A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A água e seus efeitos sobre as biomoléculas em solução Faculdade de Odontologia de Piracicaba UNICAMP Profa. Dra. Cínthia Pereira Machado Tabchoury.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A água e seus efeitos sobre as biomoléculas em solução Faculdade de Odontologia de Piracicaba UNICAMP Profa. Dra. Cínthia Pereira Machado Tabchoury."— Transcrição da apresentação:

1 A água e seus efeitos sobre as biomoléculas em solução Faculdade de Odontologia de Piracicaba UNICAMP Profa. Dra. Cínthia Pereira Machado Tabchoury

2 - Anestésicos Locais Em região inflamada a anestesia não é eficiente pH ácido Influencia a dissociação do AL Como o pH pode influenciar a dissociação de uma substância, um fármaco?

3 pH ácidos e bases fracas Equação de Henderson-Hasselbach Tampão Tampões Biológicos Tópicos a serem abordados

4 O que é pH? p significa logaritmo negativo de(- log) Então, pH = - log [H + ] e pOH = - log [OH - ] para H 2 O : pH = - log = 7,0 pOH = - log = 7,0 É um artifício matemático O pH é inversamente proporcional à concentração de H +

5 Qual a origem do íon hidrogênio? Um dos solutos mais importantes do corpo. Pode interferir com as pontes de hidrogênio e nas forças de van der Waals. Provenientes da separação da água. H 2 O H + + OH - Moléculas ionizadas que liberam íons H +. Ex: CO 2 + H 2 OH 2 CO 3 H + + HCO 3 - Somente H + livres é que afetam a concentração de H +.

6 Escala de pH É logarítmica Isto é, se o valor do pH muda em uma unidade, a concentração de H + aumenta ou diminui em 10 vezes.

7

8

9 TAMPÕES Fator-chave na capacidade do corpo em manter o pH normal. Solução tampão é aquela capaz de resistir às variações de pH. São misturas de ácidos fracos e suas bases conjugadas Mas o que é um ácido fraco? E sua base conjugada?

10 ÁCIDO FRACO Citem um exemplo de ácido forte: Ácidos fracos são aqueles que não se ionizam completamente quando dissolvidos em água. CH 3 COOH H + + CH 3 COO - ácido fraco: CH 3 COOH doador de prótons base conjugada: CH 3 COO - receptor de prótons

11

12

13 Equação de Henderson-Hasselbach

14

15 TAMPÕES BIOLÓGICOS Bicarbonato: o mais importante na saliva e sangue Fosfato: citoplasma das células Proteínas

16

17

18 - Anestésicos Locais Em região inflamada a anestesia não é eficiente pH ácido Influencia a dissociação do AL Sabendo que os anestésicos locais são bases fracas e que a forma catiônica (RNH + ) é considerada a forma mais ativa no sítio receptor e que a forma não carregada (RN) é importante para a rápida penetração nas membranas, explique a afirmação acima:


Carregar ppt "A água e seus efeitos sobre as biomoléculas em solução Faculdade de Odontologia de Piracicaba UNICAMP Profa. Dra. Cínthia Pereira Machado Tabchoury."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google