A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. José Luís Mendes. A ginástica é uma actividade física essencialmente individual, apresentando um conjunto de movimentos específicos, voluntários,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. José Luís Mendes. A ginástica é uma actividade física essencialmente individual, apresentando um conjunto de movimentos específicos, voluntários,"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. José Luís Mendes

2 A ginástica é uma actividade física essencialmente individual, apresentando um conjunto de movimentos específicos, voluntários, coordenados e organizados, que exigem uma grande concentração, amplitude e harmonia na sua execução. É muito importante para o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças.

3 O nome GINÁSTICA tem origem na palavra grega gymnós que significa nu, pois foi originalmente praticada por atletas nus. A Ginástica Masculina esteve presente nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em Atenas (1896) e a feminina nos Jogos Olímpicos de Amesterdão (1928)

4

5 Os Ginastas executam exercícios em 6 (seis) aparelhos: Os Ginastas executam exercícios em 6 (seis) aparelhos: Solo; Solo; Cavalo com arções; Cavalo com arções; Argolas; Argolas; Salto de cavalo; Salto de cavalo; Barra fixa; Barra fixa; Paralelas simétricas; Paralelas simétricas;

6 Solo – Superfície quadrada com 12m de lado. Solo – Superfície quadrada com 12m de lado.

7 Cavalo com arções Cavalo com arções

8 Argolas Argolas

9 Salto de Cavalo Salto de Cavalo

10 Barra Fixa Barra Fixa

11 Paralelas Simétricas Paralelas Simétricas

12 As Ginastas executam exercícios em 4 (quatro) aparelhos: As Ginastas executam exercícios em 4 (quatro) aparelhos: Solo; Solo; Salto de cavalo; Salto de cavalo; Trave Olímpica; Trave Olímpica; Paralelas Assimétricas. Paralelas Assimétricas.

13 Solo Solo

14 Salto de Cavalo Salto de Cavalo

15 Trave Olímpica Trave Olímpica

16 Paralelas Assimétricas Paralelas Assimétricas

17 Rolamento à frente engrupado; Rolamento à frente engrupado; Rolamento à retaguarda com saída de pernas afastadas; Rolamento à retaguarda com saída de pernas afastadas; Pino de cabeça; Pino de cabeça; Roda. Roda.

18 Define com os braços em elevação superior; Define com os braços em elevação superior; Flecte pelos joelhos, queixo junto ao peito e coloca as mãos no colchão à largura dos ombros; Flecte pelos joelhos, queixo junto ao peito e coloca as mãos no colchão à largura dos ombros; Desequilibra-te à frente apoiando a nuca no colchão, mantendo as costas arredondadas e os calcanhares junto das nádegas; Desequilibra-te à frente apoiando a nuca no colchão, mantendo as costas arredondadas e os calcanhares junto das nádegas; Levanta-te dirigindo os braços para a frente sem apoiar as mãos no colchão; Levanta-te dirigindo os braços para a frente sem apoiar as mãos no colchão; Sai em equilíbrio com os braços em elevação superior. Sai em equilíbrio com os braços em elevação superior.

19 Define com os braços em elevação superior de costas para o colchão; Define com os braços em elevação superior de costas para o colchão; Flecte pelos joelhos, queixo junto ao peito, costas arredondadas e coloca as mãos junto aos ombros com as palmas viradas para cima; Flecte pelos joelhos, queixo junto ao peito, costas arredondadas e coloca as mãos junto aos ombros com as palmas viradas para cima; Desequilibra-te à retaguarda enrolando sobre as costas arredondadas; Desequilibra-te à retaguarda enrolando sobre as costas arredondadas; Coloca as mãos no colchão empurrando-o e afasta as pernas em extensão quando a cintura passa na vertical dos apoios; Coloca as mãos no colchão empurrando-o e afasta as pernas em extensão quando a cintura passa na vertical dos apoios; Sai em equilíbrio com os braços em elevação superior e pernas afastadas e em extensão. Sai em equilíbrio com os braços em elevação superior e pernas afastadas e em extensão.

20 Define com os braços em elevação superior; Define com os braços em elevação superior; Desenha um triângulo no colchão colocando correctamente os apoios; Desenha um triângulo no colchão colocando correctamente os apoios; Eleva a cintura até à vertical dos apoios; Eleva a cintura até à vertical dos apoios; Puxa os calcanhares para junto das nádegas mantendo o equilíbrio. Puxa os calcanhares para junto das nádegas mantendo o equilíbrio. Eleva as pernas, com os bicos dos pés a apontar para cima. Eleva as pernas, com os bicos dos pés a apontar para cima.

21 Define com os braços em elevação superior e perna de impulsão à frente; Define com os braços em elevação superior e perna de impulsão à frente; Flexão do tronco à frente e apoio das mãos no colchão em dois tempos; Flexão do tronco à frente e apoio das mãos no colchão em dois tempos; 1º tempo mão do lado da perna de impulsão 2º tempo a outra mão. 1º tempo mão do lado da perna de impulsão 2º tempo a outra mão. Apoio das pernas em dois tempos 1º tempo perna de balanço 2º tempo perna de impulsão. Apoio das pernas em dois tempos 1º tempo perna de balanço 2º tempo perna de impulsão. Sai em equilíbrio com os braços em elevação superior e pernas afastadas. Sai em equilíbrio com os braços em elevação superior e pernas afastadas.


Carregar ppt "Prof. José Luís Mendes. A ginástica é uma actividade física essencialmente individual, apresentando um conjunto de movimentos específicos, voluntários,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google