A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O corpo humano e seus sistemas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O corpo humano e seus sistemas"— Transcrição da apresentação:

1 O corpo humano e seus sistemas

2 As funções do corpo humano
Durante todo o dia, os seres humanos praticam diversas atividades. Eles correm, andam, brincam, comem e conversam. Para que essas atividades ocorram é necessário que o corpo esteja em bom funcionamento e desenvolvimento. Para isso, existem no interior de cada ser humano diversos órgãos, ossos, músculos, articulações, tendões e sistemas que permitem que as pessoas realizem suas atividades. Porém, além da realização de exercícios físicos, como correr e nadar, o corpo humano também pratica outros tipos de ações que são fundamentais para a vida de qualquer pessoa. O ato de respirar, por exemplo, é um processo essencial para o funcionamento o corpo. Os batimentos cardíacos e o ato de abrir e fechar os olhos são outros exemplos de atividades que o corpo humano faz constantemente. Mas existe uma diferença entre os movimentos que o corpo realiza: o movimento voluntário e o involuntário. O movimento voluntário é aquele que o ser humano precisa pensar e mandar a informação ao cérebro, como abrir a boca. Já o movimento involuntário é quando o ser humano não precisa pensar para que ele ocorra, como as batidas do coração. Portanto, é através de diversas atividades externas e internas que o corpo humano mantém a saúde necessário para a sua sobrevivência.

3 As funções desempenhadas pelo corpo são fundamentais
As funções desempenhadas pelo corpo são fundamentais. Se alguma função não estiver funcionando perfeitamente, pode prejudicar o desenvolvimento de qualquer pessoa. A respiração, o metabolismo, a excreção, a locomoção e a reprodução são exemplos de funções realizadas pelo corpo. Essas funções são responsáveis pelas outras atividades que os seres humanos mantêm com o restante do mundo. A excreção é responsável por eliminar certas substâncias que são indesejáveis ao corpo. Quando um ser ingeri alimentos ou água, o organismo aproveita todos os nutrientes. O resto que não é utilizado é eliminado através das fezes e da urina. Qualquer função do sistema do corpo humano é importante. Se ocorrer de algumas dessas funções apresentar problemas, pode prejudicar o funcionamento do organismo. Imagemore Corpo humano masculino e seus diversos órgãos.

4 Os sistemas do corpo humano
O corpo humano realiza trabalhos para manter-se vivo: a digestão a respiração a circulação a excreção Quando algum desses trabalhos para de funcionar, o ser humano fica doente ou morre. Por isso, os órgãos do corpo devem estar em bom funcionamento para garantir o trabalho satisfatório de todo sistema. Cada sistema ou aparelho humano é formado por conjuntos de órgãos que garantem o funcionamento das funções internas do corpo: o aparelho digestivo o aparelho respiratório o aparelho circulatório o aparelho urinário O corpo humano também depende de um sistema para coordenar suas atividades. Esse sistema é conhecido como sistema nervoso. Juntos, aparelhos e sistemas, são responsáveis pelo funcionamento das atividades humanas, sejam elas externas, como o ato de caminhar, ou internas, como a digestão. Imagemore Corpo humano feminino e seus diversos órgãos.

5 O aparelho digestivo O aparelho, seja ele qual for, é um conjunto de órgãos que realizam um determinado trabalho, que é fundamental ao desenvolvimento da vida. O aparelho digestivo, por exemplo, é responsável pela digestão dos alimentos. É através da digestão que os alimentos são transformados em pequenos nutrientes que sustentam todo o corpo e todas as células do organismo. A boca, a faringe, o esôfago, o estômago e os intestinos são partes do corpo que compõem o sistema digestivo, também chamado de tubo digestivo. O pâncreas, o fígado e as glândulas salivarias também fazem parte desse sistema. Tudo o que o ser humano come passa pela boca. Ao serem mastigados, os alimentos se misturam com a saliva e inicia-se o processo de digestão e a transformação dos alimentos. Depois da mastigação, os alimentos são engolidos na forma de uma massa chamada bolo alimentar. Após ser engolido, esse bolo alimentar passa pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago. Quando chega no estômago, o bolo alimentar mistura-se ao suco gástrico que transforma os alimentos em uma pasta denominada quimo. Em seguida o quimo vai para o intestino delgado e mistura-se com outros sucos: a bile, produzida pelo fígado o suco pancreático, produzido pelo pâncreas o suco intestinal, produzido pelo intestino

6 A mistura de vários tipos de sucos ao quimo durante a digestão forma uma pasta mais líquida chamada quilo. Após todo esse processo de transformação do alimento, ocorre a separação do que será aproveitado pelo organismo e o que será eliminado. No intestino grosso, uma parte do quilo é aproveitado pelo organismo, onde uma parte das substâncias contidas nos alimentos ingeridos são conduzidas ao sangue e às células do corpo humano. A parte dos alimentos que não é aproveitada pelo organismo vai para o intestino grosso. Nessa etapa, a água e os sais minerais são absorvidos pelas células. O restante que não é aproveitado é eliminado pelo corpo, na forma de fezes. Em alguns casos, ocorre no intestino grosso, da água não ser absorvida e ser eliminada junto com as fezes. Nesses casos, ocorre a chamada diarréia. Essa perda de água através das fezes pode provocar a desidratação. É importante lembrar que uma boa digestão inicia-se na boca, com uma boa mastigação. Imagemore O intestino é um órgão que faz parte do sistema digestivo.

7 O aparelho respiratório
O aparelho respiratório é formado pelas: fossas nasais faringe laringe traquéia brônquios pulmões Todos esses órgãos são responsáveis pela respiração de cada ser humano, desde a entrada do oxigênio do ar até a liberação do gás carbônico. É na respiração que o corpo realiza as trocas necessárias para gerar energia, tão necessária a sobrevivência humana. O ato de levar oxigênio até os pulmões é denominado inspiração. Os pulmões se enchem de ar e, conseqüentemente, aumentam de volume. Quando o ar sai dos pulmões, esses diminuem de tamanho e ocorre a chamada expiração. Todo processo de respiração inicia-se pelas fossas nasais, onde há pêlos que impossibilitam a entrada de poeira e vários microorganismos. Após a entrada pelas fossas nasais, o oxigênio passa pela faringe, pela laringe, pela traquéia e chega aos pulmões. Quando chega aos pulmões, uma parte do oxigênio vai para o sangue e é conduzido para as células. A parte do ar que é trazido pelo sangue é deixado nos pulmões e eliminados pelas fossas nasais. O gás carbônico trazido pelo sangue precisa ser eliminado, pois ele é tóxico ao organismo.

8 O aparelho circulatório
O aparelho circulatório é responsável pela circulação do sangue e de substâncias por todo o corpo. O coração e os vasos sanguíneos (veias, artérias e capilares) são partes do corpo que compõem o aparelho circulatório. O sangue bombeado pelo coração é responsável em conduzir por todo corpo o alimento e o oxigênio necessários para a sobrevivência humana. O coração é um órgão muscular que se contrai. Quando uma pessoa corre, por exemplo, o coração aumenta, pois ele é obrigado a mandar mais sangue para o corpo. Os vasos sanguíneos são semelhantes a tubos, eles conduzem o sangue pelo corpo. Imagemore O coração é responsável pelo envio do sangue a todo corpo.

9 O sangue é um líquido vermelho essencial na vida
O sangue é um líquido vermelho essencial na vida. Existem dois tipos de sangue: sangue arterial: é quando o sangue passa pelos pulmões, deixa o gás carbônico e recebe o oxigênio. sangue venoso: é quando o sangue passa pelas células, deixa o oxigênio e recebe o gás carbônico, e isso ocorre antes do sangue passar pelos pulmões. O sangue auxilia na eliminação de gases nocivos e transporta substâncias nutritivas ao corpo humano. A circulação do sangue ocorre dessa maneira: primeiro o coração se contrai e bombeia o sangue arterial que percorre todo o corpo através das artérias. Essas artérias se ramificam em pequenos tubos, denominados capilares. Esses capilares levam o sangue as células. Nessa fase o sangue arterial se torna venoso. O sangue venoso volta ao coração pelas veias. Em seguida, o sangue vai aos pulmões, onde deixa o gás carbônico e absorve o oxigênio. Após esse processo, o sangue transforma-se novamente em sangue arterial. Imagemore Coração aberto.

10 O aparelho urinário e as excreções
O aparelho urinário é composto pelos rins, pelos ureteres, pela bexiga e pela uretra. Esse aparelho é responsável pela eliminação de substâncias inúteis ao corpo, sob a forma de urina. Os rins têm a função de filtrar as impurezas do sangue. As boas substâncias permanecem no corpo. Dos rins, a urina é conduzida através das ureteres até chegar as bexigas. Já a bexiga é uma parte do corpo que guarda a urina até o momento da sua eliminação. Essa eliminação ocorre pela uretra. Além da bexiga, o corpo humano precisa eliminar outros tipos de impurezas: o intestino grosso, que elimina as fezes. as vias respiratórias, que eliminam gás carbônico e vapor de água. a pele, que elimina o suor. Imagemore Os rins retiram as impurezas do sangue.

11 O sistema muscular O corpo humano é dotado de diversos movimentos. Os ossos, as articulações e os músculos são responsáveis pela locomoção. A união dos ossos formam o esqueleto humano. O esqueleto estabelece a forma do corpo humano. Os ossos prendem-se uns aos outros através das articulações e é em função delas que se criam movimentos do corpo. Entre a pele e ossos encontram-se os músculos. Esses podem esticar-se ou contrair-se. O conjunto de todos os músculos do corpo humano formam o sistema muscular. Existem dois tipos de músculos: estriados ou voluntários: quando o movimento do músculo ocorre de acordo com a vontade do ser humano, como os músculos das pernas. lisos ou involuntários: movimentam-se sem a vontade humana, como os músculos dos pulmões. Imagemore Esqueleto humano virado de costas.

12 O sistema nervoso O sistema nervoso é responsável em comandar todos os movimentos do corpo, desde atos voluntários, como levantar o braço, até atos involuntários, como os movimentos do coração. O sistema nervoso é formado pelos seguintes órgãos: cérebro, cerebelo, bulbo e medula, e se dividi em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central fica dentro do crânio e da coluna vertebral. Dentro do crânio está o cérebro, responsável pelos movimentos, pelas sensações e por qualquer outra capacidade do ser humano. Já o sistema nervoso periférico é constituído por uma rede de nervos, que liga os órgãos ao sistema nervoso central. É através desses nervos ligados ao cérebro que o corpo se relaciona com outras pessoas e com o ambiente que o rodeia. Imagemore No crânio localiza-se o cérebro.


Carregar ppt "O corpo humano e seus sistemas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google