A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA NERVOSO. AS CÉLULAS NERVOSAS E SUAS CONEXÕES FORMADO POR BILHÕES DE CÉLULAS NERVOSAS, O NOSSO SISTEMA NERVOSO FUNCIONA COMO UMA GRANDE REDE DE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA NERVOSO. AS CÉLULAS NERVOSAS E SUAS CONEXÕES FORMADO POR BILHÕES DE CÉLULAS NERVOSAS, O NOSSO SISTEMA NERVOSO FUNCIONA COMO UMA GRANDE REDE DE."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA NERVOSO

2 AS CÉLULAS NERVOSAS E SUAS CONEXÕES FORMADO POR BILHÕES DE CÉLULAS NERVOSAS, O NOSSO SISTEMA NERVOSO FUNCIONA COMO UMA GRANDE REDE DE COMUNICAÇÕES, EM QUE AS MENSAGENS TÊM A FORMA DE SINAIS QUÍMICOS E ELÉTRICOS EM MOVIMENTO INCESSANTE PELO CORPO. FORMADO POR BILHÕES DE CÉLULAS NERVOSAS, O NOSSO SISTEMA NERVOSO FUNCIONA COMO UMA GRANDE REDE DE COMUNICAÇÕES, EM QUE AS MENSAGENS TÊM A FORMA DE SINAIS QUÍMICOS E ELÉTRICOS EM MOVIMENTO INCESSANTE PELO CORPO.

3 AS CÉLULAS NERVOSAS E SUAS CONEXÕES O TECIDO NERVOSO, É FORMADO POR CÉLULAS NERVOSAS, OS NEURÔNIOS. O TECIDO NERVOSO, É FORMADO POR CÉLULAS NERVOSAS, OS NEURÔNIOS. ESSAS CÉLULAS TÊM FORMA ALONGADA E RAMIFICADA. ESSAS CÉLULAS TÊM FORMA ALONGADA E RAMIFICADA.

4 NEURÔNIOS OS NEURÔNIOS APRESENTAM UM CORPO CELULAR, QUE CONTÉM UM NÚCLEO E EMITE DOIS TIPOS DE PROLONGAMENTOS: O AXÔNIO E OS DENTRITOS. OS NEURÔNIOS APRESENTAM UM CORPO CELULAR, QUE CONTÉM UM NÚCLEO E EMITE DOIS TIPOS DE PROLONGAMENTOS: O AXÔNIO E OS DENTRITOS.

5 NEURÔNIOS

6 NEURÔNIOS AXÔNIO: CONDUZ OS IMPULSOS NERVOSOS. É ENVOLVIDO POR UM INVÓLUCRO DE LIPÍDIO CHAMADO MIELINA QUE AUMENTA A VELOCIDADE COM QUE O IMPULSO NERVOSO É CONDUZIDO PELO NEURÔNIO. AXÔNIO: CONDUZ OS IMPULSOS NERVOSOS. É ENVOLVIDO POR UM INVÓLUCRO DE LIPÍDIO CHAMADO MIELINA QUE AUMENTA A VELOCIDADE COM QUE O IMPULSO NERVOSO É CONDUZIDO PELO NEURÔNIO. DENTRITOS: RECEBEM OS IMPULSOS NERVOSOS DE OUTROS NEURÔNIOS. DENTRITOS: RECEBEM OS IMPULSOS NERVOSOS DE OUTROS NEURÔNIOS.

7 NEURÔNIOS CORPO CELULAR: É A REGIÃO ONDE ESTÃO O NÚCLEO DA CÉLULA E AS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. CORPO CELULAR: É A REGIÃO ONDE ESTÃO O NÚCLEO DA CÉLULA E AS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. SINAPSE: REGIÃO ENTRE DOIS NEURÔNIOS, ONDE OCORRE A TRANSMISSÃO DO IMPULSO NERVOSO. SINAPSE: REGIÃO ENTRE DOIS NEURÔNIOS, ONDE OCORRE A TRANSMISSÃO DO IMPULSO NERVOSO. NESSA REGIÃO, UM NEURÔNIO LIBERA NEUROTRANSMISORES QUE VIAJAM PELO MEIO INTERCELULAR ATÉ OS RECEPTORES SINÁPTICOS DO NEURÔNIO SEGUINTE. NESSA REGIÃO, UM NEURÔNIO LIBERA NEUROTRANSMISORES QUE VIAJAM PELO MEIO INTERCELULAR ATÉ OS RECEPTORES SINÁPTICOS DO NEURÔNIO SEGUINTE.

8 OS RECEPTORES SÃO PROTEÍNAS SITUADAS NA MEMBRANA CELULAR DO NEURÔNIO, QUE INTERAGEM COM O NEUROTRANSMISSOR, GERANDO UMA RESPOSTA. OS RECEPTORES SÃO PROTEÍNAS SITUADAS NA MEMBRANA CELULAR DO NEURÔNIO, QUE INTERAGEM COM O NEUROTRANSMISSOR, GERANDO UMA RESPOSTA.

9 NEUROTRANSMISSORES ACETILCOLINA: PROCESSOS DE MEMÓRIA E APRENDIZAGEM. ACETILCOLINA: PROCESSOS DE MEMÓRIA E APRENDIZAGEM. SEROTONINA: VARIAÇÕES DE COMPORTAMENTO E HUMOR. SEROTONINA: VARIAÇÕES DE COMPORTAMENTO E HUMOR. ENDORFINAS: TÊM AÇÃO ANALGÉSICA, ALÍVIO DA DOR E DO ESTRESSE, ESTÃO RELACIONADAS A SENSAÇÕES DE PRAZER E ALEGRIA. ENDORFINAS: TÊM AÇÃO ANALGÉSICA, ALÍVIO DA DOR E DO ESTRESSE, ESTÃO RELACIONADAS A SENSAÇÕES DE PRAZER E ALEGRIA.

10

11 GLIA: SIGNIFICA COLA. MANTÉM OS NEURÔNIOS UNIDOS COMO SE OS COLASSE UM NO OUTRO. GLIA: SIGNIFICA COLA. MANTÉM OS NEURÔNIOS UNIDOS COMO SE OS COLASSE UM NO OUTRO.

12 TRAJETO DE PROPAGAÇÃO DO IMPULSO NERVOSO DENTRITOS – CORPO CELULAR - AXÔNIO DENTRITOS – CORPO CELULAR - AXÔNIO

13

14

15 CLASSIFICAÇÃO DOS NEURÔNIOS NEURÔNIO SENSORIAL: LEVA INFORMAÇÕES OBTIDAS PELOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS. NEURÔNIO SENSORIAL: LEVA INFORMAÇÕES OBTIDAS PELOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS. NEURÔNIO MOTOR: TRAZ DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL AS ORDENS AOS MÚSCULOS OU ÀS GLÂNDULAS PARA SEREM EXECUTADAS. NEURÔNIO MOTOR: TRAZ DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL AS ORDENS AOS MÚSCULOS OU ÀS GLÂNDULAS PARA SEREM EXECUTADAS. NEURÔNIO DE ASSOCIAÇÃO: FAZ A CONEXÃO ENTRE O NEURÔNIO SENSORIAL E MOTOR. NEURÔNIO DE ASSOCIAÇÃO: FAZ A CONEXÃO ENTRE O NEURÔNIO SENSORIAL E MOTOR.

16 ESTRUTURA DO SISTEMA NERVOSO É DIVIDIDO EM DUAS PARTES: É DIVIDIDO EM DUAS PARTES: SISTEMA NERVOSO CENTRAL SISTEMA NERVOSO CENTRAL SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO

17 SISTEMA NERVOSO CENTRAL É CONSTITUÍDO PELO ENCÉFALO E PELA MEDULA ESPINHAL. É CONSTITUÍDO PELO ENCÉFALO E PELA MEDULA ESPINHAL.

18

19 ENCÉFALO É CONSTITUÍDO PELO CÉREBRO, CEREBELO E BULBO. É CONSTITUÍDO PELO CÉREBRO, CEREBELO E BULBO.

20

21 CÉREBRO É DIVIDIDO EM DUAS PARTES: HEMISFÉRIO DIREITO E HEMISFÉRIO ESQUERDO. É DIVIDIDO EM DUAS PARTES: HEMISFÉRIO DIREITO E HEMISFÉRIO ESQUERDO. É RESPONSÁVEL PELA INTELIGÊNCIA, A MEMÓRIA, A LINGUAGEM, A CRIATIVIDADE, CONTROLA AS EMOÇÕES E OS MOVIMENTOS VOLUNTÁRIOS. É RESPONSÁVEL PELA INTELIGÊNCIA, A MEMÓRIA, A LINGUAGEM, A CRIATIVIDADE, CONTROLA AS EMOÇÕES E OS MOVIMENTOS VOLUNTÁRIOS. A CAMADA EXTERNA DO CÉREBRO DENOMINA-SE CÓRTEX CEREBRAL. É O LOCAL ONDE ENCONTRAM-SE OS NEURÔNIOS. A CAMADA EXTERNA DO CÉREBRO DENOMINA-SE CÓRTEX CEREBRAL. É O LOCAL ONDE ENCONTRAM-SE OS NEURÔNIOS.

22

23

24 CEREBELO: COORDENA, COM O CÉREBRO OS MOVIMENTOS DO CORPO. CEREBELO: COORDENA, COM O CÉREBRO OS MOVIMENTOS DO CORPO. - É RESPONSÁVEL PELO EQUILÍBRIO DO CORPO, POIS ESTÁ LIGADO A ALGUNS CANAIS DA ORELHA INTERNA. - REGULA O GRAU DE CONTRAÇÃO DOS MÚSCULOS EM REPOUSO (TÔNUS MUSCULAR).

25 BULBO: CONTROLA AS FUNÇÕES AUTOMÁTICAS DO CORPO E TAMBÉM AS INFORMAÇÕES QUE RECEBE DOS ÓRGÃOS, COMO OS BATIMENTOS CARDÍACOS, OS REFLEXOS E A DEGLUTIÇÃO. BULBO: CONTROLA AS FUNÇÕES AUTOMÁTICAS DO CORPO E TAMBÉM AS INFORMAÇÕES QUE RECEBE DOS ÓRGÃOS, COMO OS BATIMENTOS CARDÍACOS, OS REFLEXOS E A DEGLUTIÇÃO. MEDULA ESPINHAL: É UM CORDÃO DE TECIDO NERVOSO, LOCALIZADO NO INTERIOR DA COLUNA VERTEBRAL QUE CONDUZ OS IMPULSOS NERVOSOS DO CORPO PARA O CÉREBRO. MEDULA ESPINHAL: É UM CORDÃO DE TECIDO NERVOSO, LOCALIZADO NO INTERIOR DA COLUNA VERTEBRAL QUE CONDUZ OS IMPULSOS NERVOSOS DO CORPO PARA O CÉREBRO.

26 MENINGES: MEMBRANAS QUE FORNECEM PROTEÇÃO EXTRA AOS MOVIMENTOS DO CORPO. MENINGES: MEMBRANAS QUE FORNECEM PROTEÇÃO EXTRA AOS MOVIMENTOS DO CORPO.

27 SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO É CONSTITUÍDO POR NERVOS QUE SE ORIGINAM NO ENCÉFALO E NA MEDULA ESPINHAL. É CONSTITUÍDO POR NERVOS QUE SE ORIGINAM NO ENCÉFALO E NA MEDULA ESPINHAL. A FUNÇÃO DESSE SISTEMA É CONECTAR O SISTEMA NERVOSO CENTRAL AO RESTANTE DO CORPO. A FUNÇÃO DESSE SISTEMA É CONECTAR O SISTEMA NERVOSO CENTRAL AO RESTANTE DO CORPO.

28

29 EXISTEM DOIS TIPOS DE NERVOS: EXISTEM DOIS TIPOS DE NERVOS: NERVOS CRANIANOS: SÃO 12 PARES DE NERVOS QUE SAEM DO ENCÉFALO. NERVOS CRANIANOS: SÃO 12 PARES DE NERVOS QUE SAEM DO ENCÉFALO. NERVOS RAQUIDIANOS: SÃO 31 PARES DE NERVOS QUE SAEM DA MEDULA ESPINHAL. NERVOS RAQUIDIANOS: SÃO 31 PARES DE NERVOS QUE SAEM DA MEDULA ESPINHAL. DE ACORDO COM A SUA ATUAÇÃO, O SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO PODE SER DIVIDIDO EM SISTEMA NERVOSO SOMÁTICO E AUTÔNOMO. DE ACORDO COM A SUA ATUAÇÃO, O SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO PODE SER DIVIDIDO EM SISTEMA NERVOSO SOMÁTICO E AUTÔNOMO.

30 SISTEMA NERVOSO SOMÁTICO REGULA AS AÇÕES VOLUNTÁRIAS E A MUSCULATORA ESQUELÉTICA DE TODO O CORPO. REGULA AS AÇÕES VOLUNTÁRIAS E A MUSCULATORA ESQUELÉTICA DE TODO O CORPO.

31 SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO PERMITE A RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA NERVOSO CENTRAL E AS FUNÇÕES DIGESTIVAS, RESPIRATÓRIAS, CIRCULATÓRIAS E EXCRETORAS, ALÉM DE REGULAR AS AÇÕES INVOLUNTÁRIAS. PERMITE A RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA NERVOSO CENTRAL E AS FUNÇÕES DIGESTIVAS, RESPIRATÓRIAS, CIRCULATÓRIAS E EXCRETORAS, ALÉM DE REGULAR AS AÇÕES INVOLUNTÁRIAS. O SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO AGE ANTAGONICAMENTE, ISTO É, DE MANEIRA INVERSA, POR MEIO DO SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO E DO PARASSIMPÁTICO. O SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO AGE ANTAGONICAMENTE, ISTO É, DE MANEIRA INVERSA, POR MEIO DO SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO E DO PARASSIMPÁTICO.

32 SE UM NERVO SIMPÁTICO ESTIMULA O FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS, O OUTRO, PARASSIMPÁTICO, INIBE SEU FUNCIONAMENTO. SE UM NERVO SIMPÁTICO ESTIMULA O FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS, O OUTRO, PARASSIMPÁTICO, INIBE SEU FUNCIONAMENTO. EXEMPLO: DE REPENTE AS LUZES SE APAGAM. O SISTEMA NERVOSO AGE SOBRE OS OLHOS: O SIMPÁTICO DILATA A PUPILA, CAPTANDO MAIS LUZ E POSSIBILITANDO QUE A PESSOA ENXERGUE MELHOR, E O PARASSIMPÁTICO CONTRAI A PUPILA, VOLTANDO AO ESTADO DE EQUILÍBRIO. EXEMPLO: DE REPENTE AS LUZES SE APAGAM. O SISTEMA NERVOSO AGE SOBRE OS OLHOS: O SIMPÁTICO DILATA A PUPILA, CAPTANDO MAIS LUZ E POSSIBILITANDO QUE A PESSOA ENXERGUE MELHOR, E O PARASSIMPÁTICO CONTRAI A PUPILA, VOLTANDO AO ESTADO DE EQUILÍBRIO.


Carregar ppt "SISTEMA NERVOSO. AS CÉLULAS NERVOSAS E SUAS CONEXÕES FORMADO POR BILHÕES DE CÉLULAS NERVOSAS, O NOSSO SISTEMA NERVOSO FUNCIONA COMO UMA GRANDE REDE DE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google