A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Potencial de membrana de repouso e potencial de ação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Potencial de membrana de repouso e potencial de ação."— Transcrição da apresentação:

1 Potencial de membrana de repouso e potencial de ação

2 Potencial de membrana de repouso ÛDefinição: Û Diferença de voltagem elétrica através da membrana plasmática (-20 a -100 mV) ÛQuais as causas? Û a- Concentrações iônicas intracelular e extracelular diferentes Û b- permeabilidade através da membrana plasmática diferenciada para diferentes íons.

3 Potencial de membrana de repouso ÛGênese: Û As forças que atuam fazendo com que um íon se movimente (difunda) através da membrana plasmática são os seus gradientes de concentração (químico) e elétrico. Û Cada íon se moverá através da membrana até que seja atingido seu potencial de equilíbrio. Û O potencial de equilíbrio de um dado íon é definido como o valor de carga que contrabalança a tendencia de difusão em razão da diferença de concentração. Û O potencial de equilíbio será atingido quando as forças química e elétrica se igualarem. Û Este equilíbrio é dinâmico.

4 Potencial graduado Û Definição: pequena variação do potencial de membrana de repouso. Û Causa: Abertura de canais com comportas. ÛCaracterística: se propaga por pequenas distâncias, perdendo intensidade durante o deslocamento. Û Tipos : Û Hiperpolarizante. Û Despolarizante.

5 Potencial de ação Û Definição: Fenômeno de rápida despolarização seguida por repolarização da membrana plasmática. ÛFases: ascendente, pico de ultrapassagem, descendente e pós- hiperpolarização.

6 Potencial de ação Û As fases do potencial de ação podem ser entendidas como resultado de um fluxo íônico específico através da membrana plasmática da célula. ÛEle obedece a lei do tudo-ou- nada.

7 Potencial de ação ÛPeríodo refratário absoluto: período de tempo durante o qual uma célula não pode produzir um segundo potencial de ação. ÛPeríodo refratário relativo: período que se segue a um potencial de ação no qual é possível gerar uma nova despolarização; no entanto, o estímulo deve ter intensidade superior à utilizada para gerar o primeiro.

8 Potencial de ação Û A condução do potencial de ação ao longo do axônio se dá pela geração de correntes locais, chamadas de correntes transmembranas e axoplasmáticas.

9 Potencial de ação Û A velocidade de condução do potencial de ação varia de acordo com: Û o diâmetro do axônio ÛCondução contínua ou ponto-a-ponto. Û a bainha de mielina. Ûcondução saltatória.

10 Potencial de ação


Carregar ppt "Potencial de membrana de repouso e potencial de ação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google