A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Cristiane 2009. UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Cristiane 2009. UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio;"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Cristiane 2009

2 UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio; Descrever o processo de transmissão do impulso nervoso; Enumerar as divisões do sistema nervoso; Citar os órgãos do sistema nervoso central com suas respectivas funções.

3

4 Importância da bainha de mielina Mielina: invólucro lipídico do axônio; Aumenta a velocidade de propagação do impulso nervoso _condução saltatória. Atua como isolante elétrico para o axônio. Velocidade de condução do impulso nervoso: 100 m/s (metros por segundo) para as fibras mielínicas mais calibrosas.

5 ALD – adrenolipodistrofia: dissolução da bainha de mielina Sintomas: - Movimentos descoordenados - paralisia

6

7 SINAPSESINAPSE

8 SINAPSES e TRANSMISSÃO DOS IMPULSOS NERVOSOS Regiões de comunicação ( microespaço) entre os neurônios, ou mesmo entre neurônios e células musculares e neurônios e células epiteliais glandulares. Pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram e o estímulo passa de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores físico-químicos, os neurotransmissores. Sentido da propagação: Dendritos – corpo celular - axônio.

9

10 Neurotransmissores Dopamina: controla níveis de estimulação e controle motor; Serotonina: efeitos no humor, ansiedade e agressão (bem-estar); Acetilcolina: atenção, aprendizagem e memória; Noradrenalina: excitação física e mental, bom humor, mediadora de batimentos cardíacos, pressão sanguínea.

11 Uma Mente Brilhante Aumento dos níveis de dopamina

12 Diminuição dos níveis de dopamina

13 SISTEMA NERVOSO HUMANO SISTEMA NERVOSO CENTRAL: ENCÉFALO MEDULA ESPINHAL SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO: NERVOS CRANIANOS E MEDULARES GÂNGLIOS NERVOSOS

14 SISTEMA NERVOSO CENTRAL

15 TAMANHO É DOCUMENTO?

16 HEMISFÉRIOS CEREBRAIS

17 -Sentidos -Memória -Pensamento - Inteligência C É R E B R O

18 Coordena ações voluntárias e certos atos involuntários - Sonhos - Aprendizagem - Criatividade

19 SUBSTÂNCIA BRANCA x SUBSTÂNCIA CINZENTA

20 CAMADAS DO CÉREBRO CAMADA EXTERNA: Córtex cerebral, corpos celulares, coloração cinzenta. PARTE INTERNA: axônios e dendritos, coloração branca.

21

22 CEREBELO -Tônus muscular - Equilíbrio - Coordena contrações musculares comandadas pelo cérebro

23

24 PONTE - Serve de passagem para os impulsos nervosos que vão ao cérebro; reflexos das emoções.

25 BULBO

26 BULBO E REFLEXOS:

27 MEDULA ESPINHAL - Tem cerca de 1cm de diâmetro e 45cm de comprimento; - Centro nervoso de atos involuntários; - Veículo condutor de impulsos nervosos. - Há 31 pares de nervos raquidianos.

28 MEDULA ESPINHAL

29 SISTEMA NERVOSO Identificar as proteções do sistema nervoso central; Classificar os nervos quanto ao tipo de estímulos que conduzem e quanto ao seu ponto de origem; Descrever o ato reflexo; Identificar as funções do sistema nervoso autônomo; Identificar os males causados ao sistema nervoso pelo álcool e pelas drogas.

30 PROTEÇÕES DO SNC - Por ossos

31 PROTEÇÕES DO SNC - Por meninges (=membranas)

32 MENINGESMENINGES

33 SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO Formado por nervos, Nervo= conjunto de feixes nervosos, Feixe nervoso= várias neurofibras (axônios ou dendritos), Cada axônio de um nervo transmite informações de modo independente dos outros.

34 Nervo ou cabo telefônico?!

35 TIPOS DE NERVOS Nervos SENSITIVOS : conduzem impulsos de um órgão receptor para o SNC ; Nervos MOTORES : transmitem impulsos do SNC para os órgãos efetores (músculos ou glândulas); Nervos MISTOS : possuem fibras sensitivas e motoras.

36

37 N E R V O S R A Q U I D I A N O S

38 ATO REFLEXO uma resposta involuntária do SN a um estímulo, Tem importância fundamental para a postura, proteção e locomoção do animal e para examinar clinicamente o Sistema Nervoso.

39

40 SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO Parte do SN que controla as funções vegetativas (respiração, circulação, digestão, temperatura) e as reações ao ambiente externo. Composto por duas porções distintas e que agem antagonicamente: Sistema nervoso SIMPÁTICO e sistema nervoso PARASSIMPÁTICO SIMPÁTICO - Utilizados em estímulos de LUTA E FUGA, as respostas são massivas e em cadeia PARASSIMPÁTI CO - produzem respostas viscerais localizadas importantes para a homeostase.

41 SN SIMPÁTICO x SN PARASSIMPÁTICO

42 Concluindo... Se o cérebro humano fosse tão simples que pudéssemos entendê-lo, seríamos tão simples que não o entenderíamos. Lyall Watson, biólogo inglês


Carregar ppt "Profa. Cristiane 2009. UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google