A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07."— Transcrição da apresentação:

1 Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07

2 Introdução Os objectivos do trabalho do nosso grupo são estudar a gripe, tentar perceber como actua este vírus, a sintomatologia associada ao seu contágio, quais os tratamentos possíveis e os cuidados a ter na sua prevenção. Para tal fizemos um inquérito aos alunos da nossa escola, bem como uma entrevista a uma profissional da Saúde (enfermeira no Centro de Saúde da nossa freguesia, Amorim).

3 Inquérito aos alunos O inquérito, feito aos alunos do 7º ano de escolaridade, teve como objectivo conhecer as ideias que os alunos têm sobre a gripe, estudar, em média, o número de vezes que estes ficam contagiados com este vírus, bem como os cuidados que costumam ter.

4 Aqui ficam as perguntas do inquérito…
1 - O que pensas ser a gripe? 2 - Em média, quantas vezes costumas ficar com gripe, por ano?  1 vez  2 vezes  3 ou mais 3 - Da última vez que ficaste com gripe, quantos dias demoraste a recuperar?

5 4 - Que cuidados costumas ter quando estás com gripe?
5 – Quando estás com gripe costumas ir ao hospital ou geralmente tomas os medicamentos que tens em casa?

6 Análise das respostas:
1 - Os alunos têm conhecimento de que a gripe é transmitida por um vírus. 2 - Em média os alunos ficam com gripe três ou mais vezes por ano. 3 - Na recuperação dizem que demoram cerca de uma semana. 4 - Os cuidados que normalmente têm quando estão doentes são andar bem agasalhados, não sair de casa e tomar os medicamentos. 5 - Geralmente os alunos costumam ir ao hospital.

7 Entrevista No sentido de melhorar e enriquecer a nossa pesquisa, dirigimo-nos ao Centro de Saúde da freguesia de Amorim (Concelho da Póvoa de Varzim) e entrevistamos uma senhora enfermeira.

8 Questionário: 1 – Que grupos etários são mais afectados pela gripe?
2 - Quais são os sintomas da gripe? 3 - Quais os cuidados que as pessoas devem tomar para se protegerem da gripe? 4 - Que diferenças há entre a gripe, constipação e pneumonia? 5 - Qual o tempo, em média, que a gripe demora a curar? 6 - Qual a receita que os médicos devem dar às pessoas infectadas?

9 7 - Será que há alguma relação entre a gripe, constipação, pneumonia e a idade das pessoas? 8 - Qual delas afecta mais os idosos? E as crianças? 9 - As vacinas são as mesmas para todas as pessoas? Ou variam consoante a faixa etária do doente?

10 Respostas ao Questionário
1 - Que grupos etários são mais afectados pela gripe? - Crianças - Idosos (mais de 65 anos) - Pessoas com doenças crónicas 2 - Quais são os primeiros sintomas da gripe? - Febre elevada (hipertermia) - Arrepios - Dor de cabeça - Dor muscular - Garganta inflamada - Nariz entupido - Tosse seca

11 3 - Quais os cuidados que as pessoas devem tomar para se protegerem da gripe? Vacinação em dia Evitar contactos com doentes Descansar Ingerir muitos líquidos Manter alimentação saudável Evitar mudanças de temperaturas Evitar agasalhar muito Manter medidas de higiene Usar lenços de papel e deitar fora após a utilização

12 4 - Que diferenças há entre a gripe, constipação e pneumonia?
Doença respiratória aguda, causada pelo vírus influenza. Constipação Os sintomas restringem-se às vias respiratórias superiores (por exemplo: nariz entupido, espirros, olhos húmidos e irritação na garganta). Pneumonia É uma infecção ou inflamação nos pulmões, que pode ser causada por vários microorganismos (como por exemplo: vírus, bactérias, parasitas ou fungos).

13 5 - Qual o tempo que a gripe demora a curar
5 - Qual o tempo que a gripe demora a curar? Ao fim de 5 dias a doença resolve-se. Os doentes recuperam em 1 a 2 semanas. 6 - Qual a receita que os médicos devem dar a essas pessoas infectadas? - Medicamentos - Antibióticos 7 - Será que há alguma relação entre a gripe, constipação, pneumonia e a idade das pessoas? Não. Todas podem afectar qualquer pessoa de qualquer idade.

14 8 - Qual delas afecta mais os idosos? E as crianças?
A gripe e a constipação tanto afectam as crianças como os idosos. 9 - As vacinas são as mesmas para todas as pessoas? Ou variam consoante a faixa etária do doente? As vacinas são as mesmas para todas as pessoas mudando apenas o nome comercial e a dose a administrar.

15 Conclusão Foi muito interessante fazer este trabalho!
Com este trabalho adquirimos novos conhecimentos sobre a gripe, nomeadamente no que diz respeito aos seus sintomas, meios de contágio e sua prevenção. Foi muito interessante fazer este trabalho!

16 Trabalho realizado por:
Elisabete Laúndos Nº 11 Melanie Costa Nº 17 Raquel Campo Longo Nº 19


Carregar ppt "Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google