A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECIDO NERVOSO TECIDO NERVOSO anabeatriz3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECIDO NERVOSO TECIDO NERVOSO anabeatriz3."— Transcrição da apresentação:

1 TECIDO NERVOSO TECIDO NERVOSO anabeatriz3

2 1. CARACTERÍSTICAS GERAIS
Origem ectodérmica; Constitui órgãos do Sistema Nervoso, o qual coordena as funções dos demais órgãos; Substância intercelular praticamente inexiste e componentes celulares: neurônios e células da glia. Anatomia do Sistema Nervoso: 1. Sistema Nervoso Central: Encéfalo e Medula Espinhal. 2.Sistema Nervoso Periférico: Nervos Cranianos, Nervos Espinhais e Gânglios Nervosos.

3

4 2. Neurônios células nervosas que recebem e transmitem estímulos;
diferentes tipos morfológicos; apresentam basicamente três regiões: corpo celular ou pericário, dendritos e axônio; em geral são células grandes, o corpo celular chega a medir 150 μm e o axônio até mais de 1 m de comprimento.

5 Bipolar – um dendrito e um axônio partindo do corpo celular.
Unipolar – apenas um prolongamento parte do corpo celular e divide-se em dendrito e axônio. Multipolar – muitos dendritos; são os mais comuns. Piramidal – corpo celular pequeno com muitos dendritos.

6 As células nervosas, em geral, recebem as informações pelos dendritos ou pelo corpo celular e as transmitem pelo axônio. Classificação funcional dos neurônios: Neurônios sensoriais - recebem estímulos sensoriais do meio ambiente e do organismo; Neurônios motores - atuam sobre órgãos efetores como células musculares e glandulares. Neurônios associativos ou interneurônios - estabelecem conexão entre outros neurônios.

7 FIBRAS NERVOSAS

8

9 3. CÉLULAS DA GLIA OU NEURÓGLIA

10 Células ependimárias Células da glia

11 4. TRANSMISSÃO DO IMPULSO NERVOSO

12 Os impulsos são gerados por despolarização da membrana plasmática dos neurônios, a partir da alteração da permeabilidade da membrana plasmática aos íons Sódio. O sentido da transmissão do impulso nervoso é: dendrito → axônio. Transmissão do impulso nervoso de um neurônio a outro: mediado por neurotransmissores nas sinapses nervosas.

13 ABERTURA DOS CANAIS DE ÍONS SÓDIO

14 CONDUÇÃO SALTATÓRIA NAS FIBRAS MIELÍNICAS

15 Qualquer estímulo acima de um valor crítico gera um potencial de ação e o impulso nervoso é desencadeado. Estímulos mais fortes não causam impulsos nervosos mais fortes. Os neurônios obedecem à lei do “tudo ou nada”, ou seja, um estímulo tem que ser forte o suficiente para desencadear o impulso nervoso. E estímulos mais fortes não desencadeiam impulsos mais fortes. A intensidade das sensações depende do nº de neurônios despolarizados e da frequência dos estímulos.

16 5. SINAPSE – os neurônios conectam-se entre si e com células musculares ou glandulares por meio de uma região especializada, a sinapse. sinapse química; fenda sináptica; neurônios pré-sináptico e pós-sináptico. neurotransmissores: dopamina, acetilcolina, serotonina, noradrenalina.

17 Tecido nervoso = neurônios + células da glia; e substância intercelular quase inexistente;
Células da glia: oligodendrócitos, astrócitos, micróglias e células ependimárias; Corpo celular, dendritos e axônio são as partes de um neurônio, célula especializada na recepção e transmissão de impulsos nervosos; Estrato mielínico está relacionado à transmissão mais rápida dos impulsos nervosos;

18 Disposição dos Neurônios no SNC

19 Disposição dos Neurônios no SNP
No SNP os axônios dos neurônios formam os nervos e os corpos celulares ficam na substância cinzenta ou nos gânglios nervosos; Epineuro, Perineuro e Endoneuro; Nervos sensitivos levam informações do meio e do interior do corpo para os centros nervosos; Nervos motores levam informações dos centros nervosos para órgãos efetores (músculos e glândulas).

20 ARCO REFLEXO


Carregar ppt "TECIDO NERVOSO TECIDO NERVOSO anabeatriz3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google