A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FADIGA PERIFÉRICA. CONCEITO DIMINUIÇÃO NA TENSÃO MUSCULAR, RELACIONADA A DIMINUIÇÃO DO POTENCIAL DE AÇÃO, ACOPLAMENTO EXCITAÇÃO CONTRAÇÃO OU PREJUIZO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FADIGA PERIFÉRICA. CONCEITO DIMINUIÇÃO NA TENSÃO MUSCULAR, RELACIONADA A DIMINUIÇÃO DO POTENCIAL DE AÇÃO, ACOPLAMENTO EXCITAÇÃO CONTRAÇÃO OU PREJUIZO."— Transcrição da apresentação:

1 FADIGA PERIFÉRICA

2 CONCEITO DIMINUIÇÃO NA TENSÃO MUSCULAR, RELACIONADA A DIMINUIÇÃO DO POTENCIAL DE AÇÃO, ACOPLAMENTO EXCITAÇÃO CONTRAÇÃO OU PREJUIZO NO CICLO DAS PONTES CRUZADAS NA PRESENÇA DE INALTERADO OU AUMENTADO DRIVE NEURAL.

3 MANIFESTAÇÃO DA FADIGA 1)AFERÊNCIA SENSORIAL PARA SNC. 2) EFERÊNCIA MOTORA. 3) JUNÇÃO NEUROMUSCULAR. 4) EXCITABILIDADE DO SARCOLEMA. 5) ACOPLAMENTO EXCITAÇÃO CONTRAÇÃO. 6) SUPRIMENTO ENERGÉTICO E ACÚMULO DE METABÓLITOS. 7) RELAXAMENTO.

4 DEPENDÊNCIA DA TAREFA 1) NÍVEL DE DEPENDÊNCIA. 2) ESTRATÉGIA NEURAL. 3) INTENSIDADE E DURAÇÃO DO EXERCÍCIO. 4) VELOCIDADE DE CONTRAÇÃO. 5) DURAÇÃO DA ATIVIDADE.

5 IMPORTÂNCIA DA FADIGA EVITA TODA DEPLEÇÃO DE ATP. MANTÉM A TEMPERATURA E PH EM VALORES COMPATÍVEIS COM A VIDA.

6 HIPÓTESES 1) CONDUÇÃO ELÉTRICA. 2) LIBERAÇÃO E RESGATE DE CÁLCIO. 3) FATORES METABÓLICOS: A) ACÚMULO DE METABÓLITOS. B) DEPLEÇÃO DE SUBSTRATOS ENERGÉTICOS.

7 CONDUÇÃO ELÉTRICA DIFICULDADE DE PROPAGAÇÃO DO ESTÍMULO PELOS TÚBULOS T POR MUDANÇA DE POTENCIAL IÔNICO.

8 DEFICIÊNCIA NA LIBERAÇÃO DE CÁLCIO MECANISMOS PROPOSTOS: A) QUEDA DO PH- INIBE LIBERAÇÃO DO CÁLCIO NO PELO RETICULO SARCOPLÁSMATICO, INTERFERINDO NA FIXAÇÃO DO CÁLCIO A TROPONINA. AUMENTO DO TEMPO DE TRANSIÇÃO DA LIGAÇÃO DAS PONTES CRUZADAS PARA ESTADOS MAIS FRACOS. INIBIÇÃO DE ENZIMAS DA GLICOGENÓLISE E GLICÓLISE.

9 DEFICIÊNCIA NA LIBERAÇÃO DE CÁLCIO B) ACÚMULO DE POTÁSSIO EXTRACELULAR BOMBAS DE NA E K SÃO INATIVADAS-LEVA A INCAPACIDADE DE MANTER O GRADIENTE IÔNICO EM TORNO DA MEMBRANA SARCOPLASMÁTICA DA FIBRA MUSCULAR.

10 DEFICIÊNCIA NA LIBERAÇÃO DE CÁLCIO DIFICULDADE DE PROPAGAR O POTENCIAL DE AÇÃO PELOS TÚBULOS T- REDUÇÃO NA LIBERAÇÃO DE CA2+ PARA O CITOPLASMA. REDUÇÃO DA FORÇA PRODUZIDA. INFLUXO DE ÁGUA E SÓDIO CONTRIBUI PARA TAIS ALTERAÇÕES. PARA SER INFLUENCIADO PELA PRODUÇÃO INTRACELULAR DE AMÔNIA.

11

12 ABERTURA DOS CANAIS DE CÁLCIO-REDUÇÃO DE ATP E AUMENTO DE MG2+ O MAGNÉSIO É UM BLOQUEADOR NATURAL DO CANAL DE CÁLCIO. O ÍON ENTRA AGREGADO A MOLÉCULA DE ATP PARA DENTRO DO SARCOPLASMA. DURANTE A CONTRAÇÃO MUSCULAR OCORRE UM AUMENTO DA QUANTIDADE DE MG2+ DENTRO DO SARCOPLASMA, DIMINUINDO O FLUXO DE CÁLCIO PELO RETÍCULO SARCOPLASMÁTICO DIMINUINDO A FORÇA DE CONTRAÇÃO.

13 AUMENTO DO FOSFATO INORGÂNICO CONSEQUÊNCIA DO METABOLISMO ANAERÓBIO. INIBE A REABSORÇÃO DE CÁLCIO E O TEMPO DE RELAXAMENTO DAS FIBRAS MUSCULARES. INIBE A INTERAÇÃO DAS PONTES CRUZADAS, DIMINUINDO A FORÇA CONTRÁTIL.

14

15 FATORES METABÓLICOS 1)QUEDA DE ESTOQUE DE GLICOGÊNIO: A) INTERFERE NA TAXA DE RESSÍNTESE DE ATP B) PREJUÍZO NA INTERAÇÃO DAS PONTES CRUZADAS. C) ALTERAÇÃO NA REABSORÇÃO DE CÁLCIO.

16 FATORES METABÓLICOS 2) ACÚMULOS DE METABÓLICOS: A)INIBIÇÃO DAS ENZIMAS DA GLICÓLISE, LEVANDO A ACIDOSE METABÓLICA. B) ACÚMULO DE AMÔNIA QUE É TÓXICA PARA OS MÚSCULOS E O SNC.


Carregar ppt "FADIGA PERIFÉRICA. CONCEITO DIMINUIÇÃO NA TENSÃO MUSCULAR, RELACIONADA A DIMINUIÇÃO DO POTENCIAL DE AÇÃO, ACOPLAMENTO EXCITAÇÃO CONTRAÇÃO OU PREJUIZO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google