A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção do organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.

2

3 Os rins são responsáveis por quatro funções no organismo: Eliminação de toxinas do sangue por um sistema de filtração. Produção de glóbulos vermelhos e formação de ossos. Regulam nossa pressão sangüínea. Controle do balanço químico e de líquidos de nosso corpo.

4 Os rins situam-se na parte dorsal do abdome, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral, nessa posição estão protegidos pelas últimas costelas e também por uma camada de gordura. Possuem uma cápsula fibrosa, que protege o córtex - mais externo, e a medula - mais interna.

5

6 Cada rim é formado de tecido conjuntivo, que sustenta e dá forma ao órgão, e por milhares ou milhões de unidades filtradoras, os néfrons, localizados na região renal. Têm o formato de um grão de feijão, com coloração avermelhada e escura. O rim de uma pessoa adulta tem aproximadamente 150g e tamanho de cerca de 12cm de comprimento e 6cm de largura.

7 N éfron: composto pela cápsula de Bowman, que se conecta com o túbulo contorcido proximal, que continua pela alça de Henle e pelo túbulo contorcido distal; este desemboca em um tubo coletor. São responsáveis pela filtração do sangue e remoção das excreções.

8

9 Como funcionam os rins O sangue chega ao rim através da artéria renal, que se ramifica muito no interior do órgão, originando grande número de arteríolas aferentes, onde cada uma ramifica-se no interior da cápsula de Bowman do néfron, formando um enovelado de capilares denominado glomérulo de Malpighi.

10 Filtração: Parte do plasma passa para a cápsula de Bowman. Essas substâncias extravasadas para a cápsula de Bowman constituem o filtrado glomerular. Reabsorção: Ao longo dos túbulos contorcidos proximais e distais diversas substâncias e a água vão sendo reabsorvidas. Secreção: Algumas substâncias que foram reabsorvidas voltam para dentro do túbulo renal.

11

12 Estima-se que em 24 horas são filtrados cerca de 180 litros de fluido do plasma; porém são formados apenas 1 a 2 litros de urina por dia, o que significa que aproximadamente 99% do filtrado glomerular é reabsorvido. Ocorre também, ao longo dos túbulos renais, reabsorção ativa de aminoácidos e glicose. Desse modo, no final do túbulo distal, essas substâncias já não são mais encontradas.

13 Regulação da função renal A regulação da função renal relaciona-se basicamente com a regulação da quantidade de líquidos do corpo. Havendo necessidade de reter água no interior do corpo, a urina fica mais concentrada, em função da maior reabsorção de água; havendo excesso de água no corpo, a urina fica menos concentrada, em função da menor reabsorção de água.

14 Hormônio Antidiurético (ADH) Estimula a reabsorção de água nos túbulos distais. Organismo com pouca água: produz ADH Geração de urina mais concentrada Organismo com bastante água: inibe ADH Geração de urina menos concentrada

15 Certas substâncias, como é o caso do álcool, inibem a secreção de ADH, aumentando a produção de urina. Como vai ser a urina? Muito ou pouco concentrada?

16 A ELIMINAÇÃO DE URINA Ureter Os néfrons desembocam em dutos coletores, que se unem para formar canais cada vez mais grossos. A fusão dos dutos origina um canal único, denominado ureter, que deixa o rim em direção à bexiga urinária.

17 Bexiga urinária A bexiga urinária é uma bolsa de parede elástica, dotada de musculatura lisa, cuja função é acumular a urina produzida nos rins. A vontade de urinar começa, geralmente, quando a bexiga atinge 350 ml de urina.

18 Uretra A uretra é um tubo que parte da bexiga e termina, na mulher, na região vulvar e, no homem, na extremidade do pênis. Sua comunicação com a bexiga mantém-se fechada por anéis musculares - chamados esfíncteres. Quando a musculatura desses anéis relaxa-se e a musculatura da parede da bexiga contrai-se, urinamos.


Carregar ppt "SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google