A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Adriana Amorim Ciências – Cap. 2 8º ano - Colégio MV.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Adriana Amorim Ciências – Cap. 2 8º ano - Colégio MV."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Adriana Amorim Ciências – Cap. 2 8º ano - Colégio MV

2 Todos os dias você acorda pela manhã e inicia suas atividades, que se estendem até a noite. Anote no caderno suas atividades diárias, registrando suas ações desde o momento em que acorda até a hora em que se deita para dormir. Pergunta: Quais sistemas do seu corpo são responsáveis pela realização destas atividades? Vamos conversar um pouco? 8%

3 Durante toda a nossa vida, nós reagimos com o meio, recebendo estímulos e reagindo a ele. Para que isso ocorra, nosso organismo dispõe de cinco sentidos: Como interagimos com o meio 8% VISÃO

4 AUDIÇÃO OLFATO

5 TATO PALADAR

6 -Os sentidos são fundamentais para a defesa do organismo. O olfato ajuda a não escolhermos alimentos estragados. Pela audição podemos perceber uma situação de perigo.

7 -Os sentidos são fundamentais para a defesa do organismo. O tato também colabora com a defesa.

8 Além dos órgãos dos sentidos, o organismo interage com o ambiente por meio de diferentes sistemas. As respostas aos sentidos e os sistemas do organismo 8%

9 Assim que ouvimos um barulho muito grande, o estímulo sonoro é percebido pelo sentido da audição, a informação é levada e interpretado pelo sistema nervoso, que elabora uma resposta, como um susto, um grito, ou prepara o músculo para correr. PENSE E RESPONDA: Imagine-se dançando. Que órgãos ou sistemas participariam dessa situação? Resposta: Ao dançar nosso sistema nervoso vai atuar sobre o sistema muscular, respiratório e circulatório

10 FUNÇÕES DE RELAÇÃO E COORDENAÇÃO: 8% -Para entendermos as funções de relação e coordenação voltemos ao exemplo do estrondo do trovão. 1)Ao ouvir forte barulho você se assusta. 2)O som é recebido pela orelha e, no seu cérebro é interpretado como uma situação de perigo. 3)Logo após ouvir o som, seu coração dispara e você fica em estado de alerta.

11 FUNÇÕES DE RELAÇÃO E COORDENAÇÃO: 8% 4) O sistema nervoso central desencadeia uma série de movimentos destinados a deixar você apto a se defender de algum perigo. 5) O sistema nervoso central envia simultaneamente, informações ao coração e a glândula suprarrenal, que libera a adrenalina, um hormônio que atua sobre o coração, acelerando os batimentos cardíacos.

12 8% -Portanto, através das funções de relação e coordenação que são comandadas pelo sistema nervoso e hormonal, temos: Percepção e interpretação Controle do movimento Regulação das funções orgânicas Manutenção da consciência

13 FUNÇÕES DE NUTRIÇÃO: 8% -Podemos definir como funções de nutrição: A digestão A circulação A respiração A excreção 1)Para podermos desempenhar atividades o nosso corpo precisa de nutrientes. 2)O alimento digerido e seus nutrientes são absorvidos pelo sistema digestório.

14 8% 3) Após a absorção dos nutrientes, estes são distribuídos pelo sangue para todas as células do corpo. Há participação do sistema circulatório. 4) Para a produção de energia no nosso corpo, os carboidratos sofrem reações químicas juntamente com o oxigênio – que entra pelos pulmões por intermédio do sistema respiratório – dentro das células. 5) Nas reações químicas das células, há liberação de substância que precisam ser eliminadas do corpo. Pelo pulmões é liberado o gás carbônico e outros resíduos são levados pelo sangue para o sistema urinário de onde são eliminados através da urina.

15

16

17 FUNÇÕES DE REPRODUÇÃO 8% -O ser humano, assim como todos os seres vivos, pode se reproduzir. -Produzir descendentes é a única forma de perpetuar a espécie. -A espécie humana só pode se reproduzir sexuadamente, ou seja, por meio da combinação das características genéticas dos pais. -O sistema responsável pela reprodução no organismo humano é denominado sistema genital. -Esse sistema, composto dos órgãos genitais, é diferente no homem e na mulher e, como todos os demais, é controlado pelos sistemas nervoso e hormonal.

18

19


Carregar ppt "Prof. Adriana Amorim Ciências – Cap. 2 8º ano - Colégio MV."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google