A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETORIA REGIONAL DE SAÚDE DE.............................. NÚCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E IMUNIZAÇÃO DE.............. CONTATO: e-mail..........

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETORIA REGIONAL DE SAÚDE DE.............................. NÚCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E IMUNIZAÇÃO DE.............. CONTATO: e-mail.........."— Transcrição da apresentação:

1 DIRETORIA REGIONAL DE SAÚDE DE NÚCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E IMUNIZAÇÃO DE CONTATO: Telefone: Tele fax: GDF-SES - Subsecretaria de Vigilância em Saúde Diretoria de Vigilância Epidemiológica JULHO

2 Histórico A Influenza(gripe) é uma doença infecciosa aguda causa pelo vírus influenza,transmissível de uma pessoa para outra por via respiratória. A gripe ocorre em todos os países do mundo e, há pelo menos 400 anos, o vírus influenza vem causando epidemias a cada 2-3 anos e, eventualmente, pandemias.

3 Histórico No século XX ocorreram três pandemias,todas causadas pelo vírus influenza A subtipo H1N1 (gripe espanhola) H2N2 (gripe asiática) 1968 – 69 - H3N2 (gripe Hong-Kong). A gripe espanhola,causou a morte de número estimado entre 20 e 100 milhões de pessoas. Estima-se para a gripe asiática e a gripe Hong-Kong cerca de 1milhão de óbitos, para cada uma das pandemias.

4 PANDEMIAS DE INFLUENZA NO SÉCULO XX - XXI 1918:Gripe Espanhola A (H1N1) 1957: Gripe Asiática A (H2N2) 1968: Gripe Hong-Kong A (H3N2) 2009: Gripe SUÍNA A (H1N1) Milhões de mortes 1- 4 Milhões de mortes (?) de mortes1- 4 Milhões de mortes 2003: Gripe Aviária A (H5N1) (?) de mortes

5 Histórico Em março de nova cepa do subtipo H1N1 (material genético do vírus influenza A de origem humana,suína e aviária). Os primeiros casos da nova gripe causada México (18 de março), Estados Unidos - San Diego, Califórnia – (28 e 30 de março). Disseminação rápida mundial da nova cepa do subtipo H1N1 (inclusive para o Brasil). Em 11 de junho de 2009 a OMS - ocorrência de uma pandemia de gripe causada por um novo subtipo A(H1N1).

6 VÍRUS INFLUENZA

7 QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA INFLUENZA A H1N1? semelhante aos sintomas da influenza sazonal (gripe comum) febre,tosse, coriza, dor de garganta, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fadiga. diarréia e vômitos. Pode causar uma piora de doenças crônicas pré existentes ou ocasionar complicações como pneumonia.

8 Riscos de complicações Idosos > 60 anos Crianças < 2 anos Gestantes portadores de doenças crônicas Complicações: pneumonias (internação hospitalar)

9 RESFRIADO/INFLUENZA Diferenças

10 QUANDO PROCURAR ATENDIMENTO MÉDICO? Com a presença dos sintomas de gripe a pessoa deve procurar o centro de saúde mais próximo de sua casa ou seu médico de confiança No hospital deverão ser atendidas as pessoas que apresentarem complicações, manifestada principalmente pela presença de falta de ar.

11 EXISTE ALGUM EXAME ESPECÍFICO PARA INFLUENZA A (H1N1)? O exame laboratorial está indicado para as formas com complicações e alguns casos, incluídos em surtos, que serão definidos pela vigilância epidemiológica A conduta médica independe do resultado de exame laboratorial

12 EXISTE TRATAMENTO PARA INFLUENZA A (H1N1)? O tratamento é sintomático, e toda a rede de saúde do DF está preparada para atender às pessoas com síndrome gripal A indicação de tratamento especifico será feita pelo médico assistente, de acordo com o protocolo.

13 IMPORTANTE Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde.

14 MEDIDAS PREVENTIVAS ?

15 Lavar as mãos freqüentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. MEDIDAS SIMPLES QUE A POPULAÇÃO DEVE TOMAR PARA PROTEGER CONTRA A GRIPE

16 MEDIDAS PREVENTIVAS Ao tossir ou espirrar cobrir o nariz e a boca com um lenço, referencialmente, descartável.

17 MEDIDAS PREVENTIVAS Utilizar lenços descartáveis e disponibilizar local adequado para seu descarte imediatamente após seu uso.

18 MEDIDAS SIMPLES QUE A POPULAÇÃO DEVE TOMAR PARA PROTEGER CONTRA A GRIPE Evitar tocar ou levar as mãos à boca ou aos olhos.

19 MEDIDAS SIMPLES QUE A POPULAÇÃO DEVE TOMAR PARA PROTEGER CONTRA A GRIPE Não compartilhar alimentos,copos,toalhas e objetos de uso pessoal.

20 MEDIDAS SIMPLES QUE A POPULAÇÃO DEVE TOMAR PARA PROTEGER CONTRA A GRIPE Atenção redobrada para evitar contaminação durante o uso de bebedouros

21 E a vacina contra a nova gripe? Ainda não tem vacina contra a influenza A(H1N1) Não há evidência de que a vacina contra a gripe comum proteja contra a Influenza A (H1N1).

22 MEDIDAS DE CONTROLE Recomenda-se que crianças

23 MEDIDAS DE CONTROLE Adolescentes (maiores de 12 anos) e adultos recomenda-se que fique em casa, evitando ir à escola ou ao trabalho durante o período de transmissibilidade: 7 dias após o início dos sintomas.

24 ORIENTAÇÃO AO IDENTIFICAR ALGUÉM COM SINTOMAS GRIPAIS NA ESCOLA No ambiente escolar, reservar um local que evite contato do doente com outras pessoas, enquanto aguarda ser encaminhado ao seu domicílio ou à Unidade de Saúde Evitar visitas na enfermaria da escola

25 ORIENTAÇÃO ADICIONAL Orientar os pais e familiares quanto à importância do isolamento domiciliar nos casos suspeitos e confirmados, assim como a quarentena domiciliar dos contatos próximos destes casos, no sentido de evitar a disseminação da doença.

26 NOTIFICAÇÃO Colaborar com as autoridades de saúde pública de sua região notificando casos de sindrome gripal entre os alunos,professores,e servidores da escola, divulgando e incentivando ações de vigilância, prevenção de doenças infecciosas e promoção de saúde.

27 CONTATOS NÚCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA REGIONAISNVEI ASA NORTE CEILÂNDIA BRAZLÂNDIA GAMA GUARÁ NUCLEO BANDEIRANTE PARANOÁ PLANALTINA REC. EMAS SAMAMBAIA SANTA MARIA SÃO SEBASTIÃO SOBRADINHO TAGUATINGA

28 PLANILHA PARA NOTIFICAÇÃO DE SUSPEITO DE CASO DE SINDROME GRIPAL

29 DÚVIDAS

30 Ensina-nos o dito popular: - Durante o resfriado o doente fica atrás do lenço e, durante a gripe, atrás do lençol.

31 OBRIGADA !


Carregar ppt "DIRETORIA REGIONAL DE SAÚDE DE.............................. NÚCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E IMUNIZAÇÃO DE.............. CONTATO: e-mail.........."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google