A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gravidez Gravidez 2º Trimestre. 4º Mês O bebé mede 25 cm e pesa 340g, aproximadamente. Começam a aparecer os primeiros cabelos. Forma-se uma substância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gravidez Gravidez 2º Trimestre. 4º Mês O bebé mede 25 cm e pesa 340g, aproximadamente. Começam a aparecer os primeiros cabelos. Forma-se uma substância."— Transcrição da apresentação:

1 Gravidez Gravidez 2º Trimestre

2 4º Mês O bebé mede 25 cm e pesa 340g, aproximadamente. Começam a aparecer os primeiros cabelos. Forma-se uma substância protectora da pele do bebé no útero – o vérnix. Ao mesmo tempo, o sangue da mãe fornece substâncias que lhe dão resistência a certas doenças nas primeiras semanas de vida. O bebé reage agora aos ruídos exteriores movimenta-se com frequência, apesar de reservar alguns períodos ao descanso. Os enjoos passaram e o risco de aborto também, mas tantas mudanças no corpo, em simultâneo com as alterações hormonais, modificam a estabilidade emocional; a senhora grávida sente-se mais insegura, angustiada, e com medos; passa do choro ao riso sem motivo aparente. O feto mexe-se activamente dentro da bolsa amniótica, realizando movimentos essenciais para desenvolvimento dos músculos e para o crescimento dos ossos.

3 O feto toma agora a forma de bebé, possuindo feições e até sobrancelhas. Os principais órgãos do bebé já estão formados e muitos já começaram a funcionar: - O fígado é o maior órgão ocupando grande parte da barriguinha do bebé. - Os rins, que começaram a funcionar desde o 3ºmês, aumentam a sua actividade na produção do líquido amniótico. As proporções do bebé são agora mais harmoniosas, mas a cabeça ainda representa 1/3 do tamanho do seu corpo. O rosto ganha formas suaves. Abrindo e fechando a boca, ele engole grande quantidade de líquido amniótico. Este mecanismo tem um papel importante no desenvolvimento do sistema digestivo e urinário.

4 Cuidados É normal, também, que o desejo sexual se altere, para mais ou para menos; as causas podem ter origem puramente biológica ou estarem associados a um medo inconsciente de ferir o bebé durante o acto sexual. O médico assistente vai pedir novas análises nesse período; como prevenção, e se a idade for superior a 35 anos ou se já é mãe de uma criança com síndrome de down, terá de ser efectuado o exame da amniocentese, para garantir se o feto sofre ou não de alguma anomalia genética. Os exercícios físicos são importantíssimos para o bem estar geral e vão ajudar muito no momento do parto. Em alguns casos mais específicos e especiais é aconselhável um curso de preparação de parto e cuidados com o bebé.

5 5º Mês No 5º mês, o bebé já terá cabelos e os dentinhos começam a desenvolver-se. Nesse momento, a mãe fornece-lhe, por meio do sangue, uma dose de substâncias protectoras que o ajudarão a resistir a possíveis doenças nas primeiras semanas de vida. Com ouvidos atentos, ele reage a ruídos externos e a mãe começa a perceber os seus movimentos intensos. O bebé poderá medir agora 33 cm e pesar 570 gr, aproximadamente. A pele torna-se mais espessa, mas o bebé está ainda muito magro, pois não existe ainda a acumulação de gordura.

6 Cuidados Atenção à forma: Não se deve exagerar nos doces, condimentos, massas ou sal, mesmo quando a vontade se torna incontrolável. Atenção aos cuidados de saúde: Não é altura para apanhar qualquer tipo de doença.

7 6ºMês No sexto mês, formam-se as glândulas sudoríparas. Ele tose e soluça - situações que podem ser percebidas pela mãe – e alterna momentos de intensa movimentação com outros de quietude. É um dorminhoco: as suas sestas consomem de 16 a 20 horas diárias.

8 Cuidados Deve iniciar-se a rotina para descanso das pernas: três vezes ao dia, sente-se um pouco inclinada, com elas estendidas à frente e um pouco elevadas. Ao dormir, deve-se deitar de lado e colocar um travesseiro macio entre os joelhos, para manter a coluna recta. Deve evitar-se ficar de barriga para cima porque essa posição dificulta a oxigenação do feto.


Carregar ppt "Gravidez Gravidez 2º Trimestre. 4º Mês O bebé mede 25 cm e pesa 340g, aproximadamente. Começam a aparecer os primeiros cabelos. Forma-se uma substância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google