A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Dra. Thalyta Cardoso Alux Teixeira. O que é: CRESCIMENTO??? DESENVOLVIMENTO???

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Dra. Thalyta Cardoso Alux Teixeira. O que é: CRESCIMENTO??? DESENVOLVIMENTO???"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Thalyta Cardoso Alux Teixeira

2 O que é: CRESCIMENTO??? DESENVOLVIMENTO???

3 Tratam-se de processos dinâmicos que abrangem diversas dimensões inter- relacionadas: Crescimento = aumento do número e tamanho de células. Resulta em um aumento do tamanho e peso em geral ou alguma região em particular (mudança quantitativa).

4 Desenvolvimento = mudança gradual, evolução dos estágios anteriores para os de maior complexidade, amadurecimento (maturação) e aprendizagem (mudança qualitativa).

5 Amadurecimento (maturação)= aumento na competência e adaptabilidade; aumento da idade; uma mudança na complexidade de uma estrutura que possibilita o início de seu funcionamento. Diferenciação= processo que modifica sistematicamente as células e estruturas precursoras, para obter e atingir características químicas e físicas específicas.

6 Esses processos dependem de influências: Endócrinas; Genéticas; Constitucionais; Ambientais - ESTÍMULOS; Nutricionais.

7 São descritos por faixa etária; Não leva em consideração as diferenças particulares de cada criança, assim não podem ser aplicadas com exatidão; 5 estágios.

8 Período pré-natal – da concepção ao nascimento Germinativo – da concepção a duas semanas Embrionário – 2 a 8 semanas Fetal – 8 a 40 semanas (nascimento) * Grande relação com a saúde materna - importância do pré-natal.

9 Lactância – do nascimento aos 12 meses Neonato = do nascimento a 27 ou 28 dias; Lactente = de 1 mês a 12 meses. * Desenvolvimento motor, cognitivo e social rápido. Adaptação psicológica dos pais.

10 Primeira infância – de 1 a 6 anos Infante (toddler) = 1 aos 3 anos Pré-escolares = 3 a 6 anos * Criança caminha ereta até entrada na escola – desenvolvimento físico e da personalidade, adquirem linguagem, relações sociais, desenvolvimento do autoconceito e os papéis padrões.

11 Infância média ou idade escolar – de 6 a 11 ou 12 anos * Criança dirige-se para fora do grupo familiar; * Avanço gradativo no desenvolvimento físico, mental e social com ênfase no desenvolvimento de habilidades e crítico no desenvolvimento do autoconceito (moral).

12 Infância tardia – 11 aos 18 anos Fase pré-puberal ou pré-adolescência – 10 a 13 anos Fase da adolescência – 13 a 18 anos * Amadurecimento rápido, agitação física e emocional e ocorre a definição do autoconceito. Identidade individual e não grupal no final da adolescência.

13 Existem padrões de crescimento e desenvolvimento: São contínuos; Ordenados; Progressivos; * Mas cada ser humano tem seu tempo próprio para atingí-lo!

14 Tendências direcionais Craniocaudal ou cefalocaudal – crescimento ocorre primeiro pela extremidade cefálica; Próximo-distal ou do centro para a extremidade – conceito da linha média a periferia (ex: mãos e dedos e SNC desenvolve primeiro que o periférico) Diferenciação descreve o desenvolvimento de operações mais simples as mais complexas. Desenvolvimento mental, físico, social e emocional.

15 Tendência sequencial Uma sequência definida e previsível que cada criança passa em cada estágio. Ex: arrastam antes de engatinhar, engatinham antes de levantar. Ritmo de desenvolvimento Apresenta uma ordem fixa mas não ocorre com a mesma frequência ou ritmo. Ex: avanço na área motora grossa e mínimo na linguagem, ou em relação ao crescimento.

16 Períodos sensíveis Existem períodos durante o processo de crescimento que são críticos, sensíveis ou vulneráveis. Ex: primeiros 3 meses de gestação. Sofre influências: ambiente (ESTÍMULOS), nutricional.

17 Wong, GL. Enfermagem pediátrica: os elementos essenciais à intervenção efetiva. 5 Ed. Rio de Janeiro: Guanabara e Koogan, 1999.

18 FIM!!!


Carregar ppt "Profa. Dra. Thalyta Cardoso Alux Teixeira. O que é: CRESCIMENTO??? DESENVOLVIMENTO???"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google