A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Funções e Propriedades

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Funções e Propriedades"— Transcrição da apresentação:

1 Funções e Propriedades
Membrana Plasmática Funções e Propriedades delimitar  o ambiente celular, dá individualidade a cada célula, compartimentalizando moléculas, definindo meios intra e extra celular. forma ambientes únicos e especializados, cuja composição e concentração molecular são conseqüência de sua permeabilidade seletiva. representa o primeiro elo de contato entre os meios intra e extracelular,  transduzindo informações para o interior da célula e permitindo que ela responda a estímulos externos que podem, inclusive, influenciar no cumprimento de suas funções biológicas.

2 Funções e Propriedades
Também atua nas interações célula-célula, através de componentes da membrana as células semelhantes podem se reconhecer agrupando-se para formar tecidos. A manutenção da individualidade celular, assim como o bom desempenho das outras funções da membrana, requerem uma combinação particular de características estruturais da membrana plasmática: ao mesmo tempo que a membrana precisa formar um limite “estável”, ela precisa também ser dinâmica e flexível. A combinação destas características é possível devido `a sua composição química.

3 Modelo de Mosaico fluído(Singer e Nicolson-1972)

4 Disposição das moléculas de fosfolipídios em meio aquoso.

5 Diferenciações e especializações.
Os Desmossomas formam regiões pontuais de adesão entre as células, estão relacionados à forma e ao padrão de distribuição das organelas na célula. Conferem resistência à tração e à pressão. Zônula de Adesão  forma também um cinturão contínuo ao redor da célula que se une às adjacentes através de ligações entre moléculas de adesão dependentes de Cálcio. Sua função principal é a de proporcionar a coesão entre as células tornando a camada epitelial mais resistente ao atrito, trações e pressões. Zônula de Oclusão tem a função de vedar a passagem de substâncias entre as células epiteliais, delimitando compartimentos apicais, baso-laterais e intercelulares.

6 Fotomicrografia eletrônica de transmissão de intestino de rato mostrando as microvilosidades.

7 Glicocálix Envoltório externo a membrana, ocorre em animais e alguns protistas. Composição: moléculas de açúcares ligadas aos fosfolipídios ( glicolipídios) e a proteínas (glicoproteínas). Funções: Adesão celular,reconhecimento célula a célula, proteção contra lesões químicas e mecânicas.

8 O transporte de substâncias pela membrana.
PASSIVO: ocorre sem gasto de energia(ATP). Osmose, difusão, e difusão facilitada. ATIVO Ocorre com gasto de energia(ATP). Bomba de sódio e potássio. Endocitose (fagocitose,partículas sólidas. Pinocitose, partículas líquidas.). Exocitose ou clasmocitose.

9

10

11 Exocitose Fotomicrografia eletrônica de transmissão mostrando uma vesícula secretora eliminando seu conteúdo para fora da célula.

12 Osmose

13 Difusão simples. Difusão facilitada.
Movimento de partículas de pequeno tamanho como o oxigênio e certos íons de onde estão mais concentradas (meio hipertônico) para onde estão menos concentradas( meio hipotônico) até se estabelecer o equilíbrio entre os meios(meios isotônicos). Difusão facilitada. Algumas proteínas da membrana, denominadas permeases facilitam a passagem de certas substâncias de modo a igualar as concentrações entre dois meios.

14 Difusão facilitada


Carregar ppt "Funções e Propriedades"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google