A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOVIMENTO ATRAVÉS DAS MEMBRANAS Disciplina de Biociências I Profa. Cínthia P. Machado Tabchoury Faculdade de Odontologia de Piracicaba UNICAMP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOVIMENTO ATRAVÉS DAS MEMBRANAS Disciplina de Biociências I Profa. Cínthia P. Machado Tabchoury Faculdade de Odontologia de Piracicaba UNICAMP."— Transcrição da apresentação:

1 MOVIMENTO ATRAVÉS DAS MEMBRANAS Disciplina de Biociências I Profa. Cínthia P. Machado Tabchoury Faculdade de Odontologia de Piracicaba UNICAMP

2 Transporte de soluto através das membranas H 2 O, O 2, CO 2 e lipídios movem-se facilmente; íons, moléculas polares grandes têm dificuldade para cruzar a membrana; Duas propriedades: tamanho da molécula e sua solubilidade em lipídios (ou polaridade). Transporte passivo e ativo.

3 Transporte de soluto através das membranas Difusão simples: H 2 O, O 2, N 2, CH 4; Moléculas movem-se de uma área de maior concentração para uma área de menor concentração; É um processo passivo; Existirá movimento entre as moléculas até que as [ ] sejam equivalentes; É rápida em distâncias curtas e muito mais lenta em distâncias maiores.

4 Difusão simples Antes do equilíbrio fluxo líquido No equilíbrio sem fluxo líquido

5 O Transporte mediado por carreadores apresenta Saturação Especificidade: transportador GLUT para hexoses Competição. Conceitos já discutidos para enzimas Difusão facilitada Ex: glicose permease dos eritrócitos

6 Difusão facilitada Soluto hidratado Transportador

7 interior exterior D-glicose Passo 1 Passo 2 Passo 3 Passo 4 Transporte da glicose para dentro dos eritrócitos: Difusão facilitada O transportador da glicose é uma proteína integral da membrana. As moléculas movem-se a favor de um gradiente de concentração. O processo não exige energia.

8 O Transporte ativo exige gasto de energia proveniente do ATP transporta moléculas contra um gradiente de concentração; cria um estado de desequilíbrio; Precisa de energia externa; Direta ou indiretamente da ligação fosfato de alta energia do ATP.

9 Transporte único Uniporte Transporte duplo Co-Transporte Simporte Contra-Transporte Antiporte Três classes gerais de sistemas transportadores

10 Tipos de transporte ativo Transporte ativo primário Transporte ativo secundário Todo transporte ativo secundário depende em última análise do transporte ativo primário.

11 O transportador liga 3 Na + do interior da célula Fosforilação favorece conformação II O transportador libera 3 Na + para o exterior e liga 2 K + do exterior da célula Defosforilação favorece a conformação I O transportador libera 2 K + para o interior da célula interiorexterior O transporte ativo 1 ário usa ATP como fonte de energia. Assim, muitos destes transportadores são conhecidos como ATPases. Algumas ATPases são denominadas bombas, como é o caso da bomba sódio-potássio (ou Na + -K + - ATPase). Esta bomba mantém os gradientes de [ ] do Na + e K + através da membrana celular.

12 Galactosídeo permease Lactose (exterior) Bomba de próton (inibida por CN - ) Lactose (interior) combustível Gradiente de íons fornece a energia para transporte ativo secundário: o transporte primário de H + para fora da célula, dirigido pela oxidação de uma variedade de combustíveis, estabelece um gradiente de próton e um potencial elétrico (interior negativo) através da membrana.

13 Galactosídeo permease Lactose (exterior) Bomba de próton (inibida por CN - ) Lactose (interior) combustível Transporte ativo secundário da lactose para dentro da célula envolve o simporte de H + e lactose pelo transportador galactosídeo. A captação de lactose contra o seu gradiente de [ ] é inteiramente dependente do fluxo de H +, direcionado pelo gradiente eletroquímico.

14 Simporte sódio-glicose Este transportador usa o potencial de energia do gradiente de [ ] do Na + para transportar a glicose contra o seu gradiente de [ ]. Quando o carreador abre-se para o fluido extracelular, existe um sítio de ligação com alta afinidade pelo Na + e um sítio com baixa afinidade pela glicose.

15

16

17

18


Carregar ppt "MOVIMENTO ATRAVÉS DAS MEMBRANAS Disciplina de Biociências I Profa. Cínthia P. Machado Tabchoury Faculdade de Odontologia de Piracicaba UNICAMP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google