A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA URINÁRIO. SISTEMA URINÁRIO É formado pelos rins, que são 2 glândulas, as quais realizam a filtragem do sangue, recolhendo dele os detritos vindos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA URINÁRIO. SISTEMA URINÁRIO É formado pelos rins, que são 2 glândulas, as quais realizam a filtragem do sangue, recolhendo dele os detritos vindos."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA URINÁRIO

2 SISTEMA URINÁRIO É formado pelos rins, que são 2 glândulas, as quais realizam a filtragem do sangue, recolhendo dele os detritos vindos de todas as regiões do corpo através do metabolismo celular. Além dos rins, existem as vias urinárias, constituídas por: 1.Pelve renal 2.Ureteres 3.Bexiga 4.Uretra

3 RINS Os 2 rins estão alojados no abdome, ao lado da coluna vertebral, na altura das 2 últimas vértebras torácicas e das primeiras lombares. Cada rim mede 12cm de altura por 6cm de espessura e seu peso é de 150 gr. Internamente apresenta face côncava, que recebe o nome de hilo renal, por onde penetram vasos, nervos e sai o ureter

4 ESTRUTURA DO RIM Cápsula: envolve o rim. Córtex: contém os néfrons. Pirâmides: formados por tubos coletores. Vértices ou Papilas: perfuradas como chuveiros. Cálices maiores Cálices menores. Pelve renal ou Bacinete: armazena urina até ir para bexiga. Ureter: canal que liga o rim a bexiga

5 NÉFRON Cada rim humano é composto por um milhão de néfrons. NÉFRON é a unidade funcional do rim (célula renal) consiste de um glomérulo e um conjunto de túbulos. GLOMÉRULO é o início do néfron, composto por um emaranhado de vasos capilares (ramificações da artéria renal), supridos com sangue por uma arteríola aferente (entrada) e drenados por uma arteríola eferente (saída). Cada glomérulo está envolvido por uma cápsula de paredes duplas denominada CÁPSULA DE BOWMAN. Túbulo Contorcido Proximal, Alça de Henle e um Túbulo Contorcido Distal. Os TÚBULOS RENAIS são formados por um Túbulo Contorcido Proximal, Alça de Henle e um Túbulo Contorcido Distal. Um conjunto de túbulos distais formam um túbulo coletor.

6 NÉFRON

7

8

9

10 URETERES São dois canais de 25cm que ligam os rins a bexiga

11 BEXIGA Bolsa músculo-membranosa elástica e impermeável que serve de reservatório, armazenando temporariamente a urina. Quando vazia ela se achata e se colaba, quando em plenitude ela é esférica. Sua capacidade é de 700 ml, mas com 300 ml já ocorre sensação de repleção.

12 URETRA Tubo ímpar que liga a bexiga ao exterior. Possui 1 esfíncter involuntário interno e 1 voluntário externo. Uretra masculina: 20cm de comprimento, serve para eliminação de urina e de esperma. Uretra feminina: 4cm de comprimento, elimina só urina.

13 URETRA FEMININA E MASCULINA

14 URINA NORMAL CARACTERÍSTICA DESCRIÇÃO É estérilNão contém micróbios Volume1 a 2 litros em 24h, mas varia com a dieta. CorAmarelo ou âmbar, devido ao urocroma (pigmento produzido pela degradação da bile). TurbidezTransparente quando recém emitida, se torna turva (nublada quando depositada). OdorLevemente aromática,mas se torna amoniacal ao ficar depositada P HVaria de 4,6 a 8,0. em média 6,0, varia com a dieta Composição Química95% de água, 5% de solutos do metabolismo celular (uréia, ácido úrico, creatinina, sódio, potássio, etc.)

15 TRAJETO DA URINA ARTÉRIA RENAL ARTÉRIA AFERENTE ( ENTRADA) CÁPSULA DE BOWMAN GLOMÉRULO – ARTÉRIA EFERENTE (SAÍDA) TÚBULO CONTORCIDO PROXIMAL ALÇA DE HENLE TÚBULO CONTORCIDO DISTAL TUBO COLETOR PIRÂMIDE PAPILAS RENAIS OU VÉRTICES CÁLICES MENORES E MAIORES PELVE RENAL URETER BEXIGA URETRA MEIO EXTERIOR


Carregar ppt "SISTEMA URINÁRIO. SISTEMA URINÁRIO É formado pelos rins, que são 2 glândulas, as quais realizam a filtragem do sangue, recolhendo dele os detritos vindos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google