A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. M.Sc. Dinara Hansen

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. M.Sc. Dinara Hansen"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. M.Sc. Dinara Hansen
gerontologia

2 Ementa da disciplina Envelhecimento Humano.
Aspectos demográficos, epidemiológicos, biológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento. Aspectos clínicos do envelhecimento dos aparelhos e sistemas. Conhecimento dos aspectos cronológicos do envelhecimento e suas repercussões no organismo humano.

3 OBJETIVOS DA DISCIPLINA:
Proporcionar aos alunos o conhecimento dos aspectos biológicos e psicossociais do envelhecimento. Possibilitar a identificação de características comuns às pessoas que envelhecem e dos fatores de risco para doenças crônico-degenerativas capacitando para uma atuação preventiva. Propiciar aos alunos do curso de nutrição a conscientização da problemática da questão social do envelhecimento em nosso país, capacitando-os para trabalharem com questões sociais e físicas advindas dessa faixa etária.

4 Metodologia e suas estratégias:
As aulas acontecerão em módulos contemplando a carga horária de 60 horas (4 créditos) semanais. Aulas teóricas, com recursos audiovisuais através do Sistema Moodle (EAD). Leitura, análise e discussão de artigos. Análise crítica de vídeos. Atividades dirigidas envolvendo conteúdo trabalhado.

5 avaliação Trabalho de pesquisa
Prova teórica individual podendo conter questões objetivas e dissertativas Participação ativa em fóruns e demais tarefas. Todas as atividades serão avaliadas com peso 10, devendo o aluno alcançar média 7,00 ao final do semestre.

6 Cronograma 10/03/2012 Plano de ensino - Introdução a Gerontologia - Apresentação do plano de ensino e atividade dirigida introduzindo assuntos relacionados à gerontogeriatia. Vídeo abordando tema Envelhecer. 18/03/2012 Aspectos demográficos do envelhecimento. Epidemiologia do envelhecimento - Disponibilização de material abordando o assunto em questão e atividade dirigida de análise critica do texto. 25/03/2012 Política Nacional do Idoso, Promoção à saúde e prevenção de doenças. Envelhecimento e Qualidade de vida. Estatuto do Idoso com fórum de discussão. Disponibilização de material abordando promoção e prevenção de doenças e atividade dirigida.

7 cronograma 01/04/2012 Envelhecimento dos Sistemas Tegumentar e Sensorial - Disponibilização de material abordando o assunto em questão e atividade dirigida. 08/04/2012 Envelhecimento dos Sistemas Endócrino e digestivo - Disponibilização de material abordando o assunto em questão e atividade dirigida. 15/04/2012 Envelhecimento dos Sistemas Cardiovascular e Sistema Nervoso - Disponibilização de material abordando o assunto em questão e atividade dirigida.

8 cronograma 22/04/2012 Envelhecimento dos Sistemas Respiratório e Muscular - Disponibilização de material abordando o assunto em questão e atividade dirigida. 29/04/2012 Doenças crônico-degenerativas - Disponibilização de material abordando Alzheimer, Parkinson, Hipertensão, diabetes e demais patologias que acometem a população idosa e atividade dirigida. A Definir Alterações Nutricionais no Idoso - Apresentação de artigos referentes ao assunto (presencial)


Carregar ppt "Profa. M.Sc. Dinara Hansen"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google