A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fatores externos que afetam o desenvolvimento (motor) Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado 1º. Semestre/2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fatores externos que afetam o desenvolvimento (motor) Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado 1º. Semestre/2008."— Transcrição da apresentação:

1 Fatores externos que afetam o desenvolvimento (motor) Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado 1º. Semestre/2008

2 Fatores intrínsecos ao indivíduo Herança Genética – responsável pela individualidade e similaridade (tendência do desenvolvimento do SER HUMANO acontecer de maneira ordenada e previsível) Herança Genética – responsável pela individualidade e similaridade (tendência do desenvolvimento do SER HUMANO acontecer de maneira ordenada e previsível)

3 Fatores intrínsecos ao indivíduo Direção desenvolvimentista (Geisell, 1954) – explica a coordenação e o controle motor crescentes em função do SN e maturação. Direção desenvolvimentista (Geisell, 1954) – explica a coordenação e o controle motor crescentes em função do SN e maturação. Seqüência ordenada e previsível do desenvolvimento físico acontece da cabeça aos pés (céfalo-caudal) e do centro para as extremidades (próximo- distal). Seqüência ordenada e previsível do desenvolvimento físico acontece da cabeça aos pés (céfalo-caudal) e do centro para as extremidades (próximo- distal).

4 Fatores intrínsecos ao indivíduo Céfalo-caudal – progressão gradual do controle crescente sobre mm, da cabeça aos pés. Céfalo-caudal – progressão gradual do controle crescente sobre mm, da cabeça aos pés. Ex: No feto a cabeça forma-se primeiro; braços formam-se antes das pernas. Bebês controlam primeiro cabeça, pescoço, tronco e depois pernas e pés. Ex: No feto a cabeça forma-se primeiro; braços formam-se antes das pernas. Bebês controlam primeiro cabeça, pescoço, tronco e depois pernas e pés.

5 Fatores intrínsecos ao indivíduo Próximo-distal – controle mm a partir do centro do corpo até suas partes mais distantes. Próximo-distal – controle mm a partir do centro do corpo até suas partes mais distantes. Ex: Tronco e área dos ombros crescem antes dos braços e pernas, que crescem antes dos dedos das mãos e pés. Ex: Tronco e área dos ombros crescem antes dos braços e pernas, que crescem antes dos dedos das mãos e pés.

6 Fatores intrínsecos ao indivíduo Índice de crescimento (flutuação auto- reguladora) – capaz de corrigir desvios mínimos! Característica universal resistente à influência externa = plasticidade desenvolvimentista (em condições favoráveis). Índice de crescimento (flutuação auto- reguladora) – capaz de corrigir desvios mínimos! Característica universal resistente à influência externa = plasticidade desenvolvimentista (em condições favoráveis). Ex: ganho de peso do bebê prematuro. Ex: ganho de peso do bebê prematuro. Obs: privações severas = déficits permanentes Obs: privações severas = déficits permanentes

7 Fatores intrínsecos ao indivíduo Períodos críticos e suscetíveis à aprendizagem – indivíduo está mais suscetível a certos tipos de estímulos em certas épocas da vida (o desenvolvimento normal em períodos posteriores pode ser prejudicado se a criança não receber estímulo apropriado no momento crítico). Períodos críticos e suscetíveis à aprendizagem – indivíduo está mais suscetível a certos tipos de estímulos em certas épocas da vida (o desenvolvimento normal em períodos posteriores pode ser prejudicado se a criança não receber estímulo apropriado no momento crítico).

8 Fatores intrínsecos ao indivíduo Características individuais – cada pessoas é um indivíduo peculiar com sua própria escala de tempo para o desenvolvimento = combinação da hereditariedade + influências ambientais. Características individuais – cada pessoas é um indivíduo peculiar com sua própria escala de tempo para o desenvolvimento = combinação da hereditariedade + influências ambientais. Estimativas (média de idade) para saber ± quando a criança estará apta para… Estimativas (média de idade) para saber ± quando a criança estará apta para…

9 Fatores intrínsecos ao indivíduo Filogenia (biologia) e Ontogenia (ambiente). Habilidades filogenéticas – resistentes a influências ambientais/externas (vem da evolução da espécie humana). Habilidades filogenéticas – resistentes a influências ambientais/externas (vem da evolução da espécie humana). Ex: Componentes básicos: locomoção, manipulação e estabilização Ex: Componentes básicos: locomoção, manipulação e estabilização

10 Fatores intrínsecos ao indivíduo Habilidades Ontogenéticas – dependem do aprendizado e das oportunidades ambientais (nadar, patinar no gelo, escalar montanhas); não surgem naturalmente! Requerem período de prática/experiência; influenciadas pela cultura. Habilidades Ontogenéticas – dependem do aprendizado e das oportunidades ambientais (nadar, patinar no gelo, escalar montanhas); não surgem naturalmente! Requerem período de prática/experiência; influenciadas pela cultura.

11 Fatores ambientais Vínculo – ligação emocional entre pais e filhos, perdura ao longo do tempo, distância, privações, vontade. Começa e se desenvolve no nascimento e pode ser estabelecido de modo incompleto com uma separação precoce (ex: bebês que nascem prematuramente). Relação com a memória. Vínculo – ligação emocional entre pais e filhos, perdura ao longo do tempo, distância, privações, vontade. Começa e se desenvolve no nascimento e pode ser estabelecido de modo incompleto com uma separação precoce (ex: bebês que nascem prematuramente). Relação com a memória. Obs: Não supervalorizar sua importância! Obs: Não supervalorizar sua importância!

12 Fatores ambientais Estímulo e Privação – afetam o desenvolvimento! Estímulo e Privação – afetam o desenvolvimento! Dennis (1960) – estudo em 3 instituições infantis (Iran): restrição ambiental, falta de cuidados, quietude ambiental, ausência geral de oportunidades motoras = retardo no desenvolvimento motor. Dennis (1960) – estudo em 3 instituições infantis (Iran): restrição ambiental, falta de cuidados, quietude ambiental, ausência geral de oportunidades motoras = retardo no desenvolvimento motor. Obs : condições externas de privação ambiental podem romper tanto a seqüência como o nível de aquisição das habilidades motoras (ex: crianças cegas; nascimento prematuro). Obs : condições externas de privação ambiental podem romper tanto a seqüência como o nível de aquisição das habilidades motoras (ex: crianças cegas; nascimento prematuro).

13 Fatores ambientais Prematuridade (nascimento antes do tempo) – grande preocupação em relação ao retardo mental e físico; alta mortalidade! Prematuridade (nascimento antes do tempo) – grande preocupação em relação ao retardo mental e físico; alta mortalidade! Nasce com peso esperado para sua idade gestacional; pode ter mais problemas/dificuldades de aprendizagem, linguagem, interação social, coordenação motora (comparado a outros). Nasce com peso esperado para sua idade gestacional; pode ter mais problemas/dificuldades de aprendizagem, linguagem, interação social, coordenação motora (comparado a outros).

14 Fatores ambientais Nascituros de muito baixo peso (NMBP) e baixo peso (NBP) = 1,5kg Nascituros de muito baixo peso (NMBP) e baixo peso (NBP) = 1,5kg (DAgostinho; Clifford, 1998) Peso abaixo do esperado para sua idade gestacional (retardo no crescimento intra- uterino; pequenos para idade). Peso abaixo do esperado para sua idade gestacional (retardo no crescimento intra- uterino; pequenos para idade). Causas possíveis: comportamento materno, gestação dupla, classe social... Causas possíveis: comportamento materno, gestação dupla, classe social... NBP se recuperam melhor! NBP se recuperam melhor!

15 Fatores ambientais Desordens alimentares – obesidade, anorexia e bulimia nervosas, desordem alimentar compulsiva. Desordens alimentares – obesidade, anorexia e bulimia nervosas, desordem alimentar compulsiva. Todas afetam o desenvolvimento e comportamento motor (relação com outros fatores que também são afetados). Todas afetam o desenvolvimento e comportamento motor (relação com outros fatores que também são afetados).


Carregar ppt "Fatores externos que afetam o desenvolvimento (motor) Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado 1º. Semestre/2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google