A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO O surgimento do sistema nervoso está associado ao aumento da complexidade e do tamanho dos animais. Atua na coordenação das múltiplas atividades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO O surgimento do sistema nervoso está associado ao aumento da complexidade e do tamanho dos animais. Atua na coordenação das múltiplas atividades."— Transcrição da apresentação:

1

2 INTRODUÇÃO O surgimento do sistema nervoso está associado ao aumento da complexidade e do tamanho dos animais. Atua na coordenação das múltiplas atividades do organismo, na integração das diversas partes do corpo e na percepção de estímulos. A forma como o sistema nervoso age envolve mecanismos eletro-químicos, podendo iniciar ou interromper uma determinada ação.

3 Neurônio Célula que constitui a unidade estrutural e fun- cional do sistema nervoso. corpo celular: centro de controle, onde se localiza o núcleo e as organelas celulares. dendritos: prolongamentos curtos e rami- ficados, responsáveis pela recepção de estímulos axônio: prolongamento único com ramifica- ções na extremidade livre, responsável pela transmissão de impulsos

4 Observação Geralmente o axônio é revestido pela bainha de mielina, formada pelas células de Schwan, que atua como um isolante elétrico, e possibilita propagação do impulso nervoso de forma mais rápida. A bainha de mielina apresenta estrangulamentos denominados nódulos de Ranvier.

5 neurônio

6 Formação da bainha de mielina

7 Tipos de neurônios Aferentes ou sensoriais: transmitem o impulso nervoso de diversas partes do corpo para os centros nervosos (encéfalo e medula espinhal). Eferentes ou motores: transmitem o impulso nervoso dos centros nervosos para os músculos, glândulas e visceras. Interneurônios ou de associação: transmitem o impulso nervoso entre neurônios aferentes e eferentes.

8 Tipos de neurônios

9 Geração e Propagação do Impulso Nervoso O impulso nervoso se propaga de forma unidi- recional (dendrito corpo celular axônio)

10 Obs: em neurônios com bainha de mielina a propagação do impulso nervoso é saltatória

11 Sinapses Comunicação de um neurônio com outra célula (outro neurônio, uma célula muscular, uma célula glandular, etc...), através da liberação de media- dores químicos (neurotransmissores) na extremi- dade livre do axônio em um pequeno espaço entre as cálulas (fenda sináptica). Os principais neurotransmissores são: acetilcoli- na, noradreanalina, serotonina, dopamina, ácido gamaminobutírico (GABA)

12 sinapse

13 Sistema nervoso tubular dorsal

14 SISTEMA NERVOSO HUMANO

15 Sistema Nervoso Central (SNC) Protegido pela caixa craniana e pelas vértebras, também é revestido por meninges (dura-máter, pia-máter e aracnóide), e banhado pelo líquido cefalorraquidiano (líquor) Constituído pelo encéfalo e medula espinhal Obs: em casos de infecções (meningites), verifi- ca-se no líquor, grande quantidade de glóbulos brancos, ou mesmo a presença de bactérias.

16 Encéfalo Apresenta uma substância cinza periférica (for- mada por corpos celulares de neurônios) e uma substância branca interna (formada por axônios de neurônios) Formado por: Cérebro – controle da atividade voluntária, in- terpretação de estímulos recebidos, memória, aprendizagem, raciocínio, linguagem falada e escrita, emoções

17 Hipotálamo – fome, sede, controle da tempe- ratura corporal, impulso sexual Cerebelo – coordenação motora (andar, engolir, tocar piano, etc...), e manutenção do equilíbrio. Tronco encefálico (ponte e bulbo) – controle da frequência respiratória, frequência cardíaca, pressão arterial, atividades gatrointestinais,...

18 Cérebro humano

19 Medula espinhal Apresenta uma substância branca periférica (axô- nios de neurônios) e uma substância cinza inter- na (corpos celulares de neurônios) Atua como via de passagem de informações do encéfalo para a periferia e da periferia para o encéfalo Apresenta uma raiz dorsal (nervos sensoriais) e uma raiz ventral (nervos motores)

20

21

22 Resposta a um determinado estímulo sem a participação da consciência. Arco-reflexo

23 Sistema Nervoso Periférico (SNP) Formados por 12 pares de nervos cranianos e 31 pares de nervos raquidianos Dividido em: Sistema Nervoso Somático – formado por neurônios sensoriais e motores (os nerônios motores controlam os músculos esqueléticos) Sistema Nervoso Autônomo – formado por neurônios motores que controlam músculos lisos, músculo cardíacos e glândulas

24

25 OBS: O sistema nervoso autônomo é dividido em simpático e parassimpático, e apresentam ações antagônicas O neurotransmissor do sistema nervoso simpá- tico é a noradrenalina, e do sistema nervoso parassimpático é a acetilcolina

26

27

28


Carregar ppt "INTRODUÇÃO O surgimento do sistema nervoso está associado ao aumento da complexidade e do tamanho dos animais. Atua na coordenação das múltiplas atividades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google