A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso Central (encéfalo e medula espinal) e Sistema Nervoso Periférico (nervos e gânglios nervosos). Neurônio: unidade estrutural e funcional do SN. Transmite e integra as mensagens recebidas do ambiente.

2 Estrutura dos Neurônios Dendritos: Receptores de mensagens, são prolongamentos curtos e numerosos do corpo celular. Corpo Celular: contém o núcleo e o citoplasma da célula. Axônio: transmite o impulso nervoso, pode ser recoberto por uma camada de gordura (bainha de mielina)

3 Neurônio

4 Tipos de Neurônios Neurônio Sensorial: levam as informações dos órgãos dos sentidos ao SNC. Neurônio Motor: levam mensagens de ação do SNC até glândulas e músculos. Neurônio Associativo: ligam os neurônios sensoriais e motores.

5 Coordenação Nervosa A transmissão dos impulsos nervosos se realiza sempre a partir dos órgãos receptores de estímulos para o SNC, e deste para os órgãos efetores. Órgãos Receptores: são os órgãos sensoriais, que captam os estímulos externos ao corpo. ex. olhos, pele.

6 Sistema Nervoso Central (SNC): recebe os estímulos e elabora uma resposta específica para cada estímulo. Órgãos Efetores: são aqueles que dão respostas aos estímulos. Geralmente são os músculos e as glândulas.

7 Transmissão do Impulso Nervoso

8 Sinapse Região de comunicação entre neurônios. Neurotransmissores- substâncias químicas que possuem a capacidade de se combinar com receptores presentes na membrana da célula estimulada.

9 Sistema Nervoso Periférico Constituído por nervos e gânglios nervosos. Nervos – conjuntos de dendritos e axônios que se ramificam pelo corpo, recebendo e levando mensagens para todo o corpo. Gânglios – pequenas dilatações contendo corpos celulares de neurônios, presentes em certos nervos. Função – conectar o SNC com o resto do corpo.

10 Sistema Nervoso Periférico Voluntário Atua a partir do conjunto de nervos que chega aos músculos voluntários, que estão sob controle do indivíduo. Ex. Dedos, pernas, bracos…

11 Sistema Nervoso Periférico Involuntário Regula os órgãos internos, cujo funcionamento é involuntário. Ex. Estômago, intestino… Pode ser dividido em SNP Simpático e SNP Parassimpático

12 SNP Simpático Responde a situações de emergência, são respostas rápidas e intensas. É o sistema de alerta, possui maior gasto de energia. Ex. Dilatação da pupila, aumento dos batimentos cardíacos, ejaculação…

13 SNP Parassimpático Normaliza o funcionamento do corpo após uma situação de emergência ou stress. Ex. Contrai a pupila, estimula salivação, inibe os batimentos cardíacos…

14 Sistema Nervoso Central Composto por encéfalo e medula ENCÉFALO: - formado por cérebro, cerebelo e tronco encefálico. - maior estrutura de integração e controle do SN. - Protegido pelos ossos do crânio e por 3 medulas (meninges) - Líquido Cefalorraquidiano.

15 Cérebro - É o órgão mais volumoso do encéfalo, pode atingir gr em um adulto. - Dividido em 2 hemisférios: direito e esquerdo. Substância Cinzenta - Substância Cinzenta: fica na parte externa, forma o córtex cerebral. É constituída por corpos celulares e axônios que não possuem mielina. Substância Branca - Substância Branca: axônios com mielina, permite a comunicação entre o cérebro e outros centros nervosos.

16 Cérebro Funções: * centralizar ações conscientes * receber e processar informações recebidas pelos órgãos dos sentidos * coordenar movimentos voluntários * é o centro da memória, da inteligência, da linguagem...

17 Áreas do Cérebro

18 Cerebelo - Fica na parte posterior, sob o encéfalo e atrás do tronco encefálico. - Possui 2 hemisférios, substância cinzenta e substância branca. - Função: * coordenar o movimento dos músculos * centro do equilíbrio * controla a postura do corpo.

19 Tronco Encefálico - Localizado abaixo do cerebelo. - Elabora ordens para a realização de atividades vitais e involuntárias.

20 Medula Espinal - Cordão de tecido nervoso alojado dentro da coluna vertebral. - tem aproximadamente 45cm de comprimento. - Substância cinzenta no centro e Substância Branca na parte externa. - composta por 31 pares de nervos que se conectam à medula. - Função: via de comunicação entre os nervos e o encéfalo; centro dos atos reflexos.

21 Ações Voluntárias - Informações transmitidas ao cérebro, que analisa e elabora a resposta mais adequada. - Reflexos Condicionados: são aqueles que executamos sem pensar. Voz -----> Imagem

22 Reflexos Involuntários ARCO REFLEXO: caminho sensorial do impulso nervoso. Neurônio sensitivo --> centro nervoso (medula) ---> neurônio motor


Carregar ppt "Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google