A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BLENDER Tutorial – Modelagem – Caneca Por Rafael P. Correa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BLENDER Tutorial – Modelagem – Caneca Por Rafael P. Correa."— Transcrição da apresentação:

1 BLENDER Tutorial – Modelagem – Caneca Por Rafael P. Correa

2 Blender- Apresentação No Blender esta e a primeira tela que aparece, ele já disponibilizar uma pequena cena composta por: 1.Box 2.Câmera 3.Ponto de luz

3 Começamos tirando o cubo de nossa cena, faremos isto seguindo estes passos: Selecionaremos o cubo - a seleção e feita pelo botão direito do mouse ; Deletar o cubo – através do botão delete do seu teclado, o programa sempre ira perguntar Erese Selected, clique para confirmar ou aperte enter. Blender- 1º passo

4 Blender- 2º passo Acesse a vista Top para criar o cilindro: Vista de Topo ou Top- aperte no teclado numérico o 7 ativa no painel principal a vista de topo; Criar o cilindro- aperte a tecla de espaço do teclado para acessar o menu principal,vá em Add / Mesh / Cylinder. Parâmetros do cilindro-o programa perguntará o número de lados que terá o nosso cilindro, ele sugere 32; mas mude este parâmetro para 12 (para que não fique muito pesado e para não nos confundirmos nas seleções)

5 Blender- 3º passo Temos o nosso cilindro para visualizarmos melhor utilize o botão do meio do mouse e arraste, veremos que nosso ponto de vista muda com relação ao objeto, a mudança também pode ser feita através dos botões numéricos do teclado como direcionais; Outro diferencial é apertando o Shift antes de apertar o botão do meio do mouse (arrasta a cena sem mudar o ponto de vista)

6 Blender- 4º passo Mude a interação do objeto de Vertex para Faces apertando o icone marcado acima. Selecione as faces da parte superior do cilindro- selecione uma (botão direito) segure shift para selecionar mais de uma face ou ponto dependendo do trabalho, apertando a tecla B podes selecionar em retângulo para seleções em grupo.

7 Blender- 5º passo Temos que diminuir a altura do cilindro, com o topo selecionado usaremos a ferramenta mover, acesse através da tecla G; podemos escolher o eixo em que moveremos através das teclas X, Y e Z, Elas representam respectivamente os eixos x, y, z..Neste caso então aperte G e Z aparecera uma linha azul representando o eixo z, mova o conjunto ate algo parecido com a figura acima como uma bolacha. Azul= eixo z Verde= eixo y Vermelho= eixo x

8 Blender- 6º passo Para melhorar a qualidade do trabalho temos que dar um acabamento suavizado a superfície dó objeto; no Blender fazemos isto clicando no botão do comando Subdivision Surface ou Sub Surf. A principio não mudara nada pois temos que determinar os parâmetros da ferramenta, no espaço abaixo ao botão colocaremos os valores 2 e 4 como mostra a figura acima. O primeiro numero refere-se a subdivisão que visualizaremos na tela do programa. O segundo valor representa o acabamento na rendenização, por isso o valor mais auto; aperte em F12 para ver a cena rendenizada.e a subdivisão melhor.

9 Blender- 7º passo A partir de agora utilizaremos a ferramenta Extrude. Podemos encontra-lo atraves do menu Mesh Tool ou apertando a tecla E do teclado. O programa perguntara se Region ou Individual faces, escolha Region;

10 Blender- 8º passo Extrude a face apenas um pouco para termos uma diferença, como na figura acima.

11 Blender- 9º passo Agora temos que diminuir o tamanho da superfície para fazer a parte interna da caneca. Utilizaremos a ferramenta de escala ou Scale, aperte o S para utiliza-la, podemos determinar o eixo para nossa orientação como no mover, mas não é o caso agora. Diminua o tamanho ate obter algo parecido com a figura acima.

12 Blender- 10º passo Utilize o botão direito do mouse e Shift para selecionar as faces da mesma forma que a figura acima. Use o botão do meio do seu mouse para facilitar a visualização do objeto e selsção.

13 Blender- 11º passo Com as faces selecionadas use o Extrude para levantar as bordas da caneca. De por volta de 5 vezes o extrude. Tome cuidado e deixe uma extrusão mais proxima na parte superior como indicado pelo retangulo vermelho. Se quiseres trabalhar na vista frontal aperte o 1 do teclado numérico.

14 Blender- 12º passo Para fazermos a alça escolha uma face.da quarta seção

15 Blender- 13º passo Com a face selecionada usaremos o extrude novamente, como vemos na figura foram três a primeiro menor que os subseqüentes..

16 Blender- 14º passo Iremos rotacionar a face com o Rotate. Pressione R para a ferramenta e Y para o eixo, gire no sentido horário ate uns 45 graus.

17 Blender- 15º passo.Puxe a face um pouco para baixo, para obter uma leve curva; Extrude a face novamente; Mova a face para próximo ao corpo da caneca, formando uma alça; Rotacione a face novamente girando em sentido horário com na primenira vez.

18 Blender- 16º passo Para dar o acabamento final, de o ultimo Extrude

19 Blender- 17º passo Faremos uma textura básica para a caneca: Aperte F5 abrira o Menu de Texturase escolha Add New (figura a); Teremos o menu da figura b, vá ate o retangulo cinza escrito Col de Color; clique em cima e abrira a tabela de cor da figura c; Escolha a cor, clique e clique fora. Figura a Figura b Figura c

20 Blender- 18º passo Pronto agora e só Rendenizar e ver o resultado final.

21 Blender- Final


Carregar ppt "BLENDER Tutorial – Modelagem – Caneca Por Rafael P. Correa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google