A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É EXCREÇÃO? Os moradores de uma casa produzem muitos resíduos diariamente. Imagine os problemas de saúde se esse lixo ficasse acumulado!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É EXCREÇÃO? Os moradores de uma casa produzem muitos resíduos diariamente. Imagine os problemas de saúde se esse lixo ficasse acumulado!"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É EXCREÇÃO? Os moradores de uma casa produzem muitos resíduos diariamente. Imagine os problemas de saúde se esse lixo ficasse acumulado!

2 SISTEMA EXCRETOR Sistemas de excreção *Sistema urinário – Urina *Sistema respiratório - Dióxido de carbono *Pele - Suor

3 Formado pelos: Rins Vias urinárias
APARELHO URINÁRIO Formado pelos: Rins Vias urinárias Ureteres Bexiga Uretra

4 RIM E NÉFRON O rim retira do plasma sanguíneo tudo que é útil para o organismo.As substâncias tóxicas e o excesso de água e sais são eliminados pela urina. Os néfrons são as unidades renais filtradoras.

5 10/16

6 A ELIMINAÇÃO DA URINA Ureter Canal que liga o rim à bexiga

7 Bexiga Urinária             A bexiga urinária é uma bolsa de parede elástica, dotada de musculatura lisa, cuja função é acumular a urina produzida nos rins. Quando cheia, a bexiga pode conter mais de ¼ de litro (250 ml) de urina.

8 URETRA A uretra é um tubo que parte da bexiga e termina, na mulher, na região vulvar e, no homem, na extremidade do pênis. Sua comunicação com a bexiga mantém-se fechada por anéis musculares - chamados esfíncteres.

9 INIBIÇÃO DE ADH O ADH é o hormônio antidiurético *O álcool inibe a secreção de ADH. A produção de urina é maior quando bebemos

10 DIABETES INSÍPIDO O que é
Carências na síntese do chamado hormônio antidiurético, ADH ou vasopressina, ou a um bloqueio de sua ação. A pessoa pode perder até 15L de urina por dia.

11 hemodiálise O QUE É?  A hemodiálise é um procedimento que filtra o sangue. Através da hemodiálise são retiradas do sangue substâncias que quando em excesso trazem prejuízos ao corpo, como a uréia, potássio, sódio e água.

12 CÁLCULO RENAL Os cálculos renais são uma aglomeração de cristalóides a partir de substâncias presentes na urina final, causando grande sofrimento quando são expelidos.


Carregar ppt "O QUE É EXCREÇÃO? Os moradores de uma casa produzem muitos resíduos diariamente. Imagine os problemas de saúde se esse lixo ficasse acumulado!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google