A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A OSMORREGULAÇÃO. Metabolismo celular O que é a Osmorregulação? METABOLISMO - Oxigénio - Nutrientes - Sais - CO 2 - H 2 O - Excreções Face às constantes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A OSMORREGULAÇÃO. Metabolismo celular O que é a Osmorregulação? METABOLISMO - Oxigénio - Nutrientes - Sais - CO 2 - H 2 O - Excreções Face às constantes."— Transcrição da apresentação:

1 A OSMORREGULAÇÃO

2 Metabolismo celular

3 O que é a Osmorregulação? METABOLISMO - Oxigénio - Nutrientes - Sais - CO 2 - H 2 O - Excreções Face às constantes alterações da composição do meio interno, os organismos procuram manter a estabilidade através de mecanismos fisiológicos de homeostasia.

4 O que é a Osmorregulação? A água é o constituinte mais abundante dos organismos (60%). Todos os seres vivos possuem água e sais minerais, quer nas suas células, quer nos fluidos extracelulares (fluido intersticial e sangue).

5 OSMORREGULAÇÃO - Conjunto de mecanismos pelos quais são controladas as concentrações de água e de solutos, ou seja, os valores de pressão osmótica do meio interno, de modo a manter a Homeostasia Qualquer variação na concentração de água e de solutos no meio extracelular modificam a pressão osmótica e, consequentemente, o funcionamento das células. O que é a Osmorregulação?

6 Como reagem os seres vivos às variações de concentração do meio externo? Normalmente não há problemas, visto que o mar é um meio estável e a sua [sais] não varia muito. São capazes de controlar a pressão osmótica do meio interno face às variações de concentração do meio externo. Ex. Animais terrestres e os Vertebrados

7 Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação nos seres humanos? SISTEMA EXCRETOR Garante a manutenção do equilíbrio interno através da: Eliminação de parte dos resíduos resultantes do metabolismo celular; Regulação da quantidade de água e concentração de sais existente no meio interno através da formação de urina.

8 Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação nos seres humanos? SISTEMA EXCRETOR ou URINÁRIO RINS RINS VIAS URINÁRIAS VIAS URINÁRIAS -URETERES -URETERES -BEXIGA -BEXIGA -URETRA -URETRA

9 Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação nos seres humanos? OS RINS Córtex renal Córtex renal (camada mais superficial, clara e granulosa) Medula renal Medula renal (região mais interna, ligeiramente estriada, constituída pelas pirâmides de Malpighi) Bacinete Bacinete (zona central, para onde convergem as pirâmides e de onde parte o uréter) 3 regiões Na estrutura do rim distinguem-se 3 regiões: cápsula renal Os rins são protegidos por uma membrana fibrosa resistente e transparente – cápsula renal.

10 Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação nos seres humanos? NEFRÓNIO – unidade estrutural e funcional do rim Os rins têm a função de filtrar o sangue Os rins têm a função de filtrar o sangue, de modo a remover os resíduos azotados resultantes do metabolismo, bem como sais e substâncias tóxicas para o organismo.

11 Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação nos seres humanos? NEFRÓNIO Cada nefrónio é constituído por um tubo urinífero e vasos sanguíneos associados. Cada tubo urinífero é constituído por: Cápsula de Bowman (1) Cápsula de Bowman (1) Tubo contornado proximal (2) Tubo contornado proximal (2) Ansa de Henle (4) Ansa de Henle (4) Tubo contornado distal (3) Tubo contornado distal (3) Tubo coletor (5) Tubo coletor (5) A parte vascular de um nefrónio engloba: Glomérulo de Malpighi Glomérulo de Malpighi Rede de capilares peritubulares Rede de capilares peritubulares

12 Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação nos seres humanos? A urina é formada por substâncias provenientes do plasma sanguíneo que passam para o tubo urinífero. Processos envolvidos na formação da urina: FILTRAÇÃO FILTRAÇÃO REABSORÇÃO REABSORÇÃO SECREÇÃO SECREÇÃO

13 Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação nos seres humanos? 1. FILTRAÇÃO Glomérulo de Malpighi Cápsula de Bowman Filtrado Glomerular (mistura de água, sais minerais, excreções azotadas, glicose, aminoácidos, vitaminas e outras substâncias nas [ ] que se encontram no plasma) Nota: Esta filtração é selectiva, pois é condicionada pelo tamanho das partículas (as proteínas e outras macromoléculas não são filtradas).

14 Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação nos seres humanos? 2. REABSORÇÃO Tubos contornados Ansa de Henle Substâncias importantes para o metabolismo são reabsorvidas passando do tubo urinífero para os capilares sanguíneos - água (98%, osmose) - sais (99%) - glicose (100%) - ureia (até 60%) - aminoácidos

15 Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação nos seres humanos? 3. SECREÇÃO Tubo contornado distal Tubo colector Ocorre a secreção de algumas substâncias (amónia, ácido úrico, iões K+ e H+ e certos medicamentos) existentes no sangue dos capilares que rodeiam o tubo urinífero para o seu interior.

16

17

18 Resolve agora o exercício 6 da página 168 do manual!!!

19 A urina resultante tem uma composição diferente do plasma sanguíneo principalmente ao nível da água que é reabsorvida, mas também em outras substâncias, que são filtradas, reabsorvidas e secretadas.

20 Como ocorre a regulação da quantidade de água no meio interno? Caso um indivíduo beba muita água, elimina grande quantidade de urina diluída. Se bebe pouca água, a urina é menos abundante e mais concentrada, pois a quantidade de água e sais no organismo tende a ser a mesma e regulada consoante as variações – Osmorregulação.

21 Situação: Um indivíduo ingeriu 1,2 L de água pura no momento t. Analise o gráfico: A variação da pressão osmótica do meio interno do indivíduo, deve-se à ingestão de um líquido hipotónico relativamente ao meio interno. Esquema que exemplifica o modo como foi reposto o equilíbrio interno: t

22 Como ocorre a regulação da quantidade de água no meio interno? A quantidade de água reabsorvida e a concentração final da urina dependem da permeabilidade das paredes do tubo contornado distal e, sobretudo, do tubo colector. Esta permeabilidade é controlada pela hormona antidiurética (ADH), que é produzida pelo hipotálamo e libertada pela hipófise.

23 Resolve agora o exercício 7 da página 171 do manual!!!

24 Como ocorre a regulação da quantidade de água no meio interno? Regulação da quantidade de água no meio interno pela hormona ADH

25 Como ocorre a regulação da quantidade de água no meio interno? Regulação da quantidade de água no meio interno pela hormona ADH

26 A osmorregulação assenta num mecanismo de feedback negativo (efeito contraria a causa) recorrendo a sinais químicos (hormonas).

27

28 Como ocorre a regulação da quantidade de água no meio interno? Osmorregulação em vertebrados do ambiente aquático e do ambiente terrestre

29 Resolve agora o exercício 8 da página 172 do manual!!!

30 Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação? OSMORREGULAÇÃO EM MEIO AQUÁTICO - Meio interno é hipotónico em relação à água do mar; - Têm tendência para perder água por osmose; Para compensar a água perdida…: Ingerem grandes quantidade de água salgada; Ingerem grandes quantidade de água salgada; Excretam, por transporte activo, o excesso de sais através de células especializadas nas brânquias; Excretam, por transporte activo, o excesso de sais através de células especializadas nas brânquias; Retêm água reduzindo a filtração e, portanto, a urina (glomérulos pequenos); Retêm água reduzindo a filtração e, portanto, a urina (glomérulos pequenos); A urina é concentrada (rica em sais) e em quantidade reduzida. A urina é concentrada (rica em sais) e em quantidade reduzida.

31 Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação? OSMORREGULAÇÃO EM MEIO AQUÁTICO - Meio interno é hipertónico em relação à água do mar; - A água entra por osmose e saem sais por difusão; Para compensar o ganho de água…: Não bebem muita água; Não bebem muita água; Retiram sais do meio por transporte activo ao nível das brânquias; Retiram sais do meio por transporte activo ao nível das brânquias; Excretam grandes quantidades de urina (glomérulos grandes); Excretam grandes quantidades de urina (glomérulos grandes); A urina é diluída (pobre em sais) e em grande quantidade. A urina é diluída (pobre em sais) e em grande quantidade.

32 Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação? OSMORREGULAÇÃO EM MEIO TERRESTRE Para compensar as perdas de água por evaporação…: Sistema excretor com Tubos de Malpighi; Sistema excretor com Tubos de Malpighi; Recolhem as substâncias da hemolinfa lançando-as no intestino e misturando-as com as fezes; Recolhem as substâncias da hemolinfa lançando-as no intestino e misturando-as com as fezes; As glândulas do recto ainda reabsorvem alguma água e sais necessários e o restante é excretado pelo ânus. As glândulas do recto ainda reabsorvem alguma água e sais necessários e o restante é excretado pelo ânus.

33 Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação? OSMORREGULAÇÃO EM MEIO TERRESTRE Para compensar a perda de água por evaporação…: O elevado metabolismo devido ao gasto de energia no voo conduz a elevadas perdas de água que são compensadas com a produção de pouca urina e muito concentrada. O elevado metabolismo devido ao gasto de energia no voo conduz a elevadas perdas de água que são compensadas com a produção de pouca urina e muito concentrada. As aves e répteis marinhos ingerem água salgada com os alimentos e… Sistema excretor não é suficiente para manter o equilíbrio osmótico pelo que possuem glândulas nasais – Glândulas do sal – que excretam activamente o excesso de sais. Sistema excretor não é suficiente para manter o equilíbrio osmótico pelo que possuem glândulas nasais – Glândulas do sal – que excretam activamente o excesso de sais.

34 Como ocorrem os processos que conduzem à osmorregulação? OSMORREGULAÇÃO EM MEIO TERRESTRE Para compensar a perda de água por evaporação – vida no deserto…: Possuem longas ansas de Henle que reabsorvem eficazmente a água permitindo-lhes passar muito tempo sem beber e não produzindo urina. Possuem longas ansas de Henle que reabsorvem eficazmente a água permitindo-lhes passar muito tempo sem beber e não produzindo urina.

35 OSMORREGULAÇÃO OSMORREGULAÇÃO : principais mecanismos nos vertebrados.

36 Osmorregulação em meio terrestre Aves e répteisInsectos e aranhasMinhocaHomem (mamíferos).As aves marinhas e alguns répteis perdem muita água – ingerindo água salgada juntamente com os alimentos.Como os seus rins não são suficientes para manter o equilíbrio interno, estes animais excretam o excesso de sal através de glândulas nasais (glândulas do sal), por transporte activo.A osmorregulação é feita através do sistema excretor.Sistema excretor constituído por túbulos de Malpighi que absorvem as substâncias da hemolinfa e lançam-nas no intestino onde se misturam com as fezes..A água e sais minerais são reabsorvidos pelas glândulas do recto, libertando-se para o exterior os produtos de excreção.A osmorregulação é feita através do sistema excretor.Sistema excretor constituído por um par de órgãos chamados nefrídeos existentes em cada segmento do corpo da minhoca – o funil de cada nefrídeo recolhe o fluido corporal e, à medida que o percorre o túbulo, ocorre reabsorção de substâncias necessárias ao organismo para os capilares e são segregadas do sangue certas excreções que passam para o túbulo.Como a minhoca vive em habitats muito húmidos, a água entra através da pele por osmose, sendo produzida uma urina abundante e diluída (de forma a compensar o excesso de água que entra pela pele).A osmorregulação é feita através do sistema excretor.O sistema excretor é constituído por dois rins, um par de ureteres, a bexiga e a uretra.O rim divide-se em três zonas: cortéx, zona medular e bacinete.Na região do córtex encontram-se cerca de um milhão de nefrónios ou tubos uriníferos que vão ser responsáveis pelo mecanismo de excreção renal.O processo de excreção envolve três fenómenos: filtração, reabsorção e secreção.A quantidade de água reabsorvida e a concentração da urina dependem da permeabilidade das paredes do tubo contornado distal – esta permeabilidade é controlada pela hormona antidiurética ADH, que é produzida pelo hipótalamo e libertada pela hipófise


Carregar ppt "A OSMORREGULAÇÃO. Metabolismo celular O que é a Osmorregulação? METABOLISMO - Oxigénio - Nutrientes - Sais - CO 2 - H 2 O - Excreções Face às constantes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google