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TEGAEL, SA - 2004 1 Bioimecânica - LER / DORT Conselhos ergonômicos PROF. MANUEL S. S. JARUFE.

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1 TEGAEL, SA Bioimecânica - LER / DORT Conselhos ergonômicos PROF. MANUEL S. S. JARUFE

2 TEGAEL, SA LER/DORT O que é LER/DORT? Lesões por esforços repetitivos são inflamações dos músculos, tendões e nervos causados por atividades que exigem força, repetitividade e posturas erradas. Quando estas lesões têm relação com o trabalho, adota-se o termo D.O.R.T (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho)

3 TEGAEL, SA LER/DORT 1ª Fase: A dor aparece durante os movimentos e é difusa, ou seja, não é possível definir exatamente que parte do corpo está doendo. 2ª Fase: Nesse estágio a dor é mais persistente, mas o quadro ainda é leve. Se as condições de trabalho forem alteradas ainda é possível reverter o caso. 3ª Fase: A partir desse estágio a doença é crônica, sendo, portanto, irreversível. Há perturbação durante o sono, em razão das dores, e as inflamações se tornam um processo degenerativo, que pode afetar os nervos e os vasos sangüíneos de maneira prejudicial. Nessa fase a dor é sentida em pontos definidos e não cede mesmo durante períodos de relaxamento e repouso. A dor aparece sobre a forma de pontadas e choques.

4 TEGAEL, SA LER/DORT 4ª Fase: Entre o penúltimo estágio e esse, os processos infecciosos podem causar deformidades, como cistos, inchaços e perda de potência (força). A dor pode ser tornar insuportável, e até atividades comuns da vida diária, como escovar dentes e cabelos, tornam-se impraticáveis. Nessa última fase, muitos pacientes recebem injeção de morfina para aliviar a dor e alguns chegam até a passar por cirurgias.

5 TEGAEL, SA Além da repetitividade, pode provocar LER /DORT: A sobrecarga estática ( que é o uso da musculatura, ficando Parado ou segurando muito peso por períodos de tempo prolongados ); O excesso de força para execução de tarefas; Os trabalhos sob temperaturas extremas (muito frio e muito calor); O uso prolongado de instrumentos com vibração excessiva. Postos de trabalho inadequados em termos ergonômicos Todos estes fatores podem contribuir para o aparecimento de problemas musculoesqueléticos.

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7 7 CUIDADOS NO TRABALHO PARA EVITAR A LER/DORT Aumentar o grau de liberdade para a realização da tarefa, reduzindo a fragmentação e a repetição, estabelecer rodízios; Estabelecer pausas, durante a jornada de trabalho para relaxar, distencionar e permitir a livre movimentação Os móveis e equipamentos devem ser adaptados às características físicas do trabalhador; Ferramentas e equipamentos de trabalho devem ser adequados ao seu operador; A melhor postura é aquela chamada de NEUTRA e que permite mudança; Praticar ginástica laboral e atividades físicas.

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9 9 Exercícios no escritório Um dos maiores fatores de risco é a postura estática. Despenda de, pelo menos, 5 minutos por hora longe do seu computador. Execute exercícios ou movimentos de alongamento periodicamente. Este slide mostra algumas ilustrações de movimentos de alongamento que pode executar no escritório: Exercícios com as mãos Feche firmemente a mão contra o pulso e abra, esticando os dedos. Repita 3 vezes

10 TEGAEL, SA Exercícios para as costas e ombros Levante-se, com as costas em posição vertical, coloque a mão direita no seu ombro esquerdo e mova a cabeça para trás suavemente. Repita o exercício para o ombro direito

11 TEGAEL, SA Exercícios para a cabeça e o pescoço Movimente a cabeça da esquerda para a direita e novamente para a esquerda Movimente a cabeça de trás para a frente

12 TEGAEL, SA Alongamentos na cadeira … Sentado ao computador por longos períodos causa, geralmente, tensão no pescoço e nos ombros e dores na zona lombar. Exercite os alongamentos, conforme abaixo indicado, várias vezes ao dia e/ou sempre que se sinta cansado. Não se esqueça de se levantar de vez em quando e andar pelo escritório! Vai ver que se sentirá melhor! segundos 2 vezes segundos 8-10 segundos Para cada lado segundos

13 TEGAEL, SA … Alongamentos na cadeira … 3-5 segundos 3 vezes segundos Cada braço 10 segundos

14 TEGAEL, SA … … Alongamentos na cadeira 8-10 segundos Cada lado 8-10 segundos Cada lado segundos 2 vezes 8-10 segundos Abane as mãos

15 TEGAEL, SA Horrores no escritório… Costas não apoiadas no encosto da cadeira Pés não apoiados no chão Mouse longe causando força no ombro Teclado mal posicionado Monitor mal posicionado Luminária mal posicionada Cactos crescem em ambientes secos e quentes! Pescoço virado para olhar para o monitor Almofadado a pressionar a zona inferior da coxa

16 TEGAEL, SA Ambiente de trabalho ideal… Cabeça levantada Ombros relaxados Costas eretas e apoiadas Material de referência bem posicionado Monitor à altura dos olhos e braços distanciados Olhar em frente Mãos alinhadas com o antebraço Pressão moderada do almofadado da cadeira Pés firmes no descanso de pés

17 TEGAEL, SA …Ambiente de trabalho ideal… Elimine qualquer reflexo no seu monitor. Posicione os restantes equipamentos em locais acessíveis.


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