A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA RESPIRATÓRIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA RESPIRATÓRIO"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA RESPIRATÓRIO

2 Compreende dois processos INSPIRAÇÃO Entrada de O 2 pelo nariz até os pulmões. Músculos intercostais se contraem, empurram as costelas, o diafragma se contrai para baixo e aumenta a caixa torácica.

3 EXPIRAÇÃO Eliminação de CO 2 para o exterior. Músculos intercostais relaxam, deixam as costelas descerem, o diafragma relaxa e vai para cima e diminui a caixa torácica.

4 O SISTEMA RESPIRATÓRIO 1-Por onde o ar entra; sentido do olfato. 2-Onde passa ar e alimento. 3-Tubo cartilaginoso, leva o ar às traquéias. Há pregas vocais onde a voz é produzida. 4-Tubo longo com anéis cartilaginosos; em seu interior há tecido epitelial ciliado produz muco. 5-Tubos reforçados por anéis que conduzem o ar aos pulmões. 6-Canais dentro dos pulmões, que surgem pela subdivisão dos brônquios, onde se encontram os alvéolos. (conjunto- árvore respiratória. 7-São 2, esponjosos, onde ocorre a troca gasosa. Direito (3 lóbulos); esquerdo (2 lóbulos). Cada um está envolto por membrana- pleura. 1-Cavidades nasais; 2-Faringe; 3-Laringe; 4-Traquéia; 5-Brônquios; 6-Bronquíolos 7-Pulmões.

5 HEMATOSE- TROCA DE GASES Ocorre através das finas paredes dos alvéolos e dos capilares sanguíneos A superfície precisa estar úmida. A superfície precisa ser ampla (aumenta a troca) e fina para a troca ser rápida. O sangue precisa ser mobilizado para manter diferença de pressão dos gases dissolvidos em relação ao exterior. A troca ocorre por difusão.

6 O 2 alvéolos capilares hemácias. Combina com a hemoglobina oxi-hemoglobina. Assim ele viaja pelo corpo, chegando aos capilares de todos os tecidos Cada hemácia transporta pelo menos 1 bilhão de moléculas de O 2. Nos tecidos, dissociam-se das hemácias e vão para as células, onde são absorvidos pela mitocôndria- respiração celular. As células produzem o CO 2 que fazem o caminho contrário para serem eliminados pela expiração. A respiração é regulada pelo sistema nervoso de acordo com a necessidade do corpo.

7 POLUIÇÃO DO AR E O FUMO Poluentes: esporos, pólen, escamas de pele, bactérias, fumaça e detritos de queimadas, cigarro e gases expelidos pela combustão dos carros. O primeiro órgão a ser atingido é o nariz – poluentes vão se depositando no muco. Quando substâncias são rejeitadas pelo Sistema Respiratório (SR), ocorre o espirro, coriza e prurido. Cigarro: câncer no pulmão e enfisema pulmonar, bronquites crônicas, aumento da pressão arterial e alterações no ritmo cardíaco. O monóxido de carbono combina-se com a hemoglobina-dificuldade de transporte de O 2.

8 INFECÇÕES E DOENÇAS DO SISTMEA RESPIRATÓRIO Resfriado: vírus (aumenta secreção nasal, dor de garganta, rouquidão e tosse seca Gripe: vírus Influenza-(febre, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares. Pneumonia:inflamação dos alvéolos ocorrendo acúmulo de líquidos e glóbulos brancos mortos dificultando troca gasosa (febre, falta de ar, dores no tórax e tosse). Tuberculose: bactéria - Mycobacterium tuberculosis (o tecido pulmonar é destruído e substituído por outro mais grosso e fibroso, atrapalhando troca gasosa (tosse, eliminação de muco, falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, cansaço e febre baixa). Vacina BCG. Asma: origem alérgica. Estreitamento reversível dos brônquios causada por inflamação Bronquite crônica: inflamação dos brônquios por agentes irritantes:fumo (produção de muito muco, obstruindo vias respiratórias. Faringite: inflamação da faringe (dor de garganta, febre e dificuldade de se alimentar. Enfisema: Perda das fibras elásticas e destruição das paredes que separam os alvéolos, causado pelo fumo.


Carregar ppt "SISTEMA RESPIRATÓRIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google