A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina – Propedêutica e Processo de Cuidar na Saúde da Criança e do Adolescente Profa. Dra. Thalyta Cardoso Alux Teixeira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina – Propedêutica e Processo de Cuidar na Saúde da Criança e do Adolescente Profa. Dra. Thalyta Cardoso Alux Teixeira."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina – Propedêutica e Processo de Cuidar na Saúde da Criança e do Adolescente Profa. Dra. Thalyta Cardoso Alux Teixeira

2 DataConteúdo aulas teórico e práticas Estratégia de ensino Aula 1 Teórica: Desenvolvimento e crescimento da criança: Fundamentos de crescimento e desenvolvimento – estágios de desenvolvimento, padrões de crescimento e desenvolvimento Prática: Apresentação da disciplina, orientações sobre as divisões dos grupos, orientações sobre as normas do laboratório, entrega do cronograma e referências bibliográficas. Aula expositiva Aula 2 Teórica: Desenvolvimento e crescimento da criança: Crescimento biológico e o desenvolvimento físico da criança – identificação das proporções externas, determinantes biológicos do crescimento; crescimento e maturação esqueléticos. Prática: Gráfico de avaliação do crescimento: conceitos e interpretação, exercícios para avaliação dos gráficos: interpretação e condutas do enfermeiro. Aula expositiva Aula expositiva envolvendo aulas práticas com alunos. Aula 3 Teórica: Desenvolvimento e crescimento da criança: Crescimento biológico e o desenvolvimento físico da criança – identificação das proporções externas, determinantes biológicos do crescimento; crescimento e maturação esqueléticos (continuação). Prática: Banho do RN, curativo do coto umbilical, higiene íntima, troca de fraldas, coleta dos principais exames laboratoriais (urina, fezes e sangue) e colocação de coletor de urina em menino e menina. Aula expositiva Aula expositiva envolvendo aulas práticas com alunos.

3 Aula 4 Teórica: Crescimento biológico e desenvolvimento físico da criança: maturação neurológicas e teciduais; tendências gerais no ganho de peso e altura durante a infância; principais desenvolvimentos biológicos, psicossociais, cognitivos e sociais da criança. Testes neurológicos do recém-nascido: preensão, Babinski, Marcha, Sucção e procura). Interpretação de Capurro e Ballard. Prática: Diluição e re-diluição – medicamentos utilizados em crianças; princípios práticos de administração de drogas de acordo com as principais vias de administração (VO, IV, IM, SC, VR, VO, IO). - Punção venosa: principais tipos de cateteres intravenosos e materiais envolvidos nos processos (buretas, seringas, equipos de microgotas, bombas de infusão, extensores, fixação de cateteres e talas de contenção). Aula expositiva Aula expositiva envolvendo aulas práticas com alunos. Aula 5 Teórica: Crescimento biológico e desenvolvimento físico da criança: Adolescência, principais alterações e comportamentais e atuação da enfermagem. Prática: O enfermeiro e a comunicação com a criança e família – entrevista, estratégias de abordagem, comunicação e relacionamento interpessoal. Proposta de instrumentos de coleta de dados da criança. Avaliação da capacitação e apoio da família à criança; brinquedo terapêutico e desenho diretivo Aula expositiva Aula expositiva envolvendo aulas práticas com alunos.

4 Aula 6 Teórica: Propedêutica do exame físico da criança e do adolescente: verificações fisiológicas (pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura), técnicas de medida de crescimento (comprimento e altura, perímetro cefálico e torácico). Prática: Exame físico da criança: verificações fisiológicas (pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura – axilar, retal, oral e timpânica) Aula expositiva Aula expositiva envolvendo aulas práticas com alunos. Aula 7 e 8 Teórica: Propedêutica do exame físico da criança e do adolescente: cabeça, pescoço e tórax, abdome e genitália; dorso e membros; avaliação neurológica. Prática: Exame físico da criança: RN, lactente, infante, pré-escolar, escolar e adolescente. Aula expositiva Aula expositiva envolvendo aulas práticas com alunos. Avaliação NP1 Manhã – 28/09 Noturno- 23/09 Avaliação

5 Aula 9 Devolutiva de NP1 aos alunos Teórica: A criança e a enfermagem – os manejos da dor: Conceito e interpretação; apresentação das escalas de dor usadas em crianças de acordo com a finalidade e a faixa etária; sedação e analgesia em crianças: finalidade e barreiras de enfrentamento. Escalas de dor em pediatria: exercícios com as diferentes escalas e de acordo com a faixa etária. Prática: Processo saúde-doença na infância: Assistência de enfermagem em crianças com diarreia e desidratação. Aula expositiva Aula expositiva envolvendo aulas práticas com alunos. Aula 10 e 11 Teórica: A nutrição da criança: nutrição adequada na infância e as repercussões no crescimento e desenvolvimento; seleção; preparação e introdução dos alimentos sólidos no primeiro ano de vida. Anemias na infância e atuação da enfermagem. Prática: Intervenções de enfermagem: revisão de técnicas diferenciadas à criança: cateteres orais e nasais: gástricos, enterais, gastrostomias. Aula expositiva Aula expositiva envolvendo aulas práticas com alunos.

6 Aula 12 Teórica: Processo saúde-doença na infância: Assistência de enfermagem a crianças com problemas respiratórios (IVAS). Prática: Intervenções de enfermagem: Revisões de técnicas diferenciadas à criança: oxigenoterapia em crianças: cateter nasal, inalações, fixações de tubo orotraqueal e traqueostomias; Manejo da criança em oxitenda, máscara facial com nebulização contínua (aquecida e não aquecida) e CPAP nasal. Aula expositiva Aula expositiva envolvendo aulas práticas com alunos. NP2 Manhã- 01/11 Noturno- 11/11 Avaliação Devolutiva de NP2 aos alunosAvaliação Prova substitutiva de NP1 e NP2 – aulas de 1 a 12. Manhã – 22/11 Noturno – 25/11 Avaliação Exame Manhã- 06/12 Noturno – 09/12 Avaliação Revisão do exame Manhã – 13/12 Noturno – 16/12 Avaliação

7 Referências O Marcondes, E. Pediatria Básica. 9 ed. São Paulo: Sarvier, O Rodrigues, YT.; Rodrigues PPD. Semiologia Pediátrica. 2 Ed. Rio de Janeiro: Guanabara e Koogan, O Bowden, VR; Greenbrg, C.S – Procedimentos de enfermagem pediátrica. Rio de Janeiro: Guanabara e Koogan, O Wong, GL. Enfermagem pediátrica: os elementos essenciais à intervenção efetiva. 5 Ed. Rio de Janeiro: Guanabara e Koogan, 1999.

8 Orientações aulas práticas O Divisão dos grupos Normas de utilização do laboratório: O Cabelos amarrados O Jaleco branco O Sapatos fechados O Respeitar os horários de cada grupo


Carregar ppt "Disciplina – Propedêutica e Processo de Cuidar na Saúde da Criança e do Adolescente Profa. Dra. Thalyta Cardoso Alux Teixeira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google