A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SISTEMA NERVOSO Centro de controle.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SISTEMA NERVOSO Centro de controle."— Transcrição da apresentação:

1 O SISTEMA NERVOSO Centro de controle

2 O Sistema nervoso no controle do organismo

3 O sistema nervoso e endócrino capacitam o organismo a perceber as variações do meio (interno e externo)a difundir as modificações que essas variações produzem e a executar as respostas adequadas para que seja mantido o equilíbrio interno do corpo (homeostase).

4 Funções Sensitiva – sente as alterações dentro e fora do corpo.
Integradora – analisa a informação sensitiva, armazena uma parte e toma decisões. Motora – Responde aos estímulos iniciando contrações musculares ou secreções glandulares.

5 ORGANIZAÇÃO Sistema nervoso central – encéfalo e medula espinhal
Sistema nervoso periférico – nervos cranianos e espinhais

6 Não é possível considerar o aprendizado sem memória e memória sem o aprendizado.

7 A maior parte do armazenamento de informações aprendidas ocorre no córtex cerebral.

8 HISTOLOGIA Neuróglia – sustentação e proteção para os neurônios
Neurônios – conduzem impulsos de uma parte a outra. Os impulsos nervosos são pequenas correntes elétricas que passam ao longo dos neurônios. Resultam do movimento de íons para dentro e para fora da membrana plasmática do neurônio.

9

10

11 Os neurônios são as células responsáveis pela recepção e transmissão dos estímulos do meio (interno e externo) possibilitando ao organismo a execução de respostas adequadas para a manutenção da homeostase.

12 TERMOS IMPORTANTES Fibra nervosa – refere-se a um axônio e sua bainha.
Nervo – grupos de fibras nervosas mielínicas no SNP. Trato – grupo de fibras nervosas no SNC Substância branca – grupos de axônios mielínicos de muitos neurônios. Substância cinzenta – corpos celulares, dendritos e axônios não mielínicos. Gânglios – grupos de corpos celulares no SNP Núcleo – grupos de corpos celulares no SNC

13 Potencial de membrana Meio intracelular – acúmulo de cargas negativas – proteínas, sulfato e outros íons Meio extracelular – acúmulo de cargas positivas – íons sódio Na+ e outros íons Potencial de repouso – diferença de potencial que no interior da fibra chega a -90mV.

14

15 NEURÔNIO EM REPOUSO -70mV Na+ Na+ Na+ Na+ Na+ Na+ Na+ K+ K+ K+

16 FATORES QUE LEVAM AO POTENCIAL DE MEMBRANA
Bomba Na+K+ATPase Canais de vazamento para Na+ e K+ Acúmulo de moléculas e íons negativos no interior

17 Potencial de ação neural
Fase 1 – despolarização – difusão de íons sódio para o meio intracelular devido a abertura dos canais de sódio sensíveis à voltagem.O PR chega a valores positivos. Fase 2 – repolarização – difusão de íons potássio para o meio extracelular devido a abertura dos canais de potássio sensíveis a voltagem.O PR volta a valores negativos Hiperpolarização – saída excessiva de íons potássio.A negatividade se torna maior que no repouso.

18

19 Estímulo limiar – qualquer fator (químico, mecânico ou elétrico) que produza a difusão de íons sódio através da membrana celular para o interior da fibra, a ponto de ocasionar uma alteração no potencial de membrana da ordem de 15 a 30 mV (ex: de -70mV à -50mV). Aciona a abertura dos canais iônicos sensíveis à voltagem. Velocidade de condução do PA – fibras amielinizadas e mielinizadas.

20 Potencial de repouso – (2) estímulo limiar – (3) despolarização local – (4) abertura dos canais de sódio sensíveis a voltagem - despolarização propagada – (5) inativação dos canais de sódio e abertura dos canais de potássio sensíveis à voltagem (6) – repolarização propagada – (7) hiperpolarização

21 SINAPSES Comunicação entre células. Sinapse elétrica e sinapse química
A sinapse elétrica: União de células através das junções comunicantes – junções GAP Condução em ambas as direções São particularmente úteis em todas as vias reflexas.

22 A sinapse química Predominam no SNC Condução unidirecional
Ocorre a liberação de uma substância química – neurotransmissor Membrana pré-sináptica – despolarização – abertura dos canais de cálcio sensíveis à voltagem – influxo de íons cálcio – exocitose de neurotransmissor – ligação do neurotransmissor ao receptor presente na membrana pós-sináptica -resposta

23 A exocitose de neurotransmissor

24

25 Sinapse excitatória – ocorre a despolarização do neurônio pós-sináptico abertura de canais catiônicos – principalmente de sódio. Sinapse inibitória – ocorre hiperpolarização do neurônio pós-sináptico – abertura de canais de cloreto ou de potássio. Funções sinápticas dos neurônios: O impulso nervoso pode ser bloqueado O impulso pode ser modificado de impulso único a repetitivo O impulso pode ser integrado a outros impulsos provenientes de outros neurônios

26 A velocidade de condução do impulso nervoso
Neurônios não mielinizados – condução contínua Neurônios mielinizados – condução saltatória

27 Reciclagem de vesículas.


Carregar ppt "O SISTEMA NERVOSO Centro de controle."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google