A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Corel Draw Fundamentos Prof. David Bianchini Prof a. Luana M. Zwanziger Aula I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Corel Draw Fundamentos Prof. David Bianchini Prof a. Luana M. Zwanziger Aula I."— Transcrição da apresentação:

1 Corel Draw Fundamentos Prof. David Bianchini Prof a. Luana M. Zwanziger Aula I

2 Abrir Gráfico

3 Ambiente de Trabalho

4

5

6 Ambiente de trabalho Início da Régua. Para mover os pontos coordenados zero, clicar e arrastar para a posição desejada na área de trabalho

7 Barra de Ferramentas 1. Ferramenta Seleção 2. Ferramenta Forma 3. Ferramenta Zoom 4. Ferramenta Mão Livre 5. Ferramenta Desenho Inteligente 6. Ferramenta Retângulo 7. Ferramenta Elipse 8. Ferramenta Polígono 9. Ferramenta Formas Básicas. 10. Ferramenta Texto 11. Ferramenta Mistura Interativa 12. Ferramenta Conta Gotas 13. Ferramenta Contorno 14. Ferramenta Preenchimento 15. Ferramenta Preenchimento Interativo Obs.: Esta régua contem as ferramentas principais do Corel Draw e pode apresentar alguma diferença dependendo da versão.

8 Barra de Ferramentas Clique na elipse, leve o mouse até a área de trabalho e desenhe. Sempre observe na Barra de Propriedades qual das alternativas está funcional.

9 Barra de Ferramentas Alças de redimensionamento Rotação Para girar Para inclinar Ao clicar no objeto com a seleção pela segunda vez temos: Alças de inclinação horizontal e vertical. Ponto de ancoragem. Alça de rotação. Obs.:Ao manter Ctrl pressionada, os deslocamentos formam ângulos 15 em 15graus Acione a Seleção

10 Barra de Ferramentas 1. Desenhe um retângulo e com o Ctrl pressionado puxe pela alça de modo a reproduzir o desenho. Ainda mantendo o botão do mouse clicado no lado esquerdo, clique no lado direito e a figura será copiada. Solte o botão direto, depois o esquerdo e, por último, o Ctrl. 2. Se usar a tecla control apertada ao puxar, verá a figura com mudanças de 15 graus.

11 Barra de Ferramentas Use TAB para mover a seleção Para mover vários objetos: selecione todos e arraste com o mouse.

12 Barra de Ferramentas Ferramenta de Formatação de Objetos. Forma Faca Borracha Transformação livre Pincel Borrar Pincel Áspero Segmento Virtual

13 Barra de Ferramentas Selecione o retângulo e traga para a página de trabalho. Desenhe. nós Os nós e os pontos de controle são manuseados simplesmente mantendo o mouse pressionado sobre eles e arrastando-os.

14 Barra de Ferramentas Ao arrastar um dos nós, eles se dividem criando uma curva. Dois cliques num único nó arredonda somente aquele vértice

15 Barra de Ferramentas A função e o efeito da Ferramenta Forma varia conforme o tipo de objeto selecionado e se este está convertido em curva ou não. Linha/curva - muda a forma através do movimento de nós e pontos e controle Texto - espaçamentos horizontal e vertical retângulo/quadrado - arredonda cantos elípse/círculos - cria arcos e fatias.

16 Barra de Ferramentas Com o botão direito, selecionar converter em curvas Desenhar um quadrado Para inserir nós (pontos de controle): clicar com o botão direito do mouse sobre a figura para abrir a caixa de diálogo ou dar dois cliques consecutivos sobre a linha

17 Barra de Ferramentas Para eliminar nós: dois cliques sobre os mesmos e voltamos para o estado original. Ou, se puxarmos entre os pontos, ou pelas alças tangenciais, formamos curvas! Puxar!

18 Barra de Ferramentas 1. Clicar na área de trabalho e digitar 2. Converter em curva Para alterar espaçamentos vertical e horizontal entre letras: arrastar o mouse pelas novas alças que se formam. Para movimentar de forma independente: selecionar a letra com o mouse, pela sua alça, e arrastar.

19 Barra de Ferramentas Ferramenta FACA Selecione a faca e coloque no ponto de corte, puxe para baixo e solte quando atingir o outro lado, marcando as partes. Selecione e depois as separe.

20 Borracha Cortando e girando Na barra de propriedades podemos especificar a espessura! Barra de Ferramentas

21 Enquadramento Zoom, aumentar ou diminuir a visualização. F4 = aumenta todos, F3 = diminui todos Shif F4 = exibe a folha de desenho ( tela imprimível) Desenho a mão Livre

22 Ferramentas de Trabalho Mão Livre: Permite fazer desenhos à Mão Livre. Para desenhar curvas: clique com o mouse e arraste-o, na área de trabalho, como faria com um lápis sobre o papel. Para desenhar uma linha reta: clique com o mouse na área de trabalho onde deseja começar a linha e clique novamente onde deseja que ela termine.

23 Ferramentas de Trabalho Ferramenta Bézier Para traçar vários segmentos lineares e contínuos: dar cliques consecutivos na área de trabalho Para traçar segmentos curvilíneos: manter o botão do mouse pressionado, no segundo clique, e arrastar na direção que provoque o efeito desejado

24 Primeiro Exercício: Desenhar, usando as ferramentas do Corel Draw, uma paisagem dentro de um quadro. Lembrete: Cores e texturas só podem ser aplicadas dentro de poligonais fechadas. Na observação de uma paisagem podemos identificar 3 planos. O primeiro plano é o que se encontra mais próximo do observador e onde é possível destacar maior número de detalhes da paisagem. O segundo plano constitui o plano intermédio e o terceiro plano ou plano de fundo corresponde à área mais afastada do observador, onde se perde a riqueza do pormenor de observação. Observe a foto do próximo slide.

25


Carregar ppt "Corel Draw Fundamentos Prof. David Bianchini Prof a. Luana M. Zwanziger Aula I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google