A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECIDO NERVOSO anabeatriz3. 1. CARACTERÍSTICAS GERAIS Origem ectodérmica; Constitui órgãos do Sistema Nervoso, o qual coordena as funções dos demais órgãos;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECIDO NERVOSO anabeatriz3. 1. CARACTERÍSTICAS GERAIS Origem ectodérmica; Constitui órgãos do Sistema Nervoso, o qual coordena as funções dos demais órgãos;"— Transcrição da apresentação:

1 TECIDO NERVOSO anabeatriz3

2 1. CARACTERÍSTICAS GERAIS Origem ectodérmica; Constitui órgãos do Sistema Nervoso, o qual coordena as funções dos demais órgãos; Substância intercelular praticamente inexiste e componentes celulares: neurônios e células da glia. Anatomia do Sistema Nervoso: 1. Sistema Nervoso Central: Encéfalo e Medula Espinhal. 2.Sistema Nervoso Periférico: Nervos Cranianos, Nervos Espinhais e Gânglios Nervosos.

3

4 2. Neurônios células nervosas que recebem e transmitem estímulos; diferentes tipos morfológicos; apresentam basicamente três regiões: corpo celular ou pericário, dendritos e axônio; em geral são células grandes, o corpo celular chega a medir 150 μm e o axônio até mais de 1 m de comprimento.

5 Bipolar – um dendrito e um axônio partindo do corpo celular. Unipolar – apenas um prolongamento parte do corpo celular e divide-se em dendrito e axônio. Multipolar – muitos dendritos; são os mais comuns. Piramidal – corpo celular pequeno com muitos dendritos.

6 As células nervosas, em geral, recebem as informações pelos dendritos ou pelo corpo celular e as transmitem pelo axônio. Classificação funcional dos neurônios: Neurônios sensoriais - recebem estímulos sensoriais do meio ambiente e do organismo; Neurônios motores - atuam sobre órgãos efetores como células musculares e glandulares. Neurônios associativos ou interneurônios - estabelecem conexão entre outros neurônios.

7 FIBRAS NERVOSAS

8

9 3. CÉLULAS DA GLIA OU NEURÓGLIA

10 Células ependimárias Células da glia

11 4. TRANSMISSÃO DO IMPULSO NERVOSO

12 o Os impulsos são gerados por despolarização da membrana plasmática dos neurônios, a partir da alteração da permeabilidade da membrana plasmática aos íons Sódio. O sentido da transmissão do impulso nervoso é: dendrito axônio. o Transmissão do impulso nervoso de um neurônio a outro: mediado por neurotransmissores nas sinapses nervosas.

13 ABERTURA DOS CANAIS DE ÍONS SÓDIO

14 C CONDUÇÃO SALTATÓRIA NAS FIBRAS MIELÍNICAS

15 Qualquer estímulo acima de um valor crítico gera um potencial de ação e o impulso nervoso é desencadeado. Estímulos mais fortes não causam impulsos nervosos mais fortes. Os neurônios obedecem à lei do tudo ou nada, ou seja, um estímulo tem que ser forte o suficiente para desencadear o impulso nervoso. E estímulos mais fortes não desencadeiam impulsos mais fortes. A intensidade das sensações depende do nº de neurônios despolarizados e da frequência dos estímulos.

16 5. SINAPSE – os neurônios conectam-se entre si e com células musculares ou glandulares por meio de uma região especializada, a sinapse. sinapse química; fenda sináptica; neurônios pré-sináptico e pós- sináptico. neurotransmissores: dopamina, acetilcolina, serotonina, noradrenalina.

17 Tecido nervoso = neurônios + células da glia; e substância intercelular quase inexistente; Células da glia: oligodendrócitos, astrócitos, micróglias e células ependimárias; Corpo celular, dendritos e axônio são as partes de um neurônio, célula especializada na recepção e transmissão de impulsos nervosos; Estrato mielínico está relacionado à transmissão mais rápida dos impulsos nervosos;

18 Disposição dos Neurônios no SNC

19 Disposição dos Neurônios no SNP No SNP os axônios dos neurônios formam os nervos e os corpos celulares ficam na substância cinzenta ou nos gânglios nervosos; Epineuro, Perineuro e Endoneuro; Nervos sensitivos levam informações do meio e do interior do corpo para os centros nervosos; Nervos motores levam informações dos centros nervosos para órgãos efetores (músculos e glândulas).

20 ARCO REFLEXO


Carregar ppt "TECIDO NERVOSO anabeatriz3. 1. CARACTERÍSTICAS GERAIS Origem ectodérmica; Constitui órgãos do Sistema Nervoso, o qual coordena as funções dos demais órgãos;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google