A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEMBRANA PLASMÁTICA BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEMBRANA PLASMÁTICA BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima."— Transcrição da apresentação:

1 MEMBRANA PLASMÁTICA BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima

2 Membrana Plasmática PELÍCULA QUE ENVOLVE: o citoplasma de todas as células núcleo das células eucariontes as organelas Pode ser vista apenas por microscópio eletrônico e mede apenas 8 nm (1 nm = 0, mm)

3 Membrana Plasmática

4 Região polar ou hidrófila – que se liga com as moléculas de água Região apolar ou hidrófoba – que não se liga com moléculas de água Os fosfolipídios (lipídios + fosfato) são os principais componentes das membranas celulares. A MP é formada por uma bicamada lipídica.

5 Membrana Plasmática

6

7 MODELO DO MOSAICO FLUIDO: FLUIDO – estado quase líquido MOSAICO – diversidade(mistura) das proteínas Proteínas mergulhadas Icebergs no mar Movimentação permanente das moléculas

8 Membrana Plasmática Modelo do Mosaico Fluído

9 Membrana Plasmática FUNÇÕES: Permeabilidade seletiva: como uma catraca, a membrana "escolhe" o que vai entrar ou sair da célula. Alta resistência elétrica: a estrutura da membrana resiste a altas correntes elétricas sem que isso cause deformação.

10 Membrana Plasmática Regeneração: mesmo que limitado, a membrana tem um poder de regeneração de seus componentes (proteínas, lipídios); Elasticidade: sua composição química permite que ela tenha uma maleabilidade maior, dando maior possibilidade de mudanças na conformação, melhorando a adesão celular, etc.

11 Membrana Plasmática COMPOSIÇÃO: Proteínas Receptoras: liga- se a substâncias ativadoras EnzimáticaCarreadoraCanalizadora Glicocálix: reconhecimento entre células Adesiva: ligação entre células Proteína de outra célula

12 Membrana Plasmática COMPOSIÇÃO: Glicídios GLICOCÁLIX

13 Membrana Plasmática REFORÇOS EXTERNOS: PAREDE CELULAR Presente nas células vegetais Impede a lise da MP das células Formadas por celulose (g+g+g...) associadas a lignina ou polissacarídeos (hemicelulose) Lignina = resistência

14 Membrana Plasmática REFORÇOS EXTERNOS: PAREDE CELULAR

15 Especializações da Membrana Microvilosidades : presentes nas paredes do intestino tem a função de aumentar a área de absorção das células. Desmossomos : são especializações que permitem maior adesão entre células de um tecido, visível entre as células do tecido epitelial.

16 Interdigitações : são pequenas invaginações entre células vizinhas com a finalidade de aumentar a área de contato e trocas entre células..Cílios e Flagelos : os cílios são visíveis em microorganismos como o Paramécio, tem a função de locomoção e captura de alimentos, da mesma forma os flagelos, que são observados também em espermatozóides.

17

18

19

20 SOLUÇÃO Soluto Soluto – Substância a ser dissolvida; Solvente Solvente – Dissolve o soluto; SOLUÇÃO: Solvente + Soluto Soluto SAL Solvente ÁGUA Solução

21 GRADIENTE DE CONCENTRAÇÃO Gradiente de concentração Gradiente de concentração – Variação entre solvente e soluto; H2OH2O H2OH2O Solução HIPERTÔNICA Solução HIPOTÔNICA Solução ISOTÔNICA

22 Meio Isotônico Meio Hipertônico Meio Hipotônico Hemácia – Células do sangue Plasmólise ou crenação Hemólise

23 Células Vegetais Note que em A, a célula está perdendo água para o meio externo. E em B, a célula se encontra Plasmolisada

24 Transporte de Substâncias pela Membrana Transporte Passivo Transporte Passivo – Ocorre sem gasto de energia e é realizado sempre a favor do gradiente (gradiente indica variação). São 3 tipos: Osmose, difusão simples e difusão facilitada.

25 Transporte de Substâncias pela Membrana Osmose – É a passagem de água (solvente) de uma solução menos concentrada (- soluto) para uma solução mais concentrada (+ soluto). Solução -Solução +

26 Transporte de Substâncias pela Membrana Difusão simples – É a passagem de soluto do meio mais concentrado (+ soluto) para o meio menos concentrado (- soluto). Solução +Solução -

27 Transporte de Substâncias pela Membrana

28 Membrana Plasmática Difusão facilitada – É a passagem de substâncias não-lipossolúveis pela membrana da célula com a ajuda de proteínas.

29 Membrana Plasmática

30 Vídeo: Difusão simples e difusão facilitada

31 Transporte Ativo É o movimento de substâncias (moléculas e íons) através da membrana plasmática contra o gradiente de concentração, ou seja, do meio de menor concentração para o de maior concentração,e é feito com gasto de energia (ATP). Solução + Solução -

32 Bomba de Sódio e Potássio A concentração de sódio (Na + ) é maior fora da célula e a de potássio (K + ) é maior dentro. as células gastam constantemente energia para bombear Na + e K + em sentido contrário á difusão. (vídeo)

33 Bomba de sódio e potássio

34 Transporte em Bloco Pode ser de dois tipos Endocitose ou Exocitose Endocitose Fagocitose: É um processo de ingestão de partículas grandes como microorganismos e restos de outras células, através do dobramento da membrana plasmática formando um vacúolo alimentar – fagossomo.

35

36 Pinocitose: É um processo de ingestão de moléculas dissolvidas em água, tais como polissacarídeos e proteínas, num processo semelhante a fagocitose, formando uma vesícula – pinossomo.

37

38 Exocitose É um processo que algumas células utilizam para eliminar resíduos da digestão intracelular ou secreções que atuam em diversas etapas do metabolismo do nosso corpo.

39 Micrografia eletrônica de transmissão de trecho de uma célula mostrando uma vesícula secretora eliminando seu conteúdo para fora da célula.

40 2/4/ :11Xuxu o seu Professor!40


Carregar ppt "MEMBRANA PLASMÁTICA BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google