A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA EXCRETOR Biologia Prof. João Paulo Gurgel www.joaopaulobio.blogspot.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA EXCRETOR Biologia Prof. João Paulo Gurgel www.joaopaulobio.blogspot.com."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA EXCRETOR Biologia Prof. João Paulo Gurgel

2 Professor:João Paulo

3 Ornitina + CO2 + NH3 ---> Citrulina + NH3(amônia) = Arginina + H2O = Uréia (CON2H4)

4 Professor:João Paulo

5

6 Tipos de rins: Pronefros: são segmentados e se situam na região anterior do corpo filtram excretas do celoma. Ocorrem nos ciclóstomos e nos embriões de todos os vertebrados (funcionais apenas em embriões de peixes e anfíbios). FORMADOS POR METANEFRÍDIOS Mesonefros: também são segmentados e se situam na região mediana do animal filtram as excretas tanto do celoma quanto do sangue. Ocorrem em embriões de répteis, aves e mamíferos e em peixes e anfíbios adultos. Metanefros: não são segmentados e se situam na região posterior do corpo filtram excretas apenas do sangue. É o tipo de rim mais evoluído e ocorre em répteis, aves e mamíferos adultos. FORMADOS POR NÉFRONS

7 Professor:João Paulo TIPOS DE RINS DOS VERTEBRADOS

8 Professor:João Paulo SISTEMA EXCRETOR Formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.

9 Professor:João Paulo Sistema Excretor - Rins Situam-se na parte dorsal do abdome, logo abaixo do diafragma um de cada lado da coluna vertebral protegidos pelas últimas costelas e também por uma camada de gordura (tecido adiposo). Têm a forma de um grão de feijão enorme e possuem uma cápsula fibrosa, que protege o córtex - mais externo, e a medula - mais interna.

10 Professor:João Paulo

11 Rins Cada rim é formado de tecido conjuntivo, que sustenta e dá forma ao órgão, e por milhares ou milhões de unidades filtradoras, os néfrons, localizados na região renal.

12 Professor:João Paulo

13

14 FISIOLOGIA DA EXCREÇÃO

15 Professor:João Paulo

16 Hormônio Antidiurético

17 Professor:João Paulo Observe:

18 Professor:João Paulo Aldosterona Queda da pressão arterial [Na + ] nos túbulos renais renina (rins) angiotensinogênio angiotensina (fígado) supra-renais (adrenais) aldosterona aumenta a absorção ativa de sódio e a secreção de potássio nos túbulos distal e coletor aumento da pressão arterial.

19 Professor:João Paulo Observe:

20 Professor:João Paulo Sistema Excretor - Ureteres Os néfrons desembocam em dutos coletores, que se unem para formar canais cada vez mais grossos. A fusão dos dutos origina um canal único, denominado ureter, que deixa o rim em direção à bexiga urinária.

21 Professor:João Paulo Sistema Excretor - Bexiga Urinária É uma bolsa de parede elástica, dotada de musculatura lisa, cuja função é acumular a urina produzida nos rins. Quando cheia, a bexiga pode conter mais de ¼ de litro (250 ml) de urina, que é eliminada periodicamente através da uretra.

22 Professor:João Paulo

23 Tipos de Rins Pronefros: são segmentados e se situam na região anterior do corpo filtram excretas do celoma. Ex: Ciclóstomos e nos embriões de todos os vertebrados (funcionais apenas em embriões de peixes e anfíbios). Mesonefros: também são segmentados e se situam na região mediana do animal filtram as excretas tanto do celoma quanto do sangue. Ex: Embriões de répteis, aves e mamíferos e em peixes e anfíbios adultos. Metanefros: não são segmentados e se situam na região posterior do corpo filtram excretas apenas do sangue. É o tipo de rim mais evoluído e ocorre em répteis, aves e mamíferos adultos.

24 Professor:João Paulo

25 EXCRETAS NITROGENADAS Principal excreta nitrogenada: uréia. O ácido úrico é o produto nitrogenado final do metabolismo das purinas no homem. O excesso de ingestão de alimentos contendo purinas pode provocar o acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações, ossos e rins, conduzindo a uma doença reumática denominada GOTA.

26 Professor:João Paulo EXCRETAS NITROGENADAS EXCRETA NITROGENA DA VALORES NORMAIS HomemMulher Ácido úrico3,5 a 7,5 mg/dL2,6 a 6,0 mg/dL Uréia15 a 50 mg/dL


Carregar ppt "SISTEMA EXCRETOR Biologia Prof. João Paulo Gurgel www.joaopaulobio.blogspot.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google