A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GINÁSTICA ARTÍSTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GINÁSTICA ARTÍSTICA."— Transcrição da apresentação:

1 GINÁSTICA ARTÍSTICA

2 HISTÓRICO Egito Antigo: acrobacias circenses nas ruas.
Utilização em treinamento militar. Surgimento oficial: Friedrich Ludwig Jahn (pai da ginástica pedagógica), fundou em Berlim, na Alemanha, o primeiro clube voltado apenas à prática da ginástica.

3 HISTÓRICO Espírito patriota - revanche contra as tropas de Napoleão (em 1813, pela libertação prussiana e posterior unificação alemã). Ideal histórico e o senso das antigas tradições da nação, através da prática sistematizada da ginástica

4 HISTÓRICO Criou regras específicas, aparelhos diferentes e um sistema de exercicios físicos. 1891 fundou-se a FIG. 1896 – Jogos Olímpicos de Atenas. Mulheres nas competições - Olimpíadas em Amsterdã na Holanda. 1950: as mulheres competiram em alguns aparelhos masculinos - como as argolas - e a ginástica rítmica ainda fazia parte das apresentações artísticas.

5 2. MOVIMENTOS Abertura Avião Carpada Grupada Estendida Empunhadura
Parada de mãos Roda

6 2. MOVIMENTOS Diamidov: Movimento típico das barras paralelas, o ginasta segura com uma mão uma das barras, e gira em torno do próprio corpo. Dos Santos (Duplo Twist Carpado): Dois giros em torno do corpo, seguido de dois mortais no ar com uma flexão no quadril levando as mãos à altura do joelho.

7 2. MOVIMENTOS Flic-Flac: Movimento preparatório para acrobacias. O ginasta levanta os braços esticados ao mesmo tempo em que seus pés deixam o solo, usando um grande impulso dos ombros. Pode ser executado para frente ou para trás. Giro de quadris para trás (oitava de apoio para apoio): O corpo executa um giro completo em torno do eixo transversal. Movimento típico das barras assimétricas.

8 2. MOVIMENTOS Giro gigante: Elemento específico das barras assimétricas. Uma rotatória em volta da barra de 360º, executada com todo o corpo na posição estendida. Parafuso: Uma rotação (em torno do próprio corpo para os lados) sem o uso das mãos no solo.

9 2. MOVIMENTOS Rudi: Um parafuso e meio na posição estendida após o movimento para frente. Exemplo: flic-flac para frente, mortal simples para frente. Rondada: Semelhante a Roda, com os dois pés chegando ao solo no mesmo instante. Usada pelos ginastas para acelerar uma "passada" de movimento pontuado.

10 2. MOVIMENTOS Selada: Corpo forma um arco e as costas ficam "arqueadas" para trás. Salto pak: Típico das barras assimétricas. É usado para passar da barra mais baixa para a mais alta. A ginasta faz um movimento semelhante com o flic-flac, pois o salto pak é também um movimento preparatório pontuado.

11 2. MOVIMENTOS Stützkehre: Movimento típico das barras paralelas. Parada de mãos; Pequena projeção dos ombros à frente e as pernas descem mantendo o corpo todo firme; Passagem pelo apoio normal - As pernas devem, agora, ser chutadas para frente e para cima; O braço de apoio conduz o corpo, dando direção e altura; Queda no apoio invertido, seguido de nova parada de mãos. Tkachev: Movimento usado nas barras assimétricas e na barra fixa. O ginasta larga a barra, passa de costas por cima dela na posição carpada ou com pernas separadas, e em seguida, pega a barra novamente. Tsukahara: Salto mortal duplo com um parafuso completo no primeiro salto.

12 3. MODALIDADES: A modalidade subdivide-se em duas:
Ginástica Artística Masculina: solo salto (sobre a mesa) cavalo com alças barras paralelas barra fixa argolas. Ginástica Artística Feminina. trave Solo barras assimétricas.

13 CAVALO COM ALÇAS Dimensões: 1,15 m x 1,60 m x 35 cm.
As alças possuem distância ajustável e a altura de 12 cm. Uma série típica no cavalo com alças envolve tesouras (pernas separadas) e movimentos circulares (russas – pernas juntas)

14 CAVALO COM ALÇA

15 ARGOLAS As argolas ficam a 2,75 metros do solo.
A distância entre elas é de 50 cm e o seu diâmetro interno é de 18 cm. Série de exercícios: força, balanço e equilíbrio. Julga-se: controle do aparelho e a dificuldade dos elementos da coreografia. A haste deve tremer o mínimo possivel

16 ARGOLAS

17 BARRAS PARALELAS Dimensões: 1,95 x 3,5m, além da estarem distanciadas entre 42 e 52 cm. Exercícios de equilíbrio (giros e paradas de mãos) e força. Utiliza-se as duas barras obrigatoriamente, passando por todo o seu comprimento.

18 BARRAS PARALELAS

19 BARRA FIXA A barra fica 2,75m do solo e possui 2,40 m de comprimento.
Movimentos de força e equilíbrio. O ginasta deve fazer movimentos giratórios em uma rotina acrobática, que envolve os giros propriamente ditos, as largadas e retomadas, as piruetas (enquanto soltos das barras) e as pegadas.

20 BARRA FIXA

21 BARRAS ASSIMÉTRICAS Barra alta: 2,36 m e a menor a 1,57 m.
A posição das duas barras em diferentes alturas possibilita à ginasta uma gama variada de movimentos, mudanças de empunhaduras e alternância entre as barras. A execução de alguns movimentos também é facilitada através da propriedade de molejo do aparelho.

22 BARRAS PARALELAS

23 TRAVE Situada a 1,25m do chão, com cinco metros de comprimento e 10cm de largura, Séries de equilíbrio em saltos e giros.

24 TRAVE

25 SOLO Estrado de 12x12m feito de um material elástico.
Duração: 50 a 70s para os homens, e 70 a 90s para as mulheres. Composto por movimentos acrobáticos e ginásticos anteriormente pontuados (nota de partida). Os exercícios femininos têm a particularidade de incluir acompanhamento musical instrumental.

26 SALTO Prova mais rápida - 50 segundos Dois saltos.
A prova é composta por uma pista de 25 metros, que termina em um trampolim de impulso e finalmente na mesa – de dimensões 120 x 95 cm.

27 SALTO

28 4. REGULAMENTO GERAL Competição I (Qualificatória)
Competição II (Final Individual Geral) Competição III (Final Individual por Prova) Competição IV (Final por Equipes).

29 COMPETIÇÃO I – C I Qualificar para as competições finais (C II, C III e C IV) Determina 9º lugar (equipe) e 25º lugar (individual). Os 8 primeiros - CIV 24 primeiras equipes(C II). O Campeonato Mundial que antecede os Jogos Olímpicos define as equipes e os ginastas individuais que participarão dos JO, considerando os resultados obtidos na C I.

30 COMPETIÇÃO II – C II Final Individual Geral.
Participam os 24 ginastas melhores classificados individualmente na C I, É permitida a participação de no máximo dois ginastas por país. Na C II os ginastas executarão uma nova série em cada uma das provas e somente um salto. Desconsidera-se, para o resultado desta competição, as notas obtidas na C I. Ao término da competição serão somadas as notas obtidas por cada ginasta em cada prova, chegando ao total de pontos de cada um.

31 COMPETIÇÃO III – C III Final por Provas - classificação individual de cada uma das provas. Participam os 8 ginastas melhores classificados individualmente na CI em cada prova, Máximo de 2 ginastas por país. Série diferenciada; No salto os ginastas deverão executar dois diferentes.

32 COMPETIÇÃO IV – C IV Final por Equipes.
Participam as oito equipes que obtiveram as maiores pontuações na C I. Nesta competição os ginastas das equipes qualificadas executarão uma nova série em cada prova e somente um salto. A classificação final das equipes é determinada pelas pontuações obtidas após as rotações.

33 JULGAMENTO Dois grupos:
Banca de arbitragem A: avalia o valor da série Banca de arbitragem B: avalia a execução Todas as séries tem um valor de partida, dado pelos árbitros da banca A. Os elementos são divididos em sete grupos de valor: A, B, C, D, E, F e G. Todos os aparelhos tem em comum a necessidade de uma série com os elementos citados em suas respectivas quantidades, Cada salto possui um valor máximo já pré-estabelecido.

34 JULGAMENTO Obtenção geral da nota:
Retira-se a menor e a maior nota obtida pela Banca de arbitragem B. Obtem-se a média. Soma-se a nota de partida (Banca A)

35 GINÁSTICA ACROBÁTICA GAGRO: 2300 a.C Atividade circense
Gregos: antigos Jogos Olímpicos; Romanos: razões militares Inicio do sec. XX, a GACRO adquiriu grande popularidade na Rússia, China e EUA. No Brasil, também se popularizou através da influenciou circense;

36 GINÁSTICA ACROBÁTICA Os acrobatas em grupo devem executar três séries.
Uma de equilíbrio (exercícios estáticos), Uma dinâmica (lançamentos com vôos); Uma combinada. As modalidades dividem-se em: MASCULINO: Com dupla e quarteto FEMININO: Dupla e trio MISTA: Dupla

37

38

39

40

41

42

43

44 POR HOJE… VÃO ENSAIAR!!!


Carregar ppt "GINÁSTICA ARTÍSTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google