A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saúde, vida e cérebro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saúde, vida e cérebro."— Transcrição da apresentação:

1 Saúde, vida e cérebro

2 Cérebro Existem cerca de 100 bilhões de neurônios em 1,4 quilo de massa orgânica, o qual corresponde ao peso aproximado de um cérebro adulto. Esse peso equivale a 2% do peso do corpo. O cérebro consome 25% de todo o oxigênio utilizado pelo nosso organismo.

3 A divisão do cérebro No interior do cérebro fica a massa branca. Lá existe uma complexa rede de comunicações: quando você quer fazer qualquer coisa, é a rede de neurônios da massa branca que transmite as informações para que sua vontade seja realizada (a uma velocidade de até 400 km/h!). O cerebelo fica na parte de trás do cérebro. Ele é o responsável pela nossa coordenação e equilíbrio. O córtex é a parte externa, mais conhecida de massa cinzenta. Ele é o responsável pela nossa capacidade de pensar e de interpretar as informações enviadas pelos nossos cinco sentidos.

4 Vida Vida é um conceito amplo que tem diversos significados, como o processo natural dos seres vivos, o tempo que leva entre a concepção e a morte ou aquilo que faz com que o ser vivo esteja vivo. A vida de um ser vivo pode ser medida ao longo de sua existência. Os seres vivos nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se, envelhecem e morrem.

5 Início da Vida Segundo os cientistas, se a morte ocorre com a interrupção da função cerebral, a vida se iniciaria com o início da função cerebral. Com a fecundação: no momento em que o esperma entra no óvulo, que ocorre de 12 a 48 horas depois do ato da concepção. Com o início da atividade cardíaca: para alguns cientistas, a vida humana começa em torno da quarta semana de gestação, quando o coração começa a bater. Com a formação do sistema nervoso central: na quinta semana, o embrião já apresenta movimentos involuntários, o que indica a atividade do sistema nervoso. Com o início da atividade cerebral: alguns pesquisadores apontam o início da vida no instante em que as ondas cerebrais começam a surgir, na oitava semana.

6 Com a nidação: no momento em que o embrião se firma na parede do útero
Com a nidação: no momento em que o embrião se firma na parede do útero. A partir desse momento, se inicia os movimentos celulares que farão surgir os órgãos do corpo, dando forma humana ao embrião. O processo começa próximo ao quinquagésimo dia de gravidez. Com o surgimento do feto: A maioria dos estudiosos acredita que a vida humana inicia-se na nona semana de gestação, quando o embrião se transforma em feto, com a formação básica dos órgãos. Deste momento em diante o feto praticamente só aumenta de tamanho.

7 Saúde Saúde significa o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano. Ter saúde é viver com boa disposição física e mental. A saúde de um indivíduo pode ser determinada pela própria biologia humana, pelo ambiente físico, social e econômico a que está exposto e pelo seu estilo de vida, isto é, pelos hábitos de alimentação e outros comportamentos que podem ser benéficos ou prejudiciais.

8 A saúde determinada Pelo ambiente
As pessoas que estão expostas a condições precárias por não possuírem saneamento básico (água, limpeza, esgotos, etc.), assistência médica adequada e uma alimentação saudável têm a sua saúde seriamente afetada. Uma boa saúde está associada ao aumento da qualidade de vida. Uma alimentação balanceada, a prática regular de exercícios físicos e o bem-estar emocional são fatores determinantes para um estado de saúde equilibrado.

9 Trabalho realizado por:
Ana Carolina F. Vieira, nº 01 Raphael A. C. D’ Oliveira, nº 26 Yasmim Shiori Fushimi, nº 28 8ª série


Carregar ppt "Saúde, vida e cérebro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google