A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O movimento e o exercício

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O movimento e o exercício"— Transcrição da apresentação:

1 O movimento e o exercício

2 O movimento e o exercício
O corpo e o movimento Ao brincar, ao jogar futebol, ao tocar um instrumento musical, ao escrever e até para falar, realiza-se uma grande variedade de movimentos corporais. Mas como se produzem estes movimentos? Em primeiro lugar, é a contração dos músculos que, graças às suas propriedades de contratibilidade e de elasticidade, fazem movimentar os segmentos ósseos em que se fixam pelas articulações.

3 O movimento e o exercício
O corpo e o movimento (cont.) Os músculos podem contrair-se, diminuindo o seu comprimento e aumentando o seu volume – contratibilidade. Também podem alongar-se, aumentando o seu comprimento e diminuindo o seu volume – elasticidade. Para dobrar o braço pela articulação do cotovelo (flexão), os músculos da parte anterior contraem-se; para efetuar o movimento contrário (extensão), contraem-se os músculos da parte posterior. Flexão Extensão

4 O movimento e o exercício
O corpo e o movimento (cont.) Mas os músculos só se contraem ou alongam quando recebem ordens do cérebro. Este, através dos nervos, está em contacto com todos os tecidos, músculos e órgãos dos sentidos. Para receber uma bola, realizar um remate ou executar um passe, o sistema nervoso, analisando as informações fornecidas pelos órgãos dos sentidos, nomeadamente a visão, dá ordens para movimentar os músculos do corpo que permitem a execução daqueles gestos.

5 O movimento e o exercício
O corpo e o movimento (cont.) Contudo, os músculos, para produzirem o movimento, necessitam também de energia. Esta é fornecida pelo oxigénio e pelas substâncias nutritivas que são transportadas pelos sistemas respiratório e circulatório até aos músculos em atividade. Qualquer movimento, por mais simples que seja, resulta da ação do sistema locomotor, comandado pelo sistema nervoso e alimentado pelos sistemas respiratório e circulatório.

6 O movimento e o exercício
O corpo e o exercício O movimento corporal, quando é realizado de forma regular e com método, assume a designação de exercício físico. O organismo adapta-se progressivamente ao esforço exigido pelo exercício físico.

7 O movimento e o exercício
Vantagens imediatas do exercício físico A prática do exercício físico provoca diversas alterações fisiológicas imediatas, tais como o aumento da frequência cardíaca e da frequência respiratória. Frequência cardíaca é o número de batimentos do coração por minuto.

8 O movimento e o exercício
Vantagens imediatas do exercício físico (cont.) Frequência respiratória é o número de ciclos respiratórios (expiração e inspiração) por minuto.

9 O movimento e o exercício
Vantagens a médio prazo do exercício físico Aumento do volume dos músculos e melhoria da sua irrigação sanguínea - traduz-se num aumento da força e resistência. Extensão Flexão Mede o perímetro do teu braço nas posições indicadas – extensão e flexão. Se o fizeres periodicamente, certamente encontrarás valores progressivamente mais elevados.

10 O movimento e o exercício
Vantagens a médio prazo do exercício físico (cont.) Diminuição da frequência cardíaca em repouso – o coração, que também é um músculo, torna-se mais forte e volumoso, com maiores cavidades (aurículas e ventrículos). Um coração mais forte e com maiores cavidades permite enviar mais sangue para a circulação em cada batimento. É o que acontece quando, por teres treinado bem, estás em boa forma.

11 O movimento e o exercício
Vantagens a médio prazo do exercício físico (cont.) Diminuição da frequência respiratória - o volume de ar de cada inspiração aumenta, o que permite o transporte de maior quantidade de oxigénio para as células. Extensão Flexão Mede o perímetro da tua caixa torácica na inspiração e na expiração. Com o treino, estes valores aumentarão, o que corresponde a um benefício.

12 O movimento e o exercício
Vantagens a médio prazo do exercício físico (cont.) Ossos tornam-se mais fortes e articulações melhoram a mobilidade. A amplitude dos movimentos depende do grau de mobilidade das articulações.

13 O movimento e o exercício
A «dor de burro» Existem momentos em que o esforço realizado é superior às nossas capacidades, encontrando, então, o organismo alguns sistemas de defesa. Um exemplo desses mecanismos é, por exemplo, a «dor de burro». A «dor de burro» é uma dor forte que se manifesta de lado, debaixo da caixa torácica, mais frequentemente do lado direito.

14 O movimento e o exercício
A «dor de burro» (cont.) Para eliminar a «dor de burro», deve-se proceder do seguinte modo: 1. Diminuir a intensidade da atividade, inspirar várias vezes de forma profunda e massajar com a mão o local doloroso. 2. Se a dor persistir, deve-se andar e executar flexões de pernas. 3. Se mesmo assim a dor continuar, deve-se então parar e elevar o joelho desse lado contra o peito durante 10 segundos.

15 O movimento e o exercício
Por curiosidade O sistema locomotor é constituído por ossos, músculos e articulações. Observa com atenção as figuras seguintes e utiliza-as para tentares encontrar, no teu próprio corpo, os ossos, os músculos e as articulações que selecionares.

16 O movimento e o exercício
Atitude corporal correta: O corpo é constituído por três grandes regiões: cabeça, tronco e membros. Quando estas regiões estão bem equilibradas umas sobre as outras, há uma atitude corporal correta que se caracteriza por: pescoço direito; peito saliente; ombros ligeiramente para trás e ao mesmo nível; costas direitas, não arredondadas; ventre para dentro.

17 O movimento e o exercício
Atitude corporal correta (cont.): Uma postura corporal incorreta e o enfraquecimento dos músculos do tronco (abdominais, dorsais e lombares) podem provocar desvios de uma das partes mais importantes do esqueleto – a coluna vertebral. Os exercícios incluídos na aula de Educação Física, na medida em que desenvolvem os músculos de suporte da coluna vertebral, são uma forma de evitar ou corrigir estas deformações. Mas também é necessário prestar atenção à maneira como te sentas, como estás de pé ou como transportas cargas, para não te habituares a posições incorretas. Algumas pessoas têm um ombro mais alto do que o outro. Este é um dos vários desvios que a coluna pode sofrer e que se chama escoliose.

18 O movimento e o exercício
Conselhos para uma atitude corporal correta: 1. Manter as costas direitas. 2. Levantar corretamente objetos pesados.

19 O movimento e o exercício
Conselhos para uma atitude corporal correta (cont.): 3. Evitar posições incorretas. 4. Manter um postura corporal correta.

20 O movimento e o exercício
Conselhos para uma atitude corporal correta (cont.): Correr um minuto no mesmo lugar. Exercitar as regiões dorsal e lombar. Andar, equilibrando livros na cabeça. Exercitar a musculatura abdominal. 5. Cuidar diariamente da postura realizando alguns exercícios.


Carregar ppt "O movimento e o exercício"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google