A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos corpóreos. Excretas são resíduos que devem ser eliminados do organismo, como gás carbônico, uréia, ácido úrico. A água e sais minerais, quando em excesso também devem ser eliminados. Do metabolismo dos carboidratos e dos lipídios sobram gás carbônico e água. O gás carbônico é eliminado pela respiração, e a água, quando em excesso, é eliminada pela urina, suor ou por meio da expiração na forma de vapor. Da digestão das proteínas, sobram gás carbônico, água e produtos nitrogenados tais como: amônia, ácido úrico e uréia.

2 Glândulas Sudoríparas
Sistema Excretor As FEZES NÃO SÃO CONSIDERADAS EXCRETAS porque não resultam da atividade celular, são apenas restos dos alimentos não aproveitados pelas células. Glândulas Sudoríparas São glândulas exócrinas espalhadas pelo corpo; grande parte localiza-se na fronte, axilas, palma das mãos e plantas dos pés. Retiram do sangue substâncias inúteis e liberam-nas pelo duto sudoríparo (canal excretor) na pele. Suor é um líquido que contém principalmente água, mas apresenta também outras substâncias como uréia, ácido úrico, cloreto de sódio (sais minerais). O suor contribui para a manutenção da temperatura do corpo.

3 Sistema Urinário O sistema urinário é formado pelos rins e vias urinárias (ureter, bexiga urinária e uretra). Tem como função filtrar o sangue retirando os resíduos tóxicos. Os rins são órgãos na forma de feijão que funcionam como filtros que purificam o sangue, retirando os produtos finais do metabolismo celular, formando assim, a urina. Os rins são formados por milhares de pequenos filtros chamados de néfrons. Cada néfron é formado pelas seguintes partes: CÁPSULA DE BOWMAN TÚBULO RENAL PROXIMAL TÚBULO RENAL DISTAL ALÇA DE HENLE

4 Sistema Urinário Nos homens, a uretra apresenta, em média 20 cm, e além de conduzir a urina, permite a passagem do esperma durante a ejaculação. Nas mulheres, a uretra apresenta, em média 5 cm, e só conduz a urina. A urina é composta de 95% de água, e 5% de resíduos tóxicos, como uréia, creatinina, cloreto de sódio e o acido úrico. A urina é amarela devido a uma substância chamada de bilirrubina. Quando os glóbulos vermelhos são destruídos no fígado e no baço, a hemoglobina é transformada em bilirrubina. Essa substância é lançada no intestino onde é transformada em outras substâncias por bactérias que lá vivem. Parte dessas substâncias são eliminadas nas fezes, a outra parte volta para o sangue e são eliminadas pela urina, dando-lhe a cor amarela, que é a cor da bilirrubina.

5 Sistema Urinário O volume de urina é controlado pelo hormônio anti-diurético (ADH). A ingestão de álcool inibe temporariamente a produção de ADH, conseqüentemente, aumenta a produção de urina. A primeira urina do dia é mais amarelada, pois possui maior concentração de resíduos tóxicos. A bexiga urinária é uma bolsa muscular que possui a capacidade de armazenar 400 ml de urina. O pequeno consumo de água e o consumo exagerado de alimentos ricos em sais minerais, pode provocar o acúmulo e a cristalização de sais minerais, formando cálculos renais (pedras nos rins).

6 Sistema Urinário Na urina de diabéticos encontramos glicose, pois é uma forma que o corpo encontra de eliminar essa substância que está em excesso no sangue. Um indivíduo com insuficiência renal, libera na urina, substância úteis ao organismo. Em casos mais severos, é necessário que o indivíduo realize hemodiálise. Durante o processo de hemodiálise, o sangue do paciente é filtrado por um aparelho chamado de dialisador e fica livre dos resíduos tóxicos.

7 FORMAÇÃO GÁS CARBÔNICO E VAPOR GLÂNDULAS SUDORÍPARAS
ETAPAS DA EXCREÇÃO CÉLULA RESPIRAÇÃO FORMAÇÃO GÁS CARBÔNICO E VAPOR D’ÁGUA PULMÕES FOSSAS NASAIS GÁS CARBÔNICO E VAPOR DE ÁGUA FORMAÇÃO DE ÁGUA SANGUE RINS URETERES BEXIGA URETRA URINA GLÂNDULAS SUDORÍPARAS SUOR EXCRETADOS


Carregar ppt "Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google