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O movimento e o exercício. O corpo e o movimento Ao brincar, ao jogar futebol, ao tocar um instrumento musical, ao escrever e até para falar, realiza-se.

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Apresentação em tema: "O movimento e o exercício. O corpo e o movimento Ao brincar, ao jogar futebol, ao tocar um instrumento musical, ao escrever e até para falar, realiza-se."— Transcrição da apresentação:

1 O movimento e o exercício

2 O corpo e o movimento Ao brincar, ao jogar futebol, ao tocar um instrumento musical, ao escrever e até para falar, realiza-se uma grande variedade de movimentos corporais. Mas como se produzem estes movimentos? Em primeiro lugar, é a contração dos músculos que, graças às suas propriedades de contratibilidade e de elasticidade, fazem movimentar os segmentos ósseos em que se fixam pelas articulações. O movimento e o exercício

3 O corpo e o movimento (cont.) Os músculos podem contrair-se, diminuindo o seu comprimento e aumentando o seu volume – contratibilidade. Também podem alongar-se, aumentando o seu comprimento e diminuindo o seu volume – elasticidade. Para dobrar o braço pela articulação do cotovelo (flexão), os músculos da parte anterior contraem-se; para efetuar o movimento contrário (extensão), contraem-se os músculos da parte posterior. O movimento e o exercício Flexão Extensão

4 O corpo e o movimento (cont.) Mas os músculos só se contraem ou alongam quando recebem ordens do cérebro. Este, através dos nervos, está em contacto com todos os tecidos, músculos e órgãos dos sentidos. Para receber uma bola, realizar um remate ou executar um passe, o sistema nervoso, analisando as informações fornecidas pelos órgãos dos sentidos, nomeadamente a visão, dá ordens para movimentar os músculos do corpo que permitem a execução daqueles gestos. O movimento e o exercício

5 O corpo e o movimento (cont.) Contudo, os músculos, para produzirem o movimento, necessitam também de energia. Esta é fornecida pelo oxigénio e pelas substâncias nutritivas que são transportadas pelos sistemas respiratório e circulatório até aos músculos em atividade. O movimento e o exercício Qualquer movimento, por mais simples que seja, resulta da ação do sistema locomotor, comandado pelo sistema nervoso e alimentado pelos sistemas respiratório e circulatório.

6 O corpo e o exercício O movimento corporal, quando é realizado de forma regular e com método, assume a designação de exercício físico. O organismo adapta-se progressivamente ao esforço exigido pelo exercício físico. O movimento e o exercício

7 Vantagens imediatas do exercício físico A prática do exercício físico provoca diversas alterações fisiológicas imediatas, tais como o aumento da frequência cardíaca e da frequência respiratória. Frequência cardíaca é o número de batimentos do coração por minuto. O movimento e o exercício

8 Vantagens imediatas do exercício físico (cont.) Frequência respiratória é o número de ciclos respiratórios (expiração e inspiração) por minuto. O movimento e o exercício

9 Vantagens a médio prazo do exercício físico Aumento do volume dos músculos e melhoria da sua irrigação sanguínea - traduz-se num aumento da força e resistência. O movimento e o exercício Extensão Flexão Mede o perímetro do teu braço nas posições indicadas – extensão e flexão. Se o fizeres periodicamente, certamente encontrarás valores progressivamente mais elevados.

10 Vantagens a médio prazo do exercício físico (cont.) Diminuição da frequência cardíaca em repouso – o coração, que também é um músculo, torna-se mais forte e volumoso, com maiores cavidades (aurículas e ventrículos). O movimento e o exercício Um coração mais forte e com maiores cavidades permite enviar mais sangue para a circulação em cada batimento. É o que acontece quando, por teres treinado bem, estás em boa forma.

11 Vantagens a médio prazo do exercício físico (cont.) Diminuição da frequência respiratória - o volume de ar de cada inspiração aumenta, o que permite o transporte de maior quantidade de oxigénio para as células. O movimento e o exercício ExtensãoFlexão Mede o perímetro da tua caixa torácica na inspiração e na expiração. Com o treino, estes valores aumentarão, o que corresponde a um benefício.

12 Vantagens a médio prazo do exercício físico (cont.) Ossos tornam-se mais fortes e articulações melhoram a mobilidade. O movimento e o exercício A amplitude dos movimentos depende do grau de mobilidade das articulações.

13 A «dor de burro» O movimento e o exercício Existem momentos em que o esforço realizado é superior às nossas capacidades, encontrando, então, o organismo alguns sistemas de defesa. Um exemplo desses mecanismos é, por exemplo, a «dor de burro». A «dor de burro» é uma dor forte que se manifesta de lado, debaixo da caixa torácica, mais frequentemente do lado direito.

14 A «dor de burro» (cont.) Para eliminar a «dor de burro», deve-se proceder do seguinte modo: O movimento e o exercício 1. Diminuir a intensidade da atividade, inspirar várias vezes de forma profunda e massajar com a mão o local doloroso. 2. Se a dor persistir, deve-se andar e executar flexões de pernas. 3. Se mesmo assim a dor continuar, deve-se então parar e elevar o joelho desse lado contra o peito durante 10 segundos.

15 Por curiosidade O sistema locomotor é constituído por ossos, músculos e articulações. O movimento e o exercício Observa com atenção as figuras seguintes e utiliza-as para tentares encontrar, no teu próprio corpo, os ossos, os músculos e as articulações que selecionares.

16 O corpo é constituído por três grandes regiões: cabeça, tronco e membros. Quando estas regiões estão bem equilibradas umas sobre as outras, há uma atitude corporal correta que se caracteriza por: pescoço direito; peito saliente; ombros ligeiramente para trás e ao mesmo nível; costas direitas, não arredondadas; ventre para dentro. O movimento e o exercício Atitude corporal correta:

17 Uma postura corporal incorreta e o enfraquecimento dos músculos do tronco (abdominais, dorsais e lombares) podem provocar desvios de uma das partes mais importantes do esqueleto – a coluna vertebral. O movimento e o exercício Atitude corporal correta (cont.) : Os exercícios incluídos na aula de Educação Física, na medida em que desenvolvem os músculos de suporte da coluna vertebral, são uma forma de evitar ou corrigir estas deformações. Mas também é necessário prestar atenção à maneira como te sentas, como estás de pé ou como transportas cargas, para não te habituares a posições incorretas. Algumas pessoas têm um ombro mais alto do que o outro. Este é um dos vários desvios que a coluna pode sofrer e que se chama escoliose.

18 Conselhos para uma atitude corporal correta: 1. Manter as costas direitas. 2. Levantar corretamente objetos pesados. O movimento e o exercício

19 Conselhos para uma atitude corporal correta (cont.) : 3. Evitar posições incorretas. 4. Manter um postura corporal correta.

20 O movimento e o exercício Conselhos para uma atitude corporal correta (cont.) : 5. Cuidar diariamente da postura realizando alguns exercícios. Correr um minuto no mesmo lugar. Exercitar as regiões dorsal e lombar. Andar, equilibrando livros na cabeça. Exercitar a musculatura abdominal.


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