A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS METODOLOGIA DO ENSINO DO HANDEBOL Professor: Ms. Emerson Miguel da Cruz Handebol – Um conceito O handebol é um desporto que teve origem no futebol, e portanto trás a idéia de um futebol jogado com as mãos. É uma disputa entre duas equipes que tem por objetivo fazer o maior número de gols e impedir que o adversário o faça, para tanto são usados gestos técnicos específicos como: passe, arremesso, drible, bloqueio, interceptação do passe dentre outros. O jogo de handebol é muito dinâmico e precisa de muita resistência, velocidade, agilidade, força e raciocínio rápido para conseguir aplicar as várias possibilidade táticas, tanto individuais quanto coletivas que muito favorecem o êxito nesta modalidade. Atualmente é jogado em uma quadra de 40 x 20 m com 7 jogadores de cada lado, sendo um o goleiro, e tem regras próprias que o caracterizam tais como: o espaço da área é só do goleiro, jogadores fora da área do goleiro não podem tocar com o pé na bola, após receber a bola pode se dar apenas três passos (sem driblar), dentre várias outras. Em suma é um desporto bastante divertido no qual acontecem muitos gols o que o torno muito aceito em nossa cultura de amantes do futebol onde o gol é o ponto alto do jogo.

2 A QUADRA DE JOGO:

3 CONCEITOS DE TÉCNICA: Em termos simples, técnica é a maneira pela qual uma habilidade é desempenhada. Considere a técnica como sendo a maneira específica de realizar um exercício físico, ou seja, o conjunto de procedimentos que, por meio de sua forma e conteúdo, assegura e facilita o movimento. A técnica perfeita é a busca da realização de um movimento de maneira mais eficiente e racional (Bompa 2005 – Treinando atletas de Desporto Coletivo). Fundamentos técnicos: são portanto gestos específicos usados para atender os objetivos de uma determinada modalidade, que devem ser executados com a máxima eficiência e o menor consumo possível de energia (Cruz 2007).

4 Fundamentos técnicos ofensivos:
Arremesso: Ato ou gesto motor usado para lançar a bola ao gol, e tem por objetivo único e exclusivo conseguir este intento. Passe: ato de transferir, jogar, passar a bola para alguém de sua equipe, tem por finalidade principal organizar a ação ofensiva de forma coletiva, possibilitando criar uma melhor oportunidade possível para alguém da equipe fazer o gol. Recepção: ato de segurar, receber a bola; é o fundamento que permite a seqüência de passes, pois se alguém lhe passa a bola e você não a recebe fatalmente esta irá para as mãos do adversário. Drible: ato de quicar a bola, tem como finalidade dar mais liberdade de deslocamento pela quadra sem limite máximo de passadas. Finta: mudanças bruscas na direção do movimento que tem por objetivo enganar ou confundir o adversário, conseguindo assim uma melhor oportunidade de fazer o gol ou a assistência a um colega melhor posicionado.

5 Regras aplicadas: Área do goleiro: a área do goleiro é espaço de jogo exclusivo deste jogador, não podendo ser utilizada nem pelo ataque e nem pela defesa. Não dar mais de três passos após fazer a recepção da bola (com a bola nas mãos) ou ficar mais de três segundos com a posse da mesma. Só pode driblar a bola de cima para baixo, não retendo a mesma na mão (tipo drible de basquete), não driblar receber e voltar a driblar novamente (dois toques), não driblar com as duas mão simultaneamente. Pisar na linha lateral para fazer a reposição da bola em jogo quando a mesma sai por uma das linhas laterais. A bola não pode ser jogada com os pés (pelos jogadores de linha), e pé no handebol é qualquer parte abaixo do joelho.

6 Os jogadores de defesa devem se manter a distância mínima de três metros da bola quando da cobrança de qualquer falta (tiro livre). Praticamente todas as faltas do handebol são cobradas do local onde aconteceram, excetuando as que acontecem dentro da linha pontilhada de ataque. Toda vez que se faz gol no handebol a bola deve ser solta na linha central no meio de campo.

7 Inserir nomes e conceitos dos fundamentos de defesa.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google