A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ergonomia Adaptação do trabalho ao homem. Pessoas diferentes Capacidades físicas e mentais diferentes. Tarefas que exijam elevada acuidade visual Visão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ergonomia Adaptação do trabalho ao homem. Pessoas diferentes Capacidades físicas e mentais diferentes. Tarefas que exijam elevada acuidade visual Visão."— Transcrição da apresentação:

1 Ergonomia Adaptação do trabalho ao homem. Pessoas diferentes Capacidades físicas e mentais diferentes. Tarefas que exijam elevada acuidade visual Visão desfocada e sensação de olhos a arder. Teclar de forma incorrecta Síndroma do Túnel Cárpico. Posição sentado incorrecta Dores nas costas e no pescoço. LMELT – Lesões músculo-esqueléticas ligadas ao Trabalho. Na Europa 40% dos trabalhadores estão 25% do tempo de trabalho expostos a 3 factores factores de risco (Posições dolorosas; Cargas pesadas; Tarefas curtas e repetitivas)

2 Ergonomia Posição de Trabalho - de Pé Provoca sobrecarga nas pernas Diminuição do grau de atenção. Altura do plano de trabalho adequada. Comandos, materiais e equipamentos devem estar ao alcance do trabalhador. Espaço suficiente para os pés. Evitar curvar as costas. Não deve usar-se roupa apertada.

3 Ergonomia Altura do Plano de trabalho: Costas direitas e ombros relaxados. Corpo próximo da bancada e peso distribuído pelas duas pernas. Mãos próximas do corpo, numa posição natural. Trabalho de precisão Trabalho moderado Trabalho pesado Comandos, interruptores e alavancas devem estar num nível mais baixo do que os ombros. Usar calçado adequado. Posição de Trabalho - de Pé

4 Ergonomia Posição de Trabalho - Sentado A cabeça inclinada para baixo ou para cima força os músculos do pescoço. Observação prolongada de terminais vista desfocada e dores de cabeça. Movimentos repetitivos e restrições à postura dores nas mão, nos braços, costas e ombros, rigidez muscular.

5 Ergonomia Posição de Trabalho - Sentado Plano de trabalho ao nível dos cotovelos. Corpo próximo da mesa. Costas erectas e ombros relaxados. Trabalho de precisão Apoio para mão e\ou antebraço. Mesa de arestas baleadas e tampo baço.

6 Ergonomia Posição de Trabalho - Sentado Altura da cadeira ajustável Planta dos pés apoiada no chão Apoio de pés. Espaço suficiente para as pernas, permitindo mudanças de posição. O trabalho deve ser variado. Deve fazer-se mini-pausas em vez de pausas longas.

7 Ergonomia Trabalho Físico Pesado Trabalho físico pesado Estado de fadiga rápida. Ausência de esforço físico Monotonia. Variação de tarefas Pausas para descansar Evitar cargas estáticas.

8 Ergonomia Movimentação Manual de Cargas Deve ser substituído por meios mecânicos. Deve ser realizado com auxilio das pernas e não das costas. Separar bem os pés e distribuir bem o peso do corpo. Flectir os joelhos. Aproximar o corpo do objecto. Manter as costas e o pescoço alinhados. As pernas vão-se flectindo lentamente. Apoiar as carga nas mãos e não nos dedos. O objecto deve permanecer sempre próximo do corpo.

9 Ergonomia Órgãos de Comando Devem estar ao alcance do operador. Selecção adequada dos comandos: Precisão/velocidade manuais; Força accionados pé. Comandos bem identificados. Mecanismos de prevenção de accionamento acidental. Funcionar segundo os estereótipos.

10 Ergonomia Selecção de Ferramentas Devem ser de boa qualidade e certificadas. Adequadas à tarefa e condições em que é executada. Não deve produzir carga estática. Evitar que se formem ângulos inadequados da mão- punho-braço. Diminuir a pressão desconfortável na palma da mão.

11 Ergonomia

12 Iluminação adequada, sem cintilação nem encadeamento. Ergonomia Trabalho Com Equipamentos Dotados de Visor


Carregar ppt "Ergonomia Adaptação do trabalho ao homem. Pessoas diferentes Capacidades físicas e mentais diferentes. Tarefas que exijam elevada acuidade visual Visão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google