A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Esclarecimentos referentes às medidas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Esclarecimentos referentes às medidas"— Transcrição da apresentação:

1 Esclarecimentos referentes às medidas
preventivas contra a Influenza A (H1N1), adotadas pelo Colégio Santa Rita.

2 O início do segundo semestre e fim das férias escolares exigem a atenção dos pais e de todos os profissionais escolares, apesar de não ser motivo para pânico.

3 Por que a volta às aulas poderia ser um risco
Por que a volta às aulas poderia ser um risco? Qualquer pessoa doente começa a transmitir a gripe um dia antes de sentir os sintomas. Além disso, crianças podem repassar o vírus por até 14 dias – enquanto adultos transmitem por 7 a 10 dias. O fato de não lavar as mãos logo após tossir ou espirrar inicia uma cadeia de contaminação que se propaga rapidamente enquanto as crianças brincam e interagem. Se seu filho está com febre acima de 38º - somada a outros sintomas de gripe - a indicação do Ministério da Saúde é que ele fique em casa pelas duas semanas seguintes (14 dias), até o fim do período de transmissão da doença.

4 A prorrogação da volta às aulas tem algum resultado efetivo para a saúde das crianças? Sim, pois entre as crianças a disseminação é mais rápida. Não frequentando a escola durante este período de alerta, os alunos não correriam o risco de transmitir o vírus entre eles ou para os parentes. Retardar o reinício das atividades escolares provoca uma lentidão no aumento do número de casos da gripe A no país.

5 Recomendações do Comitê de Enfrentamento da Influenza A (H1 N1) No retorno às aulas, o Comitê de Enfrentamento da Influenza A (H1 N1) recomenda uma série de medidas para evitar o contágio entre os alunos, uma vez que a redução dos casos depende do comportamento individual. De acordo com o Comitê de Enfrentamento e na capacitação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete, no dia 03 de agosto de 2009, estabeleceu- se como de fundamental importância que todas as instituições de ensino adotem as medidas preventivas.

6 Ao acatar as recomendações e orientações, o Colégio Santa Rita - FASAR estabelece os seguintes procedimentos, os quais devem ser respeitados pelos alunos, professores e funcionários, tais como:

7 Os professores deverão reforçar com os alunos a higienização das mãos como forma de evitar o contágio pelo vírus; Os professores, bem como os demais profissionais da educação devem prestar muita atenção em alunos com sintomas respiratórios; Higienizar as mãos com água e sabão líquido antes das refeições, antes de tocar boca, olhos e nariz , após tossir, ao espirrar e ao usar o banheiro; Usar toalhas descartáveis; Manter os ambientes ventilados; Não colocar lápis e caneta na boca; Não compartilhar copos e talheres; Utilizar lenços descartáveis ao espirrar; A boa higienização pessoal, principalmente, o ato de lavar bem as mãos, esfregando não apenas a palma, mas também o dorso e a área dos punhos é medida importante para a prevenção; O vírus morre com facilidade em contato com álcool, sabão e detergente.

8 Como se prevenir Lavar as mãos com água e sabão frequentemente
Cobrir a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar Não compartilhar alimentos, copos ou quaisquer objetos pessoais Em caso de gripe evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas Não usar medicações sem orientações médicas Procure o médico da unidade de saúde em caso de febre

9

10 Pedimos a colaboração dos pais que não encaminhem seu filho para o colégio, caso apresente febre, tosse, dor de garganta, ou qualquer outro sintoma de síndrome gripal. Neste caso o aluno só poderá frequentar as aulas mediante atestado médico, constando que está em boas condições de saúde. O colégio sugere que cada aluno traga diariamente lenços descartáveis e uma garrafa de água.

11 Vale salientar que para tranquilidade de todos, o Colégio Santa Rita possui salas e corredores ventilados e arejados, o que evita a disseminação do vírus H1N1 .

12 Recomendações aos funcionários da Cantina e Restaurante Manter a higienização rigorosa dos utensílios, mesas, cadeiras, balcões e recipientes de temperos; Fazer o uso obrigatório de máscaras e luvas; Manter higiene pessoal e dos uniformes constantemente .

13 Recomendações aos funcionários da Limpeza Manter a higienização dos corrimões, maçanetas, mesas, cadeiras, carteiras, balcões, catracas, banheiros, torneiras etc.; Fazer o uso obrigatório de luvas; Manter higiene pessoal e dos uniformes constantemente .

14 Observação: Os pais deverão encaminhar para o colégio um vidro de álcool em gel 70% até dia 13 de agosto de 2009.

15 Na certeza de poder contar com a colaboração de todos, a direção e coordenação do Colégio Santa Rita agradece.


Carregar ppt "Esclarecimentos referentes às medidas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google