A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ENFº DE SAÚDE FAMILIAR Introduzido no quadro conceptual das políticas de saúde da OMS, para o atingimento dos 21 objectivos traçados nessas políticas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ENFº DE SAÚDE FAMILIAR Introduzido no quadro conceptual das políticas de saúde da OMS, para o atingimento dos 21 objectivos traçados nessas políticas."— Transcrição da apresentação:

1

2 O ENFº DE SAÚDE FAMILIAR Introduzido no quadro conceptual das políticas de saúde da OMS, para o atingimento dos 21 objectivos traçados nessas políticas.

3 COMPETÊNCIAS: Ajudar os indivíduos e as famílias a adaptarem-se à doença e à incapacidade crónica ou durante os períodos de stress; Aconselhar relativamente aos estilos de vida e factores de risco comportamentais; Assistir as famílias em assuntos relativos à saúde;

4 Assegurar que os problemas de saúde das famílias sejam tratados em estádios iniciais, através da detecção imediata; Identificar os efeitos dos factores sócio- económicos na saúde familiar e referenciá- los à instituição adequada através do conhecimento da questões sociais, institucionais e de saúde pública; Facilitar a alta precoce do hospital, através da prestação de cuidados no domicilio;

5 Actuar como elo de ligação entre a família e o médico de saúde familiar, substituindo o médico nas situações em que as necessidades identificadas são de natureza relevante para a acção de enfermagem. Em suma, as competências do enfermeiro de saúde familiar incluem: Promoção da saúde; Prevenção da doença; Reabilitação; Prestação de cuidados aos indivíduos doentes ou que se encontrem nos estádios finais de vida

6 Saúde Pública CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS Enfermagem Enf. Obstétrica Medicina Serviço Social Outros Profissionais O ENFERMEIRO DE SAÚDE FAMILIAR SAÚDE FAMILIAR Outros ambientes de acção para a saúde Outras instituições Outros sectores Médico de Família Centro de Saúde Serviços Hospitalares Enfermeiros especialistas Médicos especialistas Famílias e indivíduos

7 Os enfermeiros de Saúde Familiar actuam a 4 níveis: Prevenção primária: Avaliar a possível presença de stressores nocivos ou ameaças para a saúde e trabalhar pró-activamente para prevenir que estes ajam sobre a família; Ajudar a família a construir os recursos de resistência, providenciando educação para a saúde, apoio e assistindo a família na mobilização de outros recursos, monitorizando a integridade do sistema pró- activamente ao identificar stressores potencialmente nocivos.

8 Prevenção secundária: Realizar programas de rastreio e de vacinação; Detectar o desencadear dos problemas de saúde nas fases iniciais; Proporcionar rapidamente acções para minimizar a disfunção do indivíduo e da família; Recorrer, a outros profissionais, peritos, agindo no seu papel de elo de ligação, como esta descrito na saúde 21. Prevenção terciária: Participar na reabilitação e reconstrução dos recursos de resistência das famílias.

9 Prestação de cuidados directos: Prestar cuidados quando a adaptação da família ou do indivíduo foi comprometida, por exemplo em situação de doença. Nestes casos o enfermeiro de saúde familiar trabalha em parceria com a família ou o indivíduo para atingir, como se espera, a cura, a reabilitação, cuidados paliativos e de suporte.

10 O currículo e o curso de enfermagem de saúde familiar: O curso é desenvolvido por módulos, com duração de 40 semanas; Os participantes no curso têm: De ser enfermeiros; De ter 2 anos de exercício profissional; 1 período de 3 meses de trabalho com uma família no domicílio e ambiente comunitário (com supervisão de um graduado em enfermagem de saúde familiar ou de saúde comunitária) É orientado por 3 teorias fundamentais: Teoria dos sistemas; Teoria da interacção; Teoria do desenvolvimento.

11 Resumindo: O enfermeiro de saúde familiar da saúde 21 é a combinação particular de diversos elementos: o ênfase único das famílias e nos domicílios como ambientes onde os membros das famílias devem em conjunto assumir os seus próprios problemas de saúde e criar um conceito de família saudável.

12 Elaborado por: Carla Jesus Carlos Violante Helder Neto Pino Manuela Cardoso Pedro Macedo Silvia Couto Vânia Pinto Enfermagem VI Setembro de º ano CLE


Carregar ppt "O ENFº DE SAÚDE FAMILIAR Introduzido no quadro conceptual das políticas de saúde da OMS, para o atingimento dos 21 objectivos traçados nessas políticas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google