A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Caroline Denardo Mendes Gonçalves _____________________________________________________________________________________________ Etec Professor Fausto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Caroline Denardo Mendes Gonçalves _____________________________________________________________________________________________ Etec Professor Fausto."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Caroline Denardo Mendes Gonçalves _____________________________________________________________________________________________ Etec Professor Fausto Mazzola de Avaré

2 As atividades de educação em saúde, dentro de uma proposta pedagógica de ensino baseada na situação concreta de vida, desempenham papéis de enfrentamento de situações adversas, sobretudo quando realizadas em grupo (BOOG, 1999).

3 Educação nutricional pode ser definida como processo de ensino, treinamento e facilitação. É a troca de informações entre o educador e o aluno utilizando uma linguagem entendível, dentro de um ambiente que conduz ao aprendizado. Educação nutricional pode ser definida como processo de ensino, treinamento e facilitação. É a troca de informações entre o educador e o aluno utilizando uma linguagem entendível, dentro de um ambiente que conduz ao aprendizado.

4 Os pré-escolares de 2 a 6 anos de idade constituem faixa populacional de grande importância, quer devido ao processo de maturação biológica por que passam, durante o qual a alimentação desempenha papel decisivo, quer pelo desenvolvimento sóciopsicomotor, para o qual contribuem fundamentalmente os meios familiar e comunitário em que vivem e; complementarmente, as instituições que os assistem (GANDRA, 2008 (a)). Os pré-escolares de 2 a 6 anos de idade constituem faixa populacional de grande importância, quer devido ao processo de maturação biológica por que passam, durante o qual a alimentação desempenha papel decisivo, quer pelo desenvolvimento sóciopsicomotor, para o qual contribuem fundamentalmente os meios familiar e comunitário em que vivem e; complementarmente, as instituições que os assistem (GANDRA, 2008 (a)).

5 Alimentação saudável possibilita o crescimento e o desenvolvimento em toda a sua potencialidade, a profilaxia de doenças causadas por escassez de nutrientes e excesso de nutrientes e a prevenção nutricional das doenças crônicas não transmissíveis. Se a alimentação for adequada, a saúde estará presente em todas as fases da vida (CTENAS, 1999)

6 Os principais objetivos da educação nutricional para pré-escolar devem ser: Desenvolver atitude favorável com relação a alimentos variados e nutritivos; Encorajar a experimentação de alimentos variados; Os principais objetivos da educação nutricional para pré-escolar devem ser: Desenvolver atitude favorável com relação a alimentos variados e nutritivos; Encorajar a experimentação de alimentos variados;

7 Promover a compreensão sobre a associação entre alimentação e saúde; Promover o conhecimento de pais, professores, administradores públicos; setor de alimentação, sobre os princípios da nutrição; Desenvolver, promover e disseminar materiais e conteúdos de nutrição. (FAGILOLI,2006) Promover a compreensão sobre a associação entre alimentação e saúde; Promover o conhecimento de pais, professores, administradores públicos; setor de alimentação, sobre os princípios da nutrição; Desenvolver, promover e disseminar materiais e conteúdos de nutrição. (FAGILOLI,2006)

8 - Atividades adequadas ao nível de desenvolvimento psicomotor da criança; - Atividades baseadas em alimentos como: culinária; cuidado com hortas envolvendo os cinco sentidos, juntamente com refeições nutritivas favorecem o desenvolvimento da preferência por alimentos saudáveis. - Atividades adequadas ao nível de desenvolvimento psicomotor da criança; - Atividades baseadas em alimentos como: culinária; cuidado com hortas envolvendo os cinco sentidos, juntamente com refeições nutritivas favorecem o desenvolvimento da preferência por alimentos saudáveis. - Estratégias educativas que envolvam atividade corporal, tais como: projetos de arte, música, teatro, marionetes e quebra-cabeça (FAGILOLI, 2006). - Envolvimento dos pais e familiares; - Comportamento e atitudes exemplares de familiares e adultos; - Estratégias educativas que envolvam atividade corporal, tais como: projetos de arte, música, teatro, marionetes e quebra-cabeça (FAGILOLI, 2006). - Envolvimento dos pais e familiares; - Comportamento e atitudes exemplares de familiares e adultos;

9 Teatro de Fantoches; Álbum Seriado; Jogo de Memórias; Ilustrações; Mural; Oficina Culinária; Horticultura; Jogos Interativos; Teatro de Fantoches; Álbum Seriado; Jogo de Memórias; Ilustrações; Mural; Oficina Culinária; Horticultura; Jogos Interativos;

10


Carregar ppt "Prof. Caroline Denardo Mendes Gonçalves _____________________________________________________________________________________________ Etec Professor Fausto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google