A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIVER MELHOR NA TERRA O que significa qualidade de vida?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIVER MELHOR NA TERRA O que significa qualidade de vida?"— Transcrição da apresentação:

1 VIVER MELHOR NA TERRA O que significa qualidade de vida?

2

3 Medidas de acção para a promoção da saúde
Segundo o relatório Health in Portugal 2007 apresentado pelo Ministério da Saúde,os principais problemas da saúde dos portugueses são: Hábitos de sendentarismos e actividade física reduzida; Dieta desequilibrada; Consumo de subs. nocivas; Violência; Acidentes rodoviários; Comportamentos sexuais de alto risco; Gestão inadequada do stress.

4 Medidas que devem ser tomadas por forma a contrariar a real situação:
Criar e Implementar de programas de saúde pública; Implementar de programas de educação para a saúde e para a sexualidade; Criar ambientes e infra-estruturas estimulantes; Estimular a acção e a participação das populações.

5 Vigilância médica periódica
Criar e Implementar de programas de saúde pública Programa Acção Resultado Vigilância médica periódica Consultas de acompanhamento regular por médico de família no Centro de Saúde local Profilaxia e tratamento de doenças; Identificação de doenças contagiosas; Identificação de problemas e comportamentos de risco; Rastreio Visitas a escolas e locais de trabalho. Avaliação de parâmetros da saúde. Diagnóstico de problemas de saúde Detecção de determinadas situações (violência, v.g.) Promoção de hábitos de higiene e alimentação equilibrada; Identificação de problemas de saúde; Vacinação Aplicação sistemática e gratuíta de vacinas Erradicação de algumas doenças infecto-contagiosas; Criação de imunidade individual a doenças perigosas.

6 Criar e Implementar de programas de educação para a saúde e para a sexualidade
Intervenientes: - professores; - profissionais de saúde; - enc. de educação a compreender e a valorizar comportamentos: - ajudar as pessoas a serem agentes promotores de saúde; - ajudar as pessoas a reconhecer comportamentos de risco; - compreender as consequências nefastas do consumo de certas substâncias.

7 Criar ambientes e infra-estruturas estimulantes
qualidade de vida das populações é influenciada pela qualidade do ambiente circundante: - vários estudos apontam para a correlação entre o ambiente e as infra-estruturas degradadas e as atitudes depressivas e violentas dos que vivem nesses locais. - gestão das autarquias desempenha um papel crucial pois pode identificar os problemas e implementar um planeamento urbano.

8 Estímulo à participação e acção das populações
as populações esclarecidas e participativas podem assumir a sua responsabilidade na promoção de hábitos que promovam a qualidade de vida das populações. é de esperar que cada indivíduo cumpra com o seu papel de cidadão Manter o ambiente limpo Denunciar situações de abuso de poder/fraude Respeitar a integridade física e psicológica Exigindo que se cumpram as normas de segurança de uma população


Carregar ppt "VIVER MELHOR NA TERRA O que significa qualidade de vida?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google