A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA NERVOSO. Responsável pela maioria das funções de controle de um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. O neurônio é a unidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA NERVOSO. Responsável pela maioria das funções de controle de um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. O neurônio é a unidade."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA NERVOSO

2 Responsável pela maioria das funções de controle de um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. O neurônio é a unidade funcional deste sistema. Os neurônios comunicam-se através de sinapses (região de contato entre 2 neurônios); por eles propagam-se os impulsos nervosos. É formado por: dendrito, corpo celular e axônio. A transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio.

3

4 DIVISÃO DO SISTEMA NERVOSO Sistema Nervoso Central (SNC): -Encéfalo (cérebro, cerebelo, ponte, tálamo, hipotálamo e bulbo) -Medula espinhal (cordão que passa pelo canal vertebral- 40cm de comp.) Sistema Nervoso Periférico (SNP): -Nervos (prolongamentos de vários neurônios envolvidos por uma capa de tecido conjuntivo) -Gânglios (nódulos ou dilatações dos nervos, onde ficam os corpos celulares-ponto de informação dos neurônios) -Terminações Nervosas (porção localizada na porção final do nervo, com função de contatar nervos periféricos).

5 Cérebro Maior parte do encéfalo. Divide-se em: hemisfério direito e esquerdo. Aqui estão as áreas responsáveis pelos sentidos e pelas funções: linguagem (escrita e falada), raciocínio, aprendizagem, memória, consciência e controle voluntário dos músculos. Sua camada externa (córtex) encontramos corpo celular de muitos neurônios (cor cinzenta) A camada interna possui muitos axônios cobertos por um tipo de gordura (mielina), confere cor branca. SISTEMA NERVOSO CENTRAL(ENCÉFALO)

6 Cerebelo Controla postura e equilíbrio; coordena movimentos; funciona como um piloto automático que nos permite executar movimentos automáticos como caminhar. Ponte Funciona como uma pequena estação que retransmite mensagens do cérebro para o cerebelo e do cérebro para o bulbo. Junto com o bulbo participa do controle da respiração.

7 Bulbo Controla parte automática da respiração, o batimento do coração, pressão do sangue, reflexo da tosse e espirro, salivação, ato de engolir e outras funções do sistema digestório. Tálamo Recebe mensagens dos órgãos dos sentidos e os transmite para as regiões apropriadas do cérebro. Hipotálamo Controla temperatura, batimento do coração, pressão do sangue, ritmo respiratório, digestão, sede, fome, impulsos sexuais, interfere em algumas emoções, produz hormônios da hipófise e controla funções dessa glândula.

8 É o centro dos arcos reflexos (caminhos por onde percorrem os impulsos nervosos numa reação involuntária).arcos reflexos Organizada em segmentos (cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). Está subordinada ao cérebro, porém pode agir independente dele. SISTEMA NERVOSO CENTRAL(MEDULA ESPINAl)

9

10 Pode ser divido em voluntário e autônomo. Sistema Nervoso Voluntário Relacionado com os movimentos voluntários. Os neurônios levam a informação do SNC aos músculos esqueléticos, inervando-os diretamente. Pode haver movimentos involuntários. músculos esqueléticos SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO

11 Sistema Nervoso Autônomo Relacionado com os movimentos involuntários dos músculos como não- estriado e estriado cardíaco, sistema endócrino e respiratório. Divido em simpático e parassimpático. Eles têm função antagônica sobre o outro. Um estimula a contração da musculatura do órgão ou o funcionamento de uma glândula enquanto outro inibe.

12

13 Diversos estímulos calor, frio, pressão, dor, tato, etc. são recebidos por terminações nervosas especializadas situadas na pele e nos tecidos internos do organismo. Também neste caso, os estímulos são transformados em impulsos nervosos e enviados ao sistema nervoso central, para serem interpretados e respondidos.

14 PROBLEMAS DO SISTEMA NERVOSO Acidente vascular cerebral ou derrame: doenças do Sistema Circulatório como hipertensão e a aterosclerose pode afetar o cérebro, levando a um rompimento de um vaso sanguíneo. Isso provoca a morte de uma parte do cérebro; o que leva a perda da visão ou de outro sentido; à paralisia de uma parte do corpo ou até à morte.

15 Poliomielite: Causada por vírus que destrói neurônios levando à paralisia e atrofia de músculos esqueléticos. Epilepsia: Perturbação da passagem do impulso nervoso em certas partes do cérebro, provocando perda temporária de consciência, desmaios ou convulsões. Mal de Alzheimer: Causa desconhecida. Caracterizada por uma progressiva perda de memória, capacidade de raciocínio e coordenação muscular.

16 Esquizofrenia: Provoca alucinações, desorganização do pensamento e das emoções. Parece haver aumento da atividade de neurotransmissores em certas regiões do cérebro e diminuição da atividade de outros. Depressão: A pessoa fica apática sem razão aparente e chega até perder o interesse pela vida

17 CUIDADOS Faça exercícios físicos ou algum tipo de relaxamento. Reserve parte do tempo para lazer com atividades que desenvolva alguma habilidade ou permita interação com a natureza ou outras pessoas. Lembre que conversar ou desabafar com familiares e amigos pode ajudar a enfrentar problemas.


Carregar ppt "SISTEMA NERVOSO. Responsável pela maioria das funções de controle de um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. O neurônio é a unidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google