no organismo, em que podem revelar-se problemas na pele, cérebro, coração ou articulações, existe também a alopécia em clareira que desaparece após o tratamento. A Goma sifilítica, são lesões nodulares que sofrem processo de degeneração. Significam reacção de hipersensibilidade ao Treponema, não sendo portanto infectantes. Atravessam cinco fases: infiltração, amolecimento, supuração, ulceração e cicatrização.

13

14

15 Perigosidade da Sífilis
Se a Sífilis não for tratada pode causar danos permanentes no cérebro, no coração e outros problemas de saúde a longo prazo. No caso da grávida pode causar sérios problemas ao recém-nascido incluindo a morte. A presença de úlceras pode facilitar a transmissão de outros vírus como o HIV e Hepatites.

16 Forma de tratamento Dependendo da fase pode ser necessária uma ou mais injecções de antibióticos (normalmente penicilina) para eliminar a bactéria. Em alguns doentes podem ser tomados medicamentos via oral. Para controlar a evolução do tratamento, é necessário fazer testes de sangue regulares até ao completo desaparecimento da mesma. Todos os parceiros sexuais (até 12 meses antes dependendo da fase em que a doença foi diagnosticada) devem ser tratados a título profilático

17 Como evitar o contagio. O uso de preservativo é aconselhável mas não oferece uma protecção completa. Se o seu parceiro tem sífilis, não tenham sexo enquanto os sintomas estiverem presentes e se possível até ambos terminarem o tratamento, para que não correrem o risco de contagio.

18 Bibliografia Através de busca na Internet, em especial o site, PortugalGay.PT/DST João Paulo Parrela Nº9 11ºB


Carregar ppt "Doenças sexualmente transmissíveis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google