A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Respiratório Professora Helena.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Respiratório Professora Helena."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Respiratório Professora Helena

2 Sistema Respiratório É formado por um conjunto de órgãos por onde o ar, contendo oxigênio, circula pelo organismo.

3 Estruturas do Sistema Respiratório
Nariz Fossas Nasais Faringe Laringe Traquéia Brônquios Bronquíolos Alvéolos

4 Responsável por captar, filtrar e umedecer o ar inspirado.
Nariz e Fossas Nasais Responsável por captar, filtrar e umedecer o ar inspirado. Possuem um revestimento dotado de células produtoras de muco e células ciliadas.

5 Essa secreção em contato com o ar torna-se ressecada e forma a meleca.
A secreção produzida nas fossas nasais funciona como uma barreira contra a entrada de microrganismos e impurezas, impedindo que cheguem aos pulmões. Essa secreção em contato com o ar torna-se ressecada e forma a meleca.

6 Nariz No teto das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato.

7 Faringe É um canal comum aos sistemas digestório e respiratório e comunica-se com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe.

8 Laringe É um tubo formado por peças de cartilagem que comunica a faringe com a traquéia.

9 Laringe Na entrada da laringe existe uma estrutura de cartilagem denominada epiglote, que funciona como uma porta. Quando nos alimentamos, a laringe sobe e sua entrada é fechada pela epiglote. Isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratórias.

10 Cordas Vocais O epitélio que reveste a laringe apresenta pregas, as cordas vocais, capazes de produzir sons durante a passagem de ar.

11 Cordas Vocais Epiglote

12 TRAQUÉIA

13 Traquéia É um tubo de aproximadamente centímetros de comprimento, cujas paredes são reforçadas por anéis cartilaginosos. Bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios, que penetram nos pulmões.

14 Traquéia Seu epitélio de revestimento muco-ciliar adere partículas de poeira e bactérias presentes no ar inalado. São posteriormente varridas para fora (graças ao movimento dos cílios) e engolidas ou expelidas.

15 Pulmões Os pulmões humanos são órgãos esponjosos, com cerca de 25 cm de comprimento. Nos pulmões os brônquios ramificam-se, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos.

16 Alvéolos Pulmonares Cada bronquíolo termina em pequenas bolsas denominadas alvéolos pulmonares.

17 A base de cada pulmão apóia-se no diafragma.
Órgão músculo-membranoso que separa o tórax do abdome, promovendo os movimentos respiratórios. 

18 Respiração É o mecanismo de entrada e saída de ar através dos pulmões e vias aéreas.

19 Quantas vezes você respira em 1 minuto?

20 Quantas vezes você respira em 1 hora?
15 x 60 minutos = 900 vezes

21 Quantas vezes você respira em 1 dia?
900 x 24 horas = vezes

22 Função do Sistema Respiratório
Realizar a troca gasosa, ou seja, levar oxigênio (O2) às células e eliminar o dióxido de carbono (CO2) produzido por elas. 

23 Entendendo o funcionamento do sistema respiratório ...
  A maioria das células de nosso corpo utilizam o Oxigênio como combustível para a produção de energia. Este processo tem como resultado final a liberação de Gás Carbônico.   O excesso de CO2 tem efeito tóxico em nosso corpo, por esta razão, ele deve ser eliminado. Isto é feito de forma rápida e eficiente pelo sistema respiratório.

24 Promove a entrada de ar nos pulmões.
Inspiração Promove a entrada de ar nos pulmões. Dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, promovendo o aumento da caixa torácica, com conseqüente redução da pressão interna (em relação à externa), forçando o ar a entrar nos pulmões.

25 Promove a saída de ar dos pulmões
Expiração Promove a saída de ar dos pulmões Dá-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma eleva-se e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torácica, com conseqüente aumento da pressão interna, forçando o ar a sair dos pulmões.  2

26 Que o espirro pode atingir velocidade de até 160 Km/h...
Você sabia? Que o espirro pode atingir velocidade de até 160 Km/h...

27 Sistema Respiratório O ar percorre toda a via aérea até os alvéolos pulmonares onde inicia a troca de oxigênio e gás carbônico entre o ar e os tecidos.

28 Hematose É o processo de troca de oxigênio e gás carbônico entre os alvéolos e o sangue. CO2 O2 Nos alvéolos pulmonares o gás oxigênio do ar difunde-se para os capilares sangüíneos e penetra nas hemácias, enquanto o gás carbônico é liberado para o ar. Sangue não oxigenado CO2 O2 Sangue oxigenado

29 O transporte do Oxigênio no sangue é feito através da Hemoglobina que é uma proteína encontrada nas hemáceas. Cada molécula de Hemoglobina é capaz de se ligar a 4 moléculas de oxigênio.

30 Hemáceas As hemáceas são as células vermelhas do nosso sangue e contêm a hemoglobina que é a responsável pelo transporte de oxigênio para os tecidos.

31 O gás carbônico eliminado pela respiração será novamente transformado em oxigênio através de um processo realizado pelas plantas verdes.

32 Fotossíntese É um processo de produção de alimentos e oxigênio que ocorre, na presença de luz, nas células que contêm pigmento verde (CLOROFILA)

33 Poluição

34

35

36 Professora Helena Colégio Harmonia


Carregar ppt "Sistema Respiratório Professora Helena."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google