A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07. Introdução Os objectivos do trabalho do nosso grupo são estudar a gripe, tentar perceber como actua este.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07. Introdução Os objectivos do trabalho do nosso grupo são estudar a gripe, tentar perceber como actua este."— Transcrição da apresentação:

1 Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07

2 Introdução Os objectivos do trabalho do nosso grupo são estudar a gripe, tentar perceber como actua este vírus, a sintomatologia associada ao seu contágio, quais os tratamentos possíveis e os cuidados a ter na sua prevenção. Para tal fizemos um inquérito aos alunos da nossa escola, bem como uma entrevista a uma profissional da Saúde (enfermeira no Centro de Saúde da nossa freguesia, Amorim).

3 Inquérito aos alunos O inquérito, feito aos alunos do 7º ano de escolaridade, teve como objectivo conhecer as ideias que os alunos têm sobre a gripe, estudar, em média, o número de vezes que estes ficam contagiados com este vírus, bem como os cuidados que costumam ter.

4 Aqui ficam as perguntas do inquérito… 1 - O que pensas ser a gripe? 2 - Em média, quantas vezes costumas ficar com gripe, por ano? 1 vez 2 vezes 3 ou mais 3 - Da última vez que ficaste com gripe, quantos dias demoraste a recuperar?

5 5 – Quando estás com gripe costumas ir ao hospital ou geralmente tomas os medicamentos que tens em casa? 4 - Que cuidados costumas ter quando estás com gripe?

6 Análise das respostas: 1 - Os alunos têm conhecimento de que a gripe é transmitida por um vírus. 2 - Em média os alunos ficam com gripe três ou mais vezes por ano. 3 - Na recuperação dizem que demoram cerca de uma semana. 4 - Os cuidados que normalmente têm quando estão doentes são andar bem agasalhados, não sair de casa e tomar os medicamentos. 5 - Geralmente os alunos costumam ir ao hospital.

7 No sentido de melhorar e enriquecer a nossa pesquisa, dirigimo-nos ao Centro de Saúde da freguesia de Amorim (Concelho da Póvoa de Varzim) e entrevistamos uma senhora enfermeira. Entrevista

8 Questionário: 1 – Que grupos etários são mais afectados pela gripe? 2 - Quais são os sintomas da gripe? 3 - Quais os cuidados que as pessoas devem tomar para se protegerem da gripe? 4 - Que diferenças há entre a gripe, constipação e pneumonia? 5 - Qual o tempo, em média, que a gripe demora a curar? 6 - Qual a receita que os médicos devem dar às pessoas infectadas?

9 7 - Será que há alguma relação entre a gripe, constipação, pneumonia e a idade das pessoas? 8 - Qual delas afecta mais os idosos? E as crianças? 9 - As vacinas são as mesmas para todas as pessoas? Ou variam consoante a faixa etária do doente?

10 1 - Que grupos etários são mais afectados pela gripe? - Crianças - Idosos (mais de 65 anos) - Pessoas com doenças crónicas Respostas ao Questionário 2 - Quais são os primeiros sintomas da gripe? - Febre elevada (hipertermia) - Arrepios - Dor de cabeça - Dor muscular - Garganta inflamada - Nariz entupido - Tosse seca

11 3 - Quais os cuidados que as pessoas devem tomar para se protegerem da gripe? - V acinação em dia - Evitar contactos com doentes - Descansar - Ingerir muitos líquidos - Manter alimentação saudável - Evitar mudanças de temperaturas - Evitar agasalhar muito - Manter medidas de higiene - Usar lenços de papel e deitar fora após a utilização

12 4 - Que diferenças há entre a gripe, constipação e pneumonia? Gripe – D– D oença respiratória aguda, causada pelo vírus influenza. Constipação – O s sintomas restringem-se às vias respiratórias superiores (por exemplo: nariz entupido, espirros, olhos húmidos e irritação na garganta). Pneumonia – É uma infecção ou inflamação nos pulmões, que pode ser causada por vários microorganismos (como por exemplo: vírus, bactérias, parasitas ou fungos).

13 5 - Qual o tempo que a gripe demora a curar? Ao fim de 5 dias a doença resolve-se. Os doentes recuperam em 1 a 2 semanas. 6 - Qual a receita que os médicos devem dar a essas pessoas infectadas? - Medicamentos - Antibióticos 7 - Será que há alguma relação entre a gripe, constipação, pneumonia e a idade das pessoas? N ão. Todas podem afectar qualquer pessoa de qualquer idade.

14 8 - Qual delas afecta mais os idosos? E as crianças? A gripe e a constipação tanto afectam as crianças como os idosos. 9 - As vacinas são as mesmas para todas as pessoas? Ou variam consoante a faixa etária do doente? A s vacinas são as mesmas para todas as pessoas mudando apenas o nome comercial e a dose a administrar.

15 Conclusão Com este trabalho adquirimos novos conhecimentos sobre a gripe, nomeadamente no que diz respeito aos seus sintomas, meios de contágio e sua prevenção. Foi muito interessante fazer este trabalho!

16 Trabalho realizado por: Elisabete Laúndos Nº 11 Melanie Costa Nº 17 Raquel Campo Longo Nº 19


Carregar ppt "Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07. Introdução Os objectivos do trabalho do nosso grupo são estudar a gripe, tentar perceber como actua este."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google