A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como é a célula nervosa e qual a sua função?. Neurônio Célula altamente especializada na transmissão do impulso nervoso e que faz inúmeras conexões.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como é a célula nervosa e qual a sua função?. Neurônio Célula altamente especializada na transmissão do impulso nervoso e que faz inúmeras conexões."— Transcrição da apresentação:

1 Como é a célula nervosa e qual a sua função?

2 Neurônio Célula altamente especializada na transmissão do impulso nervoso e que faz inúmeras conexões.

3 Neurônio

4 Neurônio Direção do impulso nervoso: dendritos – corpo celular – axônio – terminação nervosa(axônica)

5 Tipos de neurônios Depende da forma como atuam no organismo. Neurônios sensoriais Neurônios motores Levam informações obtidas pelos órgãos dos sentidos para o sistema nervoso central. Levam a mensagem de ação do SNC até as glândulas e músculos ou glândulas, para serem executadas. Neurônios Associativos Ligam os neurônios sensoriais aos neurônios motores.

6 Sinapse Região de comunicação entre os neurônios. Não é uma conexão direta porque os neurônios estão separados uns dos outros. Entre um neurônio e outro existe um espaço microscópico. Na sinapse ocorre a liberação de substâncias químicas, os neurotransmissores. Quando o impulso nervoso chega ao axônio de um neurônio, estimula a liberação de neurotransmissores, nas terminações axônicas, que chegam ao dendrito do neurônio seguinte e assim sucessivamente.

7 Importante: Os neurônios trabalham de forma coordenada para processar e transmitir a informação. Os dendritos são ramificações especializadas na recepção de estímulos. Axônio é um prolongamento que transmite o impulso nervoso do corpo celular para as terminações axônicas. Cada terminação faz sinapse com o dendrito de outro neurônio.

8 A Córtex Cerebral A Medula Espinhal É a camada mais externa do cérebro constituída por mais de 20 bilhões de corpos celulares de neurônios e por sua coloração é chamada substância cinzenta. A região mais interna do cérebro é formada pelas ramificações-axônios e dendritos – e essa parte recebe o nome de substância branca devido a presença do estrato mielínico. A região interna da medula apresenta grande concentração de corpos celulares de neurônios, o que lhe confere a coloração acinzentada. A porção periférica é constituída principalmente por neurofibras(axônio e dendritos), apresentando a coloração esbranquiçada. Substância Branca.


Carregar ppt "Como é a célula nervosa e qual a sua função?. Neurônio Célula altamente especializada na transmissão do impulso nervoso e que faz inúmeras conexões."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google