A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCESSOS INTEGRADOS DA MEMBRANA: A SECREÇÃO DE INSULINA Disciplina de Biociências I Faculdade de Odontologia de Piracicaba UNICAMP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCESSOS INTEGRADOS DA MEMBRANA: A SECREÇÃO DE INSULINA Disciplina de Biociências I Faculdade de Odontologia de Piracicaba UNICAMP."— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSOS INTEGRADOS DA MEMBRANA: A SECREÇÃO DE INSULINA Disciplina de Biociências I Faculdade de Odontologia de Piracicaba UNICAMP

2 Movimento de Na + e de K + através das membranas: importante papel na geração de sinais elétricos em tecidos excitáveis (tec. muscular e nervoso); Tecidos não excitáveis como as células endócrinas; Células beta do pâncreas – liberação de insulina; difusão facilitada, exocitose, abertura e fechamento de canais por ligante e por potencial de membrana – funções celulares.

3 Secreção de Insulina Células beta sintetizam insulina e a estocam em vesículas secretórias citoplasmáticas; [ ] glicose plasmática - célula beta libera insulina por exocitose; Insulina atua em outras células, fazendo [ ] de glicose voltar ao nível pré-refeição; Como a célula beta sabe que a concentração de glicose aumentou e é necessária a liberação de insulina?

4

5 Célula Beta Possui dois canais que auxiliam no controle da liberação de insulina; Canal de Ca 2+ voltagem-dependente – fechado quando o potencial da célula está em repouso; Canal K ATP – usualmente está aberto e fecha quando o ATP liga-se a ele. Em repouso, as [ ]s de glicose são baixas, a célula produz menos ATP, então o canal permanece aberto, permitindo que K saia da célula.

6 erg/ANIMTNS/FacDiff.htm

7

8

9

10

11

12

13 a.msus.edu/berg /ANIMTNS/Se crtion.htm


Carregar ppt "PROCESSOS INTEGRADOS DA MEMBRANA: A SECREÇÃO DE INSULINA Disciplina de Biociências I Faculdade de Odontologia de Piracicaba UNICAMP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google